Desert Forest - 60


kallong

Recommended Posts

Concordo com vocês, agilizar o processo não implica falta de vontade ou esforço.

Ora bem, estive a dar um corte de cabelo ao aquário. Tinha as plantas nas pontas completamente podres.

Neste momento e sem stressar tenho os seguintes problemas.

Algas filamentosas principalmente na cuba.

1158980d72335e7b0b9e8a313aeb03a7.jpg

 

Muitas folhas também ficam pobres e caiem.

772abc23542a0ee3d48480857f2ef763.jpg

 

Ficou com este aspecto por agora

f3b97e45e5d41b15665f0e6e65eb23e6.jpg

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas,

 

isso está com mau aspecto, os ottos não pegam nisso, os outros não sei, nunca os tive.

 

recomendo que tentes limpar o que for possível, usa uma escova de dentes para limpar nas pedras e troncos e muitas TPA's, se possível diárias.

 

tenta arranjar 2/3 SAE e uns camarões amano.

 

o difusor limpa-se com um banho de umas horitas em água oxigenada ou numa solução de lixivia + água em partes iguais.

 

vai com calma que isso passa, se fosse fácil não tinha piada :tongue:

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquela zona lá trás está muito confusa e enraizada... parece que aquelas plantas ee caule só ganham folhas boas onde corto e em baixo fica tudo depenado...

O mau aspecto referes à cuba ou a tudo?

 

Já agora, que tipo de alga é essa na cuba? É green beard algae?

António vou reduzir para metade a fertilização de K e P que acha? NO3 ainda anda nos 25 pelos testes das fitas sera...

 

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

eu não reduzia, aposta antes na escova e nas tpa's.

 

a cuba é uma planta complicada, devias ter ido antes para a montecarlo que é mmuuiittoo mais fácil.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabéns pela iniciativa do layout, nos primeiros posts ficou muito giro e agradável de se ver. A propagação de algas era previsivel, na minha opinião, tivesse visto o tópico antes. Mas dai, é da praxe ocorrer neste tipo de projectos.

 

Além do mais, tens um moderador de plantas/equipamentos atento ao desenrolar do aqua, conta com ele.

Editado por Renato.Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Agora é a luta com a cuba ;) Mas António, a cuba cresceu nestas semanas, mas em altura... devia alastrar na horizontal?

 

Era previsível mas não devia, ser enterrei muito dinheiro nisto para tentar não ter algas :tongue:

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Excelente projecto, como ja te foi dito pelo Hugo a falta de comentários deve-se mesmo a ser gostos pessoais.

 

A luz não está muito proxima da água.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tipo de alga acham que é este que se instalou na "cuba"?

Estou a tentar ver aqui http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm

 

Continuo a fertilizar:

K - 16.11 p/semana
MG - 1,06 p/semana
Fe - 0,3 p/semana
PO4 - 2.51 p/ semana
NO3 - 0 p/ semana porque está a ciclar e tenho que chegue, cerca de 100
TPA - 50% uma vez por semana

 

Já li que pode ser excesso de Fe :unsure:

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cuba crescer em altura é pq está a ir atrás da luz, chega lá pouca, ou baixas a calha, ou verificas a lâmpada que tens, ou aumentas a luz.

 

Isso parecem algas filamentosas não? Se forem deve ser desequilibro entre no3 e po4

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cuba crescer em altura é pq está a ir atrás da luz, chega lá pouca, ou baixas a calha, ou verificas a lâmpada que tens, ou aumentas a luz.

 

Isso parecem algas filamentosas não? Se forem deve ser desequilibro entre no3 e po4

Tenho a calha quase a tocar na água ;) com 2 * 24 W, 6500 K 8 horas/dia (1 nova e outra com cerca de 1 ano)

NO3 andou muito alto por causa do aquário estar a ciclar.

Filamentosas? Sim. Mas nos artigos mais porreiros eles classificam as filamentosas em várias (Hair, Thread, Fuzz, Oedogonium, Rhizoclonium e Spirogyra) queria saber ao certo para poder aprender mais sobre este tipo de algas.

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens 48w para 60 litros, não é muito mas tb não me parece assim tão pouco.

 

Uma lâmpada com k mais elevados à frente poderia ajudar.

 

A alga parece com a Rhizo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirei algumas fotos para ver se me conseguem ajudar mais um pouco.

A escova de dentes não resulta, os filamentos estão demasiado agarrados e a cuba vem junto, despegando-se do substrato.

Fiz testes e os parâmetros estão a:

NO3: 25

PO4: 0,3 (a cor parece mais clara que a comparação de 0,5)

compilation_zpsf6fae2e5.png

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que a causa seja deficiente co2, e pouca movimentação de água.

 

Esse po4 está baixinho não achas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PO4 estou a fertilizar com 2.51 por semana, não entendo.

CO2 gastei uma pipa de massa num sistema de CO2 e está com cerca de 2 bolhas por segundo.

Já agora, este tipo de algas foi dos meus maiores problemas no aquário antigo.

O filtro que tenho é bomzinho ;)

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

2 bps é muito pouco, dobra isso ou triplica, que tpa's estás a fazer e em que percentagem?

 

a cuba que arrancaste trazia raízes novas longas ou nem por isso?

 

na última foto que puseste o cenário não parece tão negro como nas outras, é de que zona?

 

tens de nos ajudar para poderes ser ajudado.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tpa's de 50% uma vez por semana.

Ao tentar tirar uns cabelos veio um ranquinho de cuba quase sem raiz mas era só um ranco.

 

2 bps é pouco? Não sabia, pensava que 1 bps para um 60L era bom, até porque o drop check ao fim de uma semana já fica amarelado.

Se tentar fazer o cálculo pelo kh x ph, estão a 5 e 6,5 respectivamente que dá excesso de co2

A última foto é visto de cima, disfarça as algas

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu aumentaria o co2 como disse o António Ferreira, se uma das causas é baixa concentração de co2, apostaria nesse cavalo e ia avaliando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

não consegues aumentar a frequência das tpa's? era meio caminho para acabar com essas algas.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim claro... que me recomendam 20% dia sim dia não?

Um artigo do Filipe Oliveira fala em H2O2 como milagroso para muitos tipos de algas incluindo estas. Mas em plantas?

Já aumentei o CO2 para 3 bps

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

tpa's + tpa's + tpa's, quantas mais melhor, preferencialmente de 50 %.

 

H2O2 para já, só talvez nas zonas mais afectadas, não doseies mais de 20 ml por dia. com uma seringa, com o filtro desligado, aplicas nas zonas mais afectadas, deixas actuar 10 a 15 minutos, depois ligas o filtro. é suposto ver resultados depois da 3.ª aplicação.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas neste caso são filamentos, aplico a água oxigenada na folha ou na alga?
E sobre a questão do PO4 porque não sobe?

 

Devo já meter fauna?

 

Recomendam-me alguma alteração á fertilização? Neste momento é:

K - 16.11 p/semana
MG - 1,06 p/semana
Fe - 0,3 p/semana
PO4 - 2.51 p/ semana
NO3 - 0 p/ semana porque tenho cerca de 25
TPA - 50% uma vez por semana, 30% de 2 em 2 dias

Editado por kallong

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, hoje fiz a limpeza semanal... vidros com pontos verdes, removi algumas Rhizoclonium nas plantas de caule, tronco e areão, limpei o difusor e adicionei mais dois otocinculos affinis.

 

Comecei o tratamento com H2O2, 10 ml num dos lados onde tenho a cuba (para experimentar).

 

Vou manter a fertilização, fazer tpa's de 30% de 2 em 2 dias, adicionar 1 ml de easy carbo diariamente e aumentar as bolhas p/ segundo de CO2 para 3.

 

Mais alguma ajuda/recomendação que me possam dar? E sobre a questão do PO4 porque não sobe estando eu a adicionar 2,51 p/semana?

 

Abraço e obrigado.

 

 

 

 

Editado por kallong

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aumenta ligeiramente a fertilização de po4 e compara o seu consumo e o consumo dos restantes, se ele não sobe mesmo tu fertilizando é pq está a ser consumido não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aumenta ligeiramente a fertilização de po4 e compara o seu consumo e o consumo dos restantes, se ele não sobe mesmo tu fertilizando é pq está a ser consumido não?

 

Sim, pode ser que o PO4 esteja a ser consumido.

Depois desta tpa hoje de manhã os NO3 já estão a 15. Ainda dá para esta semana não fertilizar N?

O tratamento com H2O2 é todos os dias ou também posso fazer aquando das tpa's de 2 em 2 dias?

Editado por kallong

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.