Egeria densa ajuda!


Acro

Recommended Posts

Comprei uma egeria densa e estou com o pouco de problemas em agarra la ao substrato.. O que se passa é que esta, por ter dimensões vá, granditas, está se sempre a soltar devido à acção da corrente de agua que sai do filtro, e tenho que estar sempre a planta-la de novo. O que fiz foi retirá-la do vasinho, tirar a lã que vinha e coloca-la no areão. Devia te-la enterrado com a lã? Já li que se pode por a la enterrada na areia que ajuda à fixação da planta..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Tens que ser persistente, se tiveres pinças, enterra ate tocar no fundo. Algumas pessoas retiram as folhas de baixo, eu ja cheguei a conclusao que mais vale deixa-las, ao deixar as folhas quando a enterra-mos o areao cobre as folhas e cria uma resistencia. As egerias, se forem podas, tem folhas ao longo de todo o 'caule' se assim o pode-se chamar.

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiras sempre tudo para plantar.

 

Egeria densa grandita? Óptimo, cortas pelo tamanho que queres (meio) e plantas dois pés em vez de um. Resolve o problema da corrente do filtro é ficas melhor servido (antes duas plantas do que só uma :))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquilo agarrado às raízes absorve tudo, não sabemos onde as plantas tiveram, a qualidade da água e quando procedemos ao plantio a planta encontra-se debilitada, por isso devemos libertar as raízes e não sufoca-las para rapidamente poderem começar a se estabelecer no aquário e recuperarem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pela ajuda! Só mais uma coisa que me esta a acontecer na planta: A parte do pé que esta enterrada esta a ficar castanha.. É falta de luz? nutrientes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diz me a tua iluminação e litragem do aqua. Essa planta requer alguma iluminação. So tive uma vez essa planta num aqua com 0.3w/l e ela morreu, mas nao posso garantir que tenha sido 100% culpa da luz pq havia lá um casal de espadas que comeram muito nela. Mas faz como o Hugo disse, corta a meio e planta as 2 juntinhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :D

É assim, as minhas lâmpadas são de led's mas os led estão a volta da lâmpada.. Na teoria aso 90 lumens, que equivalem a cerca de 16w das economizadoras e 40w das "normais". Tenho duas lâmpadas para cerca de 50l de agua. É muito? Eu estou a pensar em trocar pelas antigas que tinha. Abraço e obrigado!

Ah mais uma coisa. Eu tenho filtro interno mas arranjei uma enginhoca e consegui por uma parte de carvão activado la da Fluval zeo-carb, será que tenho que tirar o carvão do filtro porque este me está a tirar os nutrientes da água? Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Retira o carvão sim, só deves utilizar quando quiseres retirar algum resto de medicamento que tenhas utilizado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem que se plantar juntinhas? É que eu tenho as separadas, dispersas pelo aqua. É de referir que algumas das minhas limnophila sessiflora estão a ficar iguais

 

 

Obrigado pela resposta, amanha trato ja de tirar o carvão

 

 

Então o problema é do carvão ou da iluminação? :s Eu de qualquer das maneiras vou trocar de lampadas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu penso que será dos leds, existem bons leds que dão para plantas, mas as fitas de leds que se compram são insuficientes, por exemplo, as plantas menos exigentes, musgos e fetos/anubias, sobrevivem, mas nunca chegam a ficar com cores boas nem crescem.

 

é a minha experiência, portanto se te for possível tenta trocar por uma calha T5 de 6500k que ficas melhor servido.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu não percebo muito de leds, nunca tive por isso nao vou opinar muito sobre isso. Com lampadas T5 problemas de luz saberias que nao tinhas. Sim planta ás 2. O carvão não influencia. Faz uma TPA jeitosa e adiciona alguns nutrientes para avaliares melhorias ou não e já ficas a saber se é falta de alimento. Caso contrario será pouca iluminação digo eu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal! As minhas luzes não são de calha, são lâmpadas xD Mas lâmpadas de led's. A cena é que os led's que estão na parte superior da lâmpada não dão luz para a aquário :s Em relação ao carvão, perguntei porque li que o carvão que uso ele elimina as partículas da água, podendo tirar, se calhar, as fontes de alimento das plantas. O que me está a acontecer é o seguinte:

DSC01033

Não sei se conseguem ver mas a parte de baixo do caule, o que sai do areão, está a ficar castanho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconcelho-te a ter uma calha :/ Essa planta está a morrer, eu cortava a parte morta e deixava-a solta, assim a podridão nao se alastrava e ela vinha a superficie apanhar luz mas espera por ajuda de pessoas mais exprientes pq eu sou muito noob hehe. Quanto ao carvão, ele elemina algumas coisas da agua, ensinaram-me a usa-lo só qd quero retirar algum tratamento da agua, não é o teu caso por isso tira o gajo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais