Novo projecto CBS


Joao_Costa

Recommended Posts

Boas,

Após algum tempo afastado por motivos pessoais, tou de volta e aqui fica uma montagem do meu novo projecto CBS.
O projecto tem alguns aquários já montados a ciclar, irei tentar a seu tempo ir mostrando os mesmos.

PH - 6,5/7
Substrato - Akadama
Filtragem - Filtro de esponja duplo
Iluminação - Ikea led´s
Flora - cryptocorynes e fissidens fontanus (musgo)
Fauna - CBS
Hardscape - rocha basalto e parte de uma raiz (não sei a espécie).

Como vão ver na foto, o aqua é uma espécie de low tech.
Cada vez mais chego à conclusão que os termostatos podem bem ser "anulados" nas minhas montagens. Temperatura fixa entre os 17º e os 19º no Inverno.
Claro que para Sulawesis são fundamentais, mas para as minhas espécies que são as mais comuns eu não uso.
Este aqua está a ciclar, mas tem já um valente CBS tester para ver como reage ao evoluir da coisa ;)
Se tudo correr bem os restantes podem ir fazer companhia ao rapaz.


2j1ufrl.jpg


30be2rd.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Hugo é bom estar de volta.
Deixa lá ver como correm as coisas ... foi muita mudança e andar com os aquas às costas causa sempre estragos.
Vamos lá ver como correm as coisas agora ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João :)

 

Agora que vai :)

 

Estava a ler o típico em relação a temperatura tenho que esperimentar num aquario assim sempre poupava nuns termóstatos e na conta da edp heheh

 

Eu por acaso mantenho os meus a 24 para eles no verão nao notarem muita diferença os meus aquarios sobe sempre para os 26/27 graus

 

Abraco e vai metendo fotos desses aquarios escondidos hehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

hehehehe ;)

Nada escondido vê aqui:


50s9xx.jpg

2ros0fa.jpg


Para já consegui montar e cilar estes 7 que estão prontos a receber gambas.
Falta outros tantos e tenho um de 100 lts que me vai dar mais tabalhinho mas fica para o final lolol

Dp ainda falta o projecto dos lagostins ;)
Mas isso é para depois.

Editado por Joao_Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) boa boa .. So punha uma película preta atrás dos aquas de resto esta porreiro eheh

 

Esses que introduziste sao os tais tumidas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabéns pelo projecto e votos de um grande regresso.

 

Essa fêmea com os ovinhos é CB ? Parece-me Caridina Tumida ou Hummel, estou enganado?

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente João.

Ora aí está uma especie que nunca tive, e pouco conheço além do que se lê por aí na WWW.

Felicidades e que desta vez isso suba de balão em vez de flecha.

Vou concerteza seguir(devorar) estes tópicos.

Força aí.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Paulo como andam as coisas por ai?
É bom estar de volta. Por enquanto tudo ok
Os new bee penso se não for o único, sou um dos muito poucos que os tem.
Estes ainda são do Novina faz uns aninhos valentes.

Espero mesmo que tanto para mim como para a Tagus seja como dizes sempre a subir.
Ainda temos a cafezada valente para beber, engraçado era pegar ai num grupo valente de maltinha do vicio e trocar o café por uns tremoços e algo fresquinho para acompanhar. O tempo também convém ajudar ... tem andado uns dias de %$&%/%
Obrigado pela força e espera pelos updates ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aí está uma excelente ideia João juntar uns quantos Gambamaniacos :discuss_gathering: para falarmos, partilharmos, seria uma coisa excelente.

Já ando com os nervos em franja :silly::crazyeyes::multi::onfire:yikes à espera do tal :coffee: ou melhor ainda das coisas frescas :burp: .

Grande Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João

 

Realmente esses New Bee são fantásticos e também muito raros,pelo menos é o que me parece,eu não conhecia.

 

Podem contar comigo para o grupo dos Gambamaníacos e para as loiras,claro. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Andam aqui muitos Gambamaníacos e de certeza que a maioria gosta de loiras,se não também tem as morenas (pretas).É só esperar que eles se manifestem.:)

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também alinho nas loiras...mas por videoconferência hehehehhe

 

Cumps.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

David e ainda há para quem goste de Ruivas (tipo pale ale)

 

HeHeHe

 

É verdade Paulo.

Há para todos os gostos,por isso não tem desculpas. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Update - Por enquanto tudo ok. Não há muito ainda a dizer ou a fotografar enquanto está em testes o aqua.
O CBS teste anda na boa pelo aqua e os túmidas teste também. Aliás a fêmea está ovada e tudo como sabem.
Talvez para a próxima semana opte por inserir mais uns para a colónia.
Tudo a seu tempo :)
2gx2nar.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João!

 

Finalmente de volta ao hobby, é bom ver-te de novo em força! :)

 

Gostei do projecto, aquas lowtech cada vez me fascinam mais, sim exigem mais trabalho, mas os resultados têm sido muito bons comparativamente com os meus hightech.

 

As temperaturas baixas desde que não baixem dos 18ºC acho aceitável, tenho alguns aquários que ainda não têm aquecimento e ainda estão a 20º, mas o frio a sério ainda não chegou. :) Pelo que li na revista wild shrimps, as temperaturas nos habitats naturais no "inverno" Asiatico são baixas mas acho que não são tanto como aqui, não tens receio de morrer tudo se baixar muito nos dias mais frios? Eu se fosse a ti metia aquecedor pelo sim pelo não regulado a 18ºC.

 

Grande Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

@Fábio obrigado.
Felizmente a minha casa consegue manter uma temperatura estável nos 18º e 19º de inverno.
Se abrir a janela como gosto de fazer pelo menos 1 vez dia para renovar o ar do local dos aquas pode baixar aos 17º.
Mas tenho um aquecedor perto para o caso de haver uns dias mais frios.

Neste processo que sabes da mudança toda que tive, alguns aquas ficaram a 15º graus e tudo ok. Felizmente o risco que corri não deu problemas.
Mas tb nesse aspecto sou da tua opinião mais baixo que isso é um risco. Ao nível da revista diz isso sim, mas não estou a fazer isto por me estar a basear nela.
É mesmo um teste e porque a EDP está mesmo a mexer com o orçamento de quem tem aquários.
Para já caridinas anda tudo ok. Neocaridinas já sabemos que são machines ;)


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Vou acompanhar este tópico e todos os que tens criado. Estou curioso para ver qual será o desenvolvimento das colonias sem termostatos. Sei que será mais lento do que com temperaturas ideais para reprodução mas será que é muito? Será mesmo interessante acompanhar.

 

Abraço

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

@Alexandre obrigado ;)
Vamos ver como corre, sinceramente estou mais preocupado com o Verão que este Inverno.
Mas sempre atento à temperatura.

Sabes que a minha experiência com neocaridinas em água fria é que ficam maiores LOL
É vdd ... notei que os camarões que tive em água fria ficaram relativamente maiores que os que estavam em água quente. Camarões da mesma espécie e neste caso neocaridinas red cherry. As cores parecem ter também ficado mais intensas.

Mas isto não quer dizer que seja levado à regra. É um teste meu e uma tentativa de poupar uns trocos no Inverno, para gastar depois nas ventoinhas no verão hahaha

Os meus caridinas estão a criar, mas não tanto realmente. Mas as fêmeas andam óptimas e sem aquela aparência de "esgotadas" de tanta criação.
Sabes que nos aquas, as fêmeas mal largam os putos e se tiverem celadas ficavam logo ovadas nas condições normais de criação.
Ali não acontece isso e as cores mesmo das fêmeas estão excelentes.

O crescimento dos putos tem sido mais demorado, mas a um ritmo que não posso dizer que seja mau até.
Têm tudo eles, excepto o boost do aumento do metabolismo que normalmente se dá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os melhores neocaridina que vi eram criados na rua e ao ar livre..... de verão e de inverno....

 

Aliás tenho que ver se faço umas experiências aqui no work.... temos uns lagos exteriores, mas acho que tenho que correr com os cagados de lá :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também acho que o nosso verão se torna muito mais uma ameaça para os aquários de invertebrados do que o inverno, pelo menos no meu caso

Tenho Neocaridinas sem termostato nesta altura e estão a dar-me muito bem, com temperaturas entre os 18-20º

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

Um pequeno update.
As coisa continuam a correr bem.
Já tenho a colónia dos CBS faz 1 semana no aqua e estável.
A túmida deve desovar estar semana ... a ver se começo a ver os putos pelo aqua também.

33vm9mb.jpg

Tendo gene agora é aguardar e esperar por uma ponta de sorte ;)
Para já estão excelentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais