Baixar o PH, com pinhas será possivel?


Recommended Posts

Boas a todos,

 

Há já muito tempo que ando a tentar ler algum artigo válido sobre a influência das pinhas de amieiro em baixar/alterar os seguinte parâmetros:

 

-ph:

.será que baixa mesmo?

.quantas pinhas por litro é necessário para baixar o ph em 0.1

.será que já alguém fez este teste em concreto com várias medições?

 

-GH:

.em principio e pela lógica, as pinhas não mexem neste parâmetro, pois como a dureza geral é quase na sua totalidade cálcio e magnésio... suponho que não, mas sempre a aprender

 

-KH:

.este ainda mais dificil de alterar que o ph, será que os valores alteram com a introdução das nossas pinhas?

 

Quero com este tópico esclarecer a minha dúvida e a de muitos, façam o favor de seguir uma linha de raciocionio lógico e não meter apenas, "ah e tal, depois de meter as pinhas ficou tudo melhor"

 

Como tal, vamos tentar fazer o seguinte, escreve quem sabe e lê quem quer saber (espero não ser mal interpretado, mas é para o tópico não ficar extenso com palha)

 

Obrigado a todos

 

 

 

Após meter mãos á obra e efetuar alguns testes e experiências, deixo aqui as minhas medições:

 

os testes foram feito a baldes com 10L cada

 

.Balde 1- água da rede após 24h com movimentação através de pedra difusora

valores medidos>

Temperatura- 22º / PH- 7.8 / GH-6 / KH-5 / TDS-150

 

.Balde 2- água da rede após 24h sem movimentação com 15 pinhas

valores medidos>

Temperatura- 22º / PH- 7.0 / GH-0 / KH-5 / TDS-143

aqui fiquei a pensar se o reagente do teste reage com as pinhas e nao da leitura de GH

 

.Balde 3- água da rede após 24h com movimentação através de pedra difusora com 15 pinhas

valores medidos>

Temperatura- 22º / PH- 7.6 / GH-0 / KH-4 / TDS-134

aqui fiquei na mesma a pensar se o reagente do teste reage com as pinhas e nao da leitura

 

Apos 72 horas, fiz novamente testes e os valores foram os mesmos.

 

Facam o favor de comentar e tirarmos elacoes

Editado por Miguel Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde,

 

Antes de me iniciar no camarões também tinha algumas questões acerca das pinhas nomeadamente a questão do ph e se influenciaria o TDS, na altura enchi um copo com água da corrente (ph 6.8-7.4, TDS 60) e coloquei 3 pinhas passados uns dias voltei a fazer testes há água e o ph tinha abaixando para cerca de 4-5 e o TDS subiu para 130, o gh e kh não medi, mas caso este tópico não chegue a uma reposta conclusiva para todas as perguntas eu comprometo me para fazer todos os testes com diferentes quantidades de pinhas em quantidade de água maior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ruisjz,

obrigado, com a tua introdução fica mais fácil de continuar este tópico.

 

Após ler os teus resultados, já chego a algumas conclusões, e ao que parece o ph baixa mesmo, resta agora saber com a oxigenação, pois sabemos que o dióxido de carbono ao ser movimentado é liberto e por sua vez vai novamente levantar o ph, para quanto é que não sabemos.

 

Quanto aos TDS, era o que estava á espera e faz todo o sentido, se colocamos sólidos "dissolvidos" a leitura tem que dar mais. Agora e muito importante, o GH e o KH!!!

 

Temos de testar, vou fazer os testes com mais de uma solução.

 

Pedro A Santos, belíssimo estudo, obrigado, li diretamente do site que deixas e gostei bastante, contudo fica a faltar os TDS, GH e KH

 

Temos de ser nós

 

Até já

Editado por Miguel Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Sumo de limão funciona muito bem para baixar o pH, axo que tambem baixa os outros parametros mas não os consegui testar, não tenho os valores certos mas, 120L cerca de 80ml de limão baixa o pH de 8.5 para 6.7 aproximadamente.

 

A aguá não fica escura(tipo chá).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Serafim,

 

Pedi em cima para não escrevermos algo que não tenhamos bases para o comprovar, é claro que o limão baixa o ph, mas e que consequências isso tem?

sabes dizer?

fazes nos teus aquários?

há quanto tempo o fazes?

vais medindo as alterações e apontando?

 

Não me leves a mal a minha entrada a pés juntos, nada contra ti obviamente, mas o que para nós ás vezes pode parecer básico e fácil de "não assimilar" tal informação, para outros membros menos experientes não o é, e podem por isto cometer erros bem pesados.

Editado por Miguel Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais