Problemas Feto Java


PauloGois

Recommended Posts

Boas, precisava de uma ajudinha... Já tenho aquário ha algum tempo, e nunca tive problemas com fetos de Java, há bem pouco tempo troquei a lâmpada q tinha de 15w t8 por uma calha t5 com 2x24w una 10000k e uma vermelha... Tinha 8h diárias e qd troquei e elas começaram a ficar neste estado baixei para 5h30-6h mas não consigo resolver... O Aqua é de 54l brutus, tenho substrato fértil e faço fertilização líquida, uso CO2 caseiro se bem q está na altura de renovar, até vir o meu extintor :)

Obrigado

 

3701fdaf7a4ca2ffad51737ba6ae2f31.jpg4b076eb972c3a288837df3b15d445d8b.jpgf57fb689bb51299cfacf5f2e19abaec1.jpg60410b5b61517c470b3ce0cef0abd7e0.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Em primeiro lugar, tem mais plantas no aquário? Se sim estas apresentam os meus sintomas?

 

Em relação aos Fetos de Java, depois de pesquisar pelo Google, penso que o problema estará relacionado com o excesso de luz associado ao défice de CO2 disponível. Se adicionalmente as folhas mais antigas apresentarem um tom amarelado poderá também haver uma carência de fosfatos.

 

Quanto à solução, como é óbvio, passa pela diminuição da intensidade luminosa ou pelo aumento dos níveis de CO2

Agora como fazê-lo? Talves retirando uma das lâmpadas (não estou muito dentro da temática das lâmpadas por isso não faço ideia se as plantas sobrevivem sem a luz vermelha ou se só a vermelha basta...). Outra hipótese será a de renovar a mistura caseira de CO2 e caso mantenha as duas lâmpadas equacionar a adição de uma nova garrafa a bombear o dito gás.

 

Se optar por manter a intensidade luminosa e aumentar os níveis de CO2 não se pode esquecer que terá também de aumentar a dose de fertilizações.

Após a implementação das sugestões acima referidas, convém sempre remover as folhas afectadas para encorajar a formação de novos rebentos.


E assim termina o pequeno contributo de um jovem "jardineiro". :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que tens luz a mais para eles...

 

Se ainda tens algum, coloca-o onde esteja debaixo / tapado com algo. Assim dessa forma cortarias a incidência direta da luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

48W em 54Litros "é muita fruta".

Liga apenas uma lâmpada ( "a vermelha"), a que tens com 10 000k é "inutil" para aquários plantados e deves posteriormente substituir...

Se possível elevar a calha para reduzir a luz. Ou melhor ainda colocar a antiga, ate teres tudo funcionar. :)

 

O ideal é agora introduzires mais CO2, quer comprando a botjia ou então mete duas garrafas DIY de CO2 (temporariamente).

 

Só um aparte, o teu difusor é uma pedra difusora? se sim, estas a desperdiçar o co2 todo.... Podes arranjar um difusor de ceramica "made in china" sao 3€ e fazem o serviço (muito melhor que a pedra difusora).

 

Relativamente à fertilização liquida o que fazes mais concretamente? Embora o CO2 seja uma deficiência obvia, dada a carga luminosa que tens, parece-me que a fertilização não está "no ponto" que devia.

 

Mais detalhes = melhor ajuda.

 

Cumps.

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vou tentar responder a tudo :) de forma a ficar mais evidente o meu problema... Do pouco que sei aponto para muita luz para pouco CO2 e fertilização talvez.

 

Sim tenho mais plantas(mas não sei bem os nomes), as vermelhas ficaram muitos mais bonitas, a única que parece estar a apresentar este problema são mesmo os fetos... as valisnerias nunca estiveram a 100%.

A minha calha é uma Odyssea Dual Pro T5HO Series 60/80 portanto não sei se retirando uma lâmpada a outra ficará a funcionar. posso tentar elevar essa...

Posso tentar cortar um pouco a luminosidade com alguma folha tipo vegetal fininha, ou não vai resultar?

Já arranjei um extintor, vou tentar meter a funcionar até ao fim-de-semana.

O meu difusor é de cerâmica, e uso a fertilização AIO da ecoarium.

 

Obrigado pela ajuda vou tentar implementar as sugestões dadas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acho que 48w em 54litros seja assim tanta fruta. Agora depende é das plantas, para plantas com exigências altas, tapetes é bom, claro que isto eleva as restantes necessidades, + iluminação +c02 + fertilização.

 

E plantas adequadas é claro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

...a que tens com 10 000k é "inutil" para aquários plantados e deves posteriormente substituir.

Podes explicar porque é que é "inútil"?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas os meus teste estão assim:

PH 7

Gh 8

Kh 4

No2 0,05

No3 10

As vallisnerias, rotalla e as desta foto estão OK

0854375d0bb1238288574b82ad21be60.jpg

Os fetos estão cada vez pior

0bf42826ae3972c82ba40852555fe549.jpgab970349ccdaeb1db25e50195a126203.jpg

Apesar de ainda não ter solenóide adicionei CO2 ligo quando chego a casa

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Os fetos tens que os colocar à sombra ;)

 

As fotografias ficam pálidas ou as plantas estão mesmo com cor pálida (vou mais pela segunda hipótese pois os peixes não estão pálidos lol)? Fertilizas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais