regresso á aquarofilia


Recommended Posts

Boas sou o Paulo Ricardo já fui aquarofilista há uns bons anos atrás, por mudança de vida e de casa, tive que abandonar.Mas agora decidi voltar a estas lides, apesar das técnicas terem mudado muito, vou tentar.Estou a pensar em "plantado"-comunitário, e já tenho aquário (50x25x30)e algum material, só me falta filtro,plantas e peixes mas vai calma.Se alguêm me quiser dar umas dicas ou ajuda, agradeço.Até mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, já tenho tudo a rodar (ciclo do azoto),com um pequeno filtro interior (preferia exterior mas para já há pouca verba, mas aceito sugestões) já tenho tronco, algumas plantas e musgo e até um beta.Uso substrato da Tropica e tenho luz suficiente (penso eu) estou a planear Co2 mas a começar por DYI.Gostava de sugestão para planta de t

tapete pouco exigente.Até mais.

ps:vou tentar postar fotografia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há plantas de tapete pouco exigentes, há umas mais exigentes que outras :P

 

Pesquisa por Marsilea Hirsuta

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas, já evolui mais um bocadinho.Já tenho filtro exterior (tetra ex 400), mais algumas plantas e peixes, e com melhor iluminação (calha alterada DIY com 2 lâmpadas de leds de 13 watts cada e ventiladas), agora tenho de trocar o termostato (chinês) por outro mais fiável (este até criou fungos na carapuça) e pôr mais musgo e plantar tapete.

Coloquei algumas fotos na galeria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fotos estavam pequenas pois ele colocou as miniaturas, já arranjei.

 

Editei o teu post para compor as fotos.

 

Gosto, que alterações fizeste na calha?

 

Acho que se tivesse mais baixa aproveitadas melhor a luz, mas a planta no topo do tronco (anubia?!?!) pode sofrer com isso.

 

Se olhares para a foto vê a parede atrás do aquário, na zona entre o topo do aquário e a calha. A luz vai quase toda para lá.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, pareceu-me a melhor solução a nivel do fundo, mas ainda não experimentei outras alturas.a calha é uma aquapor onde troquei primeiro por uma, mas depois coloquei outra lâmpada de leds de 13 watts e 6300 k, coloquei um pequeno ventilador pois a trabalhar umas horas aquecia um pouco o acrilico e tive receio que o deforma-se. vou tentar o suporte com metade da altura.

Hugo, muito obrigado pela alteração do tamanho das fotos pois ainda sou um pouco leigo em informática.já agora uma opinião, não será melhor pôr a flauta do lado do tubo de entrada para o filtro e ai o fluxo ser melhor e também pôr o difusor de co2 do lado oposto?mais uma vez, obrigado.

Editado por 'Paulo Jorge Rosa Ricardo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Belo regresso, está com muito gosto o layout do aquário... Parabéns.

 

O Hugo fez um bom apontamento, a calha, secalhar seria melhor colocares mais junto do vidro de cima, ou mesmo retirares por completo os apoios laterais, é que podia tar mais iluminado o aquário e parece que tem um pouco de sombra.

 

Tens várias maneiras de fazer o fluxo do Co2, mas pesquisa por Reactor de Co2 e ve se te agrada , eu tenho um no comunitário, acho que é bom pois mistura logo o Co2 com a agua que sai do filtro externo.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

(...).já agora uma opinião, não será melhor pôr a flauta do lado do tubo de entrada para o filtro e ai o fluxo ser melhor e também pôr o difusor de co2 do lado oposto?mais uma vez, obrigado.

 

Não entendi bem o teu texto, desculpa.

 

A flauta (entrada de água no aquário) deve estar do lado oposto ao difusor de co2 e acima deste.

 

Uma imagem vale mil palavras.

flow.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa, Hugo se calhar não fui bem explicito, a minha questão é se devo colocar os tubos de outflow e inflow do mesmo lado.já agora será preferível flauta ou um género de lilly pipe.Obrigado Hugo e André.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

med_gallery_74278_4346_437699.jpgmed_gallery_74278_4346_486510.jpgmed_gallery_74278_4346_530565.jpg

 

tirei estas novas fotos para poderem avaliar melhor.penso que a calha sem suportes é capaz de ser intenso de mais, mas talvez reduzir a altura dos suportes para metade,sim.obrigado mais uma vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pessoalmente não vejo razão para não colocares tudo do mesmo lado, mas não sei se existe alguma razão para não o fazeres...

 

Se for para usares Co2 com difusor se calhar espalha melhor se colocares uma saída genero "bico de pato" em vez da flauta

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Cá estou eu outra vez, a pedir ajuda.Desde a ultima vez, já baixei a iluminação, montei co2 caseiro (químico), adicionei mais peixes,aquecedor eheim e plantas (christmas moss, eliocaris mini e marsileia crenata.Mas entre tanto tive uma praga de alga filamentosa, e resolvi tirar todo o musgo de java (era onde a alga estava mais concentrada).Actualmente está mais ou menos controlado, com exceção dum outro tipo de alga que está agarrada a uma outra planta e troco, e que tenho estado a tratar com àgua oxigenada.Mas o que me preocupa mais é questão que as plantas não desenvolvem nada, muito pelo contrário, os fetos,as anubias, higrofilas poliespermas,enfim todas (excepto o musgo christmas) além de não desenvolverem, estão feias,amarelas e ratadas.O feto cheio de algas e com aspecto velho.As de tapete já têm mais de um mês e têm se soltado.Em fim um caos. Apesar de estar em baixo de finanças (malditas festas!!), ontem comprei um multiteste (fitas...mais barato) da Sera, e hoje fiz o teste.

resultados:ph-6, kh-<3, gh-<3, no2-<5, no3-<20. tenho feito fertilização com macros(tpa) e micros (dia sim-dia não) da Trópica e Co2 +- 1 Bolha\seg.

A iluminação é de 6 horas seguidas por dia.

Fico a aguardar as vossas opiniões.

 

Mais uma vez, muito obrigado.

ps:mais fotos.med_gallery_74278_4346_470656.jpgmed_gallery_74278_4346_90580.jpgmed_gallery_74278_4346_504426.jpgmed_gallery_74278_4346_446152.jpgmed_gallery_74278_4346_384515.jpgmed_gallery_74278_4346_211656.jpgmed_gallery_74278_4346_308115.jpgmed_gallery_74278_4346_697194.jpgmed_gallery_74278_4346_599590.jpgmed_gallery_74278_4346_608562.jpg

Editado por 'Paulo Jorge Rosa Ricardo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.