Inicio nos salgados


Fraz__

Recommended Posts

Boa Noite a todos,

 

Começo por me apresentar, sou o Jorge tenho 27 anos e moro perto de Peniche.

Inicei o meu hobby à cerca de 6 anos, tive um comunitário e duranto cerca de 4 anos Ciclideos africanos, tinha um aqua de 250Lt, acabei por vende-lo pois mudei de casa e o tamanho era inapropriado para o espaço que agora tenho dedicado a esta temática.

Mas como o "bichinho" não nos larga, já andava a pensar em comprar um aqua para me dedicar aos salgados, ironia do destino apareceu-me um vindo de um amigo, um aqua pequeno completamente sujo e a precisar de umas remodelações, mãos à obra já está limpinho sem luminária, apenas e só o aqua, e é aqui que entra a vossa ajuda, uma vez que é a minha primeira aventura nos salgados, tenho imensas dúvidas, deixo em baixo o que tenho e as d+uvidas também.

 

Setup

 

- Aquário - 60x30x30 54Lt sem sump

 

Pelo que andei a pesquisar é possível fazer uns nanoreef´s bastante interessantes com estas medidas mesmo sem sump certo ou estarei completamente errado??

 

- Escumador -

 

Estava a pensar num V2 Skim 120 nano ou outro que me recomendem, a minha grande dúvida referente a este equipamente, é se tem que ser colocado dentro do aqua???, ou funciona tipo filtro externo, em que tem uma entrada de agua que passa pelo escumador faz o seu trabalho e depois envia para o aqua???

 

- Bomba de Circulação -

 

Não faço a mais pequena ideia nem tenho noção da quantidade lt´s/h que é necessária para um aqua deste tamanho, estou aberto a sugestões,

 

 

 

- Iluminação -

 

 

Aqui é que estou completamente às escuras em com bastantes dúvidas, acho que só quero ter uns corais moles e uns lps, uma vez que o aqua não tem qualquer luminária, e eu adoro ver cor azulada, o que aconselham assim uma coisa não muito cara????

 

 

- àgua -

 

Uma vez que moro perto do mar em Peniche, tenho toda a diponibilidade de ir buscar água ao mar, a minha questão tenho que fazer algum tratamento especial??

è preciso comprar sal à mesma??

esta água só é usada para TPA`s e para encher o aqua a primeira vez certo????

Para a reposição pode ser água destilada uma vez que o aqua é pequeno, e como faço, chego e coloco o que falta???

Não tenho que usar nenhum suplemento na água para alimentar os corais??

 

Tanta dúvida desculpem lol

 

 

 

- Fauna -

 

Que peixes posso introduzir??

A minha filha de 2 anos adora o Amphiprion ocellaris

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tudo bem ?

 

fazer um nano é sempre engraçado mas os nanos tem um problema que é o tamanho ou seja em termos de destabilizar destabilizam muito mais rápido que os grandes dai que o que aconcelho é colocares equipamento bem. é logo meio caminho andado. esse escumador esquece não vale apena. aposta antes num tunze 9002 ou 9004 ficas muito melhor servido. eu tenho no meu nano e ate sps tenho.

 

em termos de circulação de agua as tunzes 6015 servem perfeitamente.

na ilumançao algo como 4x24w T5 e ficas mais que servido colocas duas blueplus e duas aquablue

 

podes colocar o equipamento dentro do aquario não há problema vai sempre é ver-se.

 

em termos de peixes já sabes que não podes colocar muitos. ou seja um casal de ocellaris e mais uns 2 ou 3 peixes pequeninos tipo gobies e ta feito.

 

 

basicamente é isto.

podes usar a agua do mar há vontade tanto na tpa como para o encher a primeira vez. ainda por cima ai em Peniche tens a agua muito boa nas berlengas.

não precisas de comprar sal. e se usares agua do mar com os corais que queres ter não precisas de nenhum suplemento.

 

agua destilada é que não. usa agua de osmose. compras um filtro ou vais a uma loja que normalmente dao a agua ou vendem depende da loja de aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pelas respostas.

 

Referente ao material quero colocar algo bom, pois é sempre mais seguro, relativamente à reposição de água devido à evaporação, li algures que poderia colocar agua destilada, assim sendo terei que arranjar agua de osmose, será que algumas lojas vendem??? è que para a litragem do meu aqua não me iria compensar adquirir um equipamento de osmose.

 

 

Referente ao escumador estava a pensar no Bubble Magus NAC QQ que dizem???

 

A luminária estive a ver esta o que acham???

 

Calha Led Beamswork Hi-lumen

54 Leds (0.2w) Super eficiente de energia, leds de alto rendimento

51x10.000 k Led

3x actínicas 460nm Led

 

Lumens-1026

Consumo-11 Wats

 

 

Bomba Circulação

Tunze 6015

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde

 

Tanto vejo e leio que cada vez tenho mais duvidas, à quem diga para usar escumar e bomba de circulação e uma boa luminária, à quem diga para esquecer o escumador e usar um filtro externo ja não sei o que fazer.

 

Referente à agua de reposição, pelo que estive a pesquisar, dizem que se a água for destilada bi desmineralizada, que não há problema será assim??

É que vou ter dificuldade em arranjar agua de osmose aqui na minha zona.

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Esquece filtro externo. Isso só te vai acumular lixo. Há quem os use só com carvão e até mesmo cerâmica mas a meu ver não é prático para isso nem funcional. Fura o aquário e mete sump ou então tenta arranjar maneira de incorporar uma espécie de sump traseira no aquário. Opta pelo bubble magus. Mas pensa mesmo na sump. Com essas medidas, meter escumador dentro do aquário, mais rocha, mais bombas de circulação, etc vais perder muito espaço. Sem falar que o escumador vai-te largar micro-bolhas de ar no aquário.

 

Pessoalmente sou da opinião de usar sempre escumador. Tenho visto a crescer cada vez mais em Portugal aquarios sem escumador e muitos de boa qualidade mas são aquários limitados e têm que ter outros meios de controlo de nutrientes.

 

Tal como já te disseram compra uma osmose. água destilada nao tem a qualidade da água de osmose.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cerâmica é filtração biológica, coisa que a rocha e a areia fazem igualmente. A cerâmica tem vindo a ser cada vez mais usado pelo facto de se usar cada vez menos rocha.

 

Eu não disse para não usar, apenas disse para não usar no filtro externo. Vai acumular muita porcaria. Pessoalmente eu não uso carvão mas há quem use.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite

 

Muito bem, acho que vou fazer isso, estive aver o escumador Tunze 9002 e 9004 são esteticamente bonitos, gostei só que não encontro onde comprar.

 

Em relação ao filtro externo vou mesmo optar por não colocar nada e pôr 5 a 6 Kgs de boa rocha viva.

 

Estava a pensar colocar um 5ª vidro no aqua, mas não sei bem como fazer, ou que maneira usar para tapar o escumador

 

Relativamente à bomba de circulação encontrei o Sicec Nano Voyager 2000l/h mais barato que o Tunze 6015, acham que é bom equipamento?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais