Construção Calha de LEDs com nascer e por-do-sol


nunoalmeida

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Olá a todos,

Este tópico documentará a construção da minha calha de LEDs, com um controlador para a variação luminosa que simulará o nascer e o pôr-do-sol (e a luz da lua).

Este tópico servirá para reunir ideias e conselhos nas melhorias a implementar, bem como inspirar e encorajar quem queira empreender uma aventura semelhante.

A calha terá 80cm de comprimento e 15cm de largura, dará para um aquário de 80cm no mínimo e 100cm a 110cm.

 

Comecemos pela caixa: 80cx15cm em alumínio anodizado

diagonal

OG2FuF.png

 

costas

TimhAZ.png

 

em pé

IqCb2l.png

 

Agora o dissipador 80cmx9cm, tive de o aumentar com umas aletas para ficar à medida da caixa. Este é o lado plano, onde fiarão os LEDs. A falha que se vê é para caber o controlador. Mais à frente fará sentido.

PnwuDB.png

 

As parte das aletas

GFC0ns.png

 

Aqui um pormenor do dissipador. Os pafafusos seguram as extensão provisoriamente, posteriormente serão soldadas ao dissipador, mas agora ficam assim (não vá o diabo tecê-las).

fkRdSS.png

 

Por agora ficamos por aqui, ainda há muito trabalho pela frente e só vos digo que já desapertei os parafusos das extensão umas dez vezes, se as tivesse soldado...

Cumprimentos a todos e bons projectos

Nuno Almeida

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Olá a todos,

Vamos a mais umas actualizações.

Como a caixa era demasiado baixa para suportar o dissipador,as lentes, as fontes de alimentação e as ventuinhas, tive de soldar umas extensão. Como não há máquinas profissionais por estes lados, tive de decapar o anodizado da caixa. Se alguém o fizer faça-o com espuma de limpar fornos e uma boa dose de paciência. Se tiverem mais pressa, façam-no com desentupidor de canos. ATENÇÃO: locais ventilados e luvas são obrigatórios.

Depois de muito trabalho a coisa ficou assim:
5N8j31.png

A janela ser+a para o ecrã do controlador e os furos paa os botões.

Em pormenor:

TtcTEB.png

 

3kye5N.png

 

hjFU4x.png

Para quem estiver interessado a soldadura foi feita com Durafix e gás MAP. No reversso, epoxy para reforçar.

 

Seguidamente os furos da ventilação, uma verdadeira dor de cabeça:

hhPlti.png

v9WxIm.png

 

Da estrutura ficam a faltar os topos e depois tudo o resto. Um bico de obra.

Cumprimentos

Nuno Almeida

 

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Olá a todos,

 

Bom trabalho vou ficar a seguir, para ver o resultado.

O Aki chegou a ter umas varetas para soldar alumínio, e é bom saber onde se pode encontrar.

As barritas do Aki são boas para zinco e outros metais não ferrosos, mas para alumínio são inúteis. E atenção para que quiser aventurar-se na soldadura de alumínio: A fonte de calor é muito importante, esqueçam o gás butano ou propano. Só a partir de MAP e idealmente:acetilcetileno + Oxigénio.

Cumprimentos,

Nuno Almeida

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Olá a todos,

No timeline da construção é chegada a altura de decidir que componentes usar.

Comecemos pelos LEDS. Todos originais e nada de tretas do chinês ou Ebay com LEDs de 1W, 2W, 3W ou 5W. A potência dos leds varia com a intensidade de corrente a que são submetidos e apenas podemos falar de potência quando falamos em rendimento, por isso atenção a quem tentar vender LEDs pela potência nominal e não anunciando a potência luminosa medida em Lúmens. Todos os LEDs são montados em estrelas dissipadoras e aparafusados ao dissipador, quem os colar com epóxica térmica arrisca-se a dissabores.

Então vou usar:

- 18 Cree de 6500 Kelvins (MX-6 uns cavalos)

- 5 Cree XP-E2 de 4500 Kelvins

- 12 Philips Rebel Royal Blue 425 mW

- 6 Philips Rebel Blue 470 nm (quatro são para a Moonlight)

- 6 Philips Rebel 2700 Kelvins

- 6 Cree XP-E de 10000 Kelvins

- 2 Cree XP-E Red 630nm

- 2 Philips Rebel Deep Red 655 nm

- 2 Cree XP-E2 Ambar 595 nm

- 2 Philips Rebel Lima 567 nm

 

Como se trata de água doce vou usar poucos de 10000 Kelvins e não vou usar os UV. Esta panóplia foi dividida em quatro canais PWM do seguinte modo:

Canal - 1: 2700K + Red + D. Red + Blue + Ambar

Canal - 2: Royal Blue + 10x6500K

Canal - 3: 8x6500K + 4500K + 10000K + Lima

Canal - 4: Moonlight (4xBlue)

 

Os LED ficaram distribuidos por 5 drivers (48Vin; 40Vout; 700mA) é necessário que a distribuição dos LEDs pelos drivers obedeça às sua voltagens de avanço para a intensidade de corrente a que os vamos submeter (exemplo: os Philips Rebel Lima necessitam de 2,85V a 700mA). Os drivers são de design próprio, também poderia ter escolhido drivers meanwell, mas depois a carteira ressentia-se.

A fonte de alimentação primária é de 48V e 7.2A, suficiente para as séries de LEDs (5 séries a 700mA = 2,8A). A fonte de alimentação secundária é de 24V e 2.8A, alimentará as ventuínhas, o controlador e os quatro LEDs da Moonlight. Também introduzi uma relé que cortará a alimentação dos LEDs se a temperatura chegar a determinado valor.

 

Bom, fotos para nos situarmos:

Os drivers, o que está sozinho é o da Moonlight.

Gz0C9i.png

 

Fonte de alimentação principal 48V. Do lado direito o driver da Moonlight. do lado esquerdo a relé e o quinto driver, tive de cortar as aletas do dissipador para caber dentro da caixa, um bico-de-obra.

Rfkkj1.png

 

Nesta temos a fonte secundária 24V e o controle de temperatura (ventuinhas e relé)

YfFp7r.png

 

Ventuínhas:

v40kvb.png

 

O teste da relé

JgVRIY.png

 

Ficamos por aqui.

Cumprimentos,

Nuno Almeida

Editado por nunoalmeida
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