Ajuda Ictio??


Recommended Posts

Boas,

 

Desde a quarta passada que me começaram a aparecer pontos brancos nalguns peixe, inclusivé o espada macho perdeu a ponta da espada.

 

Na sexta à noite aumentei a temperatura para 30º C e no sabado comecei a fazer tratamento com esHa 2000, durante estes dias já perdia a espada fêmea e hoje de manha a corrydora estava praticamente morta ( cheia de mucosidade e sem barbatanas e cauda).

 

Estou a aplicar o tratamento a noite, desligo o filtro e só o volto a ligar no outro dia de manha.

 

Será mesmo ictio??

 

Hoje vou começar tratamento com esHa EXIT. Devo manter o esHa 2000? posso fazer o dois em simultâneo?

 

IMG_20141029_083617_zpsc4ce764b.jpg

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais acho que não deves desligar o filtro durante a noite,pois o ictio faz com que eles percam as capacidades respiratórias e com pouco movimento na água pior ainda.

 

Eu quando tinha peixes,cheguei a ter ictio umas 3 vezes e além de não desligar o filtro,ainda ligava a bomba de ar...

Continua com a temperatura acima dos 28 graus.

 

Esses medicamentos nunca usei,por isso não te sei dizer nada sobre eles.

Eu usava um medicamento à base de azul de metileno e era eficaz.

Se não me engano era o Protozin que eu usava.

 

Pode-se fazer o tratamento com sal,mas só em alguns casos,porque certos peixes não resistem às quantidades de sal que é preciso usar,como por exemplo as corydoras.

Editado por David EC Costa

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deves fazer os dois, isso vai dar salganhada.

 

Sobes a temperatura e desligas o filtro para que? Cozeres os peixes?!?!??! :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que li com a temperatura acima dos 28º o ictio acelera o ciclo de vida libertando-se dos peixes mais depressa, e a essa temperatura não se consegue reproduzir.

Relativamente ao filtro apenas estava a desligar por causa do carvão e do zeolite, para nao absorverem o medicamento.

 

A bomba de ar está ligada 24H no máximo.

 

Relativamente a iluminação estou a mante-la ligada entre as 8 e as 20 por causa das plantas

Editado por João Pedro Ferreira Filipe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Retiras o carvão do filtro e só colocas quando quiseres retirar medicamentos da água. O Carvão não é para estar sempre colocado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde a quarta passada que me começaram a aparecer pontos brancos nalguns peixe, inclusivé o espada macho perdeu a ponta da espada.

 

Na sexta à noite aumentei a temperatura para 30º C e no sabado comecei a fazer tratamento com esHa 2000, durante estes dias já perdia a espada fêmea e hoje de manha a corrydora estava praticamente morta ( cheia de mucosidade e sem barbatanas e cauda).

 

Estou a aplicar o tratamento a noite, desligo o filtro e só o volto a ligar no outro dia de manha.

 

Será mesmo ictio??

 

Hoje vou começar tratamento com esHa EXIT. Devo manter o esHa 2000? posso fazer o dois em simultâneo?

 

 

 

Sobre aumentar a temperatura para 30º acho que sim, fazes bem e é correto o que disseste.

 

Em relação ao desligar o filtro, a quem diga para desligar momentaneamente e á quem diga para não o desligar, Eu quando faço algum tratamento desligo o filtro durante 30 min, e não mais que isso. Estar a desligar o filtro por 8/10h é completamente errado, podes estar a destruir parte da colónia de bactérias que lá existe. E isso leva a que os parâmetros da água desestabilizem. A propósito que parâmetros tens neste momento? Nitritos, nitratos e amónia?

 

Sobre o carvão activado, ele é útil e deveria ser utilizado para absorver restos de medicamento que existam na coluna de água, apenas e somente. Portanto é após acabares os tratamentos que o deves utilizar. Já agora, podes não saber tu ou outros que o carvão activado tem a durabilidade de 1 mês, portanto ao fim de um mês as suas propriedades de "purificar" a água são zero.

 

Quanto á bomba de ar, acho que sim ajuda-te a oxigenar a água durante o tratamento.

 

Se tens o esha exit podes medicá-los com esse seguindo a bula, é um bom medicamento para o ictio, mais adequado para o efeito que o 2000.

 

Agora segundo o que percebi, desde 6ª feira que estás a aplicar o 2000 ora estás à cinco dias a medicar os peixes, por acaso já pensaste em fazer alguma tpa??? É que após 5 dias é de todo conveniente, ainda para mais se pensas continuar com o 2º tratamento agora com o exit. E até te digo mais deverias deixar o aqua e peixes repousarem entre os dois tratamentos, no mínimo 48h.

 

Outro assunto que falaste e que não é relevante aqui para o nosso assunto, e a iluminação estar ligada 12h, eu gostava de saber que tipo de plantas tens tu para um fotoperiodo de 12h????? E também gostava de saber quem te aconselhou a fazer isso?, mesmo não sabendo que tipo de aqua tens nem o seu setup, digo-te seguramente que um fotoperiodo de 8h é suficiente.

 

Para acabar seria bom explicares então o setup do aqua, incluindo a fauna que mantens. Com certeza que te darão uma ajuda mais adequada.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em desligar o filtro durante tanto tempo também pensei que poderia estar a prejudicar a colónia de bactérias, mas os valores continuam bons ( amonia =0, nitritos =0 e nitratos entre os 10 a 25 mol).

 

Vou retirar o carvão até porque quero troca-lo, já calculava que o tempo de vida fosse curto, assim coloco o novo após os tratamentos.

 

Na TPA´s tenho feito cerca de 50 litros no domingo e outros 50 na segunda, com aspiração de fundo para ajudar a remover alguns ovos que possam existir.

 

Estive a ler o folheto do esHa EXIT e parece-me posso fazer os dois em conjunto:

 

Informação folheto:

 

USAR O EXIT COM eSHa 2000 ?

Peixes que estao enfraquecidos ou contaminados

por qualquer dos parasitas mencionados na 1a
pag.
Frequentemente ficam vuineraveis a 'Superinfeccoes'
(isto significa que o peixe sofre de diferentes doencas
simultaneamente). Isto ainda complica mais as coisas
e pode levar um aquarofilo ao desespero. No entanto,
EXIT e eSHa 2000 Fungus, Finrot and Bacteria Treatment
(efectivo contra mais 18 sintomas e doencas) podem ser
usedcs em combinacao e com seguranga afim de munir
o aquariofilo com um instrumento poderoso e com uma
efectividade alargada para curar os seus peixes. O eSHa
2000 tambem pode ser usado como medida preventiva
contra a doenca.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde a quarta passada que me começaram a aparecer pontos brancos nalguns peixe, inclusivé o espada macho perdeu a ponta da espada.

 

Na sexta à noite aumentei a temperatura para 30º C e no sabado comecei a fazer tratamento com esHa 2000, durante estes dias já perdia a espada fêmea e hoje de manha a corrydora estava praticamente morta ( cheia de mucosidade e sem barbatanas e cauda).

 

Estou a aplicar o tratamento a noite, desligo o filtro e só o volto a ligar no outro dia de manha.

 

Será mesmo ictio??

 

Hoje vou começar tratamento com esHa EXIT. Devo manter o esHa 2000? posso fazer o dois em simultâneo?

 

IMG_20141029_083617_zpsc4ce764b.jpg

 

 

 

 

Olá João.

 

Parece ser íctio, mas por vezes ficam debilitados e apanham problemas bacterianos-

 

O meu aquário já teve 2x problema de ictio e nunca perdi nenhum peixe.

O que eu faço é o seguinte:

- aumento gradualmente a temperatura e mantenho nos 29-30ºc durante uns 25-30 dias, coloco uma bomba de ar ligada dia e noite, apago a luz do aquário e faço imediatamente a aplicação de Costapura da Sera.

 

Para combater o ictio precisas de um produto com azul de metileno.

 

Em relação a usar 2 medicamentos em simultâneo sei que por vezes traz resultados catastróficos, deves evitar sobrecarregar o aquário com medicamentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos,

 

Penso que o problema para ja esta resolvido, apliquei o esha Exit na quinta à noite e na sexta à noite praticamente a femea ja nao tinha pontos brancos, de qualquer das formas fiz tratamento na sexta e sábado também, vou manter a temperatura nos 29º - 30º por mais uma ou duas semanas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais