Germinação de lótus!


dg12

Recommended Posts

  • 6 meses depois...

Viva pessoal,

 

Ainda este ano voltei a tentar porque o outro não aguentou o mês de Janeiro. Não tirei fotos dos primeiros passos porque foi exactamente igual ao da outra vez.

 

A ver se também aproveito para tirar umas fotos ao novo projecto para postar aqui.

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olhem as fotos prometidas!

 

WP_20150622_035_zpsq9rmaw1o.jpg

 

Sim, é uma moeda de 1€... Só para terem a noção do tamanho daquela folha. Quase que arriscava deixar o meu Nokia 520 em cima dela para ver se ela flutuava com ele.

WP_20150622_036_zps5eu27gaw.jpg

 

Inicialmente eram umas 12 sementes germinadas que estavam no poceiro... Mas como dá para ver que está a precisar de uma poda agora, já foram necessárias 3 podas antes. As plantas em excesso foram tiradas (algumas já com outros 4 rizomas ligados) e plantadas em vasos de jardim forrados a rolo de cozinha, com terra de germinação no fundo e areão no topo. Depois de 'tresplantar' esses vasos, haviam neste lago 25 folhas de lotus à superfície (na semana passada), repartidos por 6 vasos se não me engano. Contem as que estão agora:

WP_20150622_040_zps3hem8ji6.jpg

 

Alguém da zona de Coimbra esteja a precisar de umas plantas lotus 95% portuguesas? :)

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

folhas , também eu tenho !! as minhas foram transplantadas e começaram a rebentar , isto há mais de 3 meses e facto curioso , apareceram tufos de plantas + parecendo com cabombas , de folha fina e densas ! notaste algo parecido ?

mas em termos de floração parece-me bastante mais difícil . as minhas são do ano passado e aguentaram-se bem durante o inverno .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

folhas , também eu tenho !! as minhas foram transplantadas e começaram a rebentar , isto há mais de 3 meses e facto curioso , apareceram tufos de plantas + parecendo com cabombas , de folha fina e densas ! notaste algo parecido ?

mas em termos de floração parece-me bastante mais difícil . as minhas são do ano passado e aguentaram-se bem durante o inverno .

 

Viva,

 

Nunca vi tal coisa, tens fotos?

 

Tenho lido que as Lotus podem demorar anos até atingirem a maturidade e dar flor. E aqui em Portugal será díficil ter as condições para as plantas o fazerem, talvez só mais para sul e mesmo assim :/

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a ideia que já vi plantas parecidas com essas nas ribeiras/rios mais estreitos... É mais ou menos parecida com a Ceratophyllum demersum, mas com mais distância entre cada 'nódulo de folhas' e o caule também é muito mais grosso.

 

cumps

 

Atualização 02-05-2016:

Após o Inverno duro, pensei que não ia restar nada da cultura das lotus. No fim-de-semana, fui para esvaziar os poceiros para utilizá-los e ao sair as folhas velhas com a água, reparei que havia ainda umas pontas verdes no meio da água turva... No fim da limpeza, dei por conta de uns 7-8 rebentos!

WP_20160428_001_zpsnqdllhlc.jpg

WP_20160428_002_zps01bhqcfb.jpgWP_20160428_004_zpsebu61cae.jpg

Vamos a ver se isto ainda aguenta um 2º Verão!

cumprimentos a todos

Editado por Miguel Simões
Actualização
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Mais de um ano depois, tendo em conta que o ano passado as Lotus estavam muito débeis, até as "abandonei", pobres coitadas... De há um ano para cá, talvez lhes fiz 2 TPAs de 50% e 6-7 vezes reposição de água... E aqui estão elas em força novamente:

Lotus%202_zpsn3bknqir.jpg

Lotus%201_zps2dymvarp.jpg

AS folhas velhas são estão nesse estado porque as outras estão a matá-las... Tenho a certeza se o poceiro tivesse 5x o diâmetro que tem, aconteceria o mesmo em 2 semanas com a força que isto tem. Ainda não o fiz, mas tenho que arrancar um rizoma e ver como aquilo está dentro do areão como curiosidade :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais