Aquario TPA e alevins


Pedrosxl

Recommended Posts

Boas,tenho um aquário de 54 litros,tenho feito TPA de 5 litros uma vez por semana,entretanto tenho crias de guppy numa maternidade.

Posso continuar a fazer TPA ,ou os pequenos podem se ressentir.

Este TPA de 5 litros por semana é suficiente?

Nunca limpei ou mudei os filtros o aquario tem 3 meses montado de quanto em quanto tempo devo limpar filtro?

Já agora não encontro comida para alevins ,tenho esmagado mais os flocos é dado é suficiente,e já agora quando os posso soltar,nasceram está semana,a maternidade vai ficando suja,devo limpar?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se tens plantas onde eles se possam esconder nem precisas de maternidade, daqui a algum tempo nem queres mais reproduções hehehe

 

O filtro limpas quando notares que ele perde rendimento, ou seja, o fluxo de água fica fraco.

 

Sim se a maternidade fica com restos de comida tens que a limpar, ainda mais se for daquelas de plástico.

 

Quanto à comida como estás a fazer está óptimo. Esmaga o mais pequeno que consigas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais pelo que percebi tens numa daquelas maternidades interiores de plastico, não convém deixares os alevins aí, porque a agua não tem circulação e como é um espaço pequeno fica rapidamente sujo... o ideal era arranjares outro aquário para crescimento, no entanto se não queres ou não podes, deverias arranjar uma maternidade de rede (que se coloca dentro do aquário), porque assim a água do aquário circula pela maternidade.

 

5L semanais penso que seja pouco, mas tudo depende da quantidade de peixes, da filtragem que possuis... no entanto penso que deverias aumentar a quantidade de água que retiras na TPA, podes fazer 30% semanais por exemplo.

 

Convém que a TPA seja feita com água repousada e que não seja com água diretamente da torneira (por causa do cloro).

 

O filtro deve ser limpo com a própria água do aquário, numa TPA ao retirares a água, colocas num balde ou num alguidar e limpas o filtro com a própria água do aquário. A limpeza do filtro também depende... Mas de 2 em 2 semanas ou mensalmente parece me suficiente.


A comida podes sempre arranjar Sera Guppy Gran, é propria para guppys,é um granulado pequeno, que podes esmagar um pouco entre os dedos e eles comem. Assim varias entre flocos e granulado, convém dar vários alimentos diferentes.

Editado por Andre Correia
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok,de facto tenho uma dessas maternidades de plástico,eu tenho plantas mas são pequenas,anteriormente vi alguns alevins no aquario,mas nunca vingaram,devem ter sido comidos pelos outros,tenho 3 espadas que acho que lhes dão caça.

Os guppys que tinha macho morreram quase todos e agora queria ver se conseguia que alguns destes vingassem.

Entretanto tenho visto alguns fora da maternidade eles podem passar por aqueles orifícios de baixo??

Não estou a ver como vou limpar a maternidade,eles são tão pequenos,quando os posso soltar pelo aquário sem perigo de serem devorados?

O meu filtro é um biobox penso que 1 com um easyflux 200,aquilo tem pouco fluxo,mas sempre teve,não posso aumentar o fluxo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Limpar é fácil. Colocas água do aquário num recipiente (plástico limpo, saladeira, etc etc) colocas lá os pequenos e limpas a maternidade.

 

Podem saltar, podes passar para o aquário quando tiverem tamanho para não caberem na boca dos outros peixes.

 

Aumentar fluxo, retiras a bomba da biobox e vês se está no máximo e limpa, verifica se não tens as matérias filtrantes compactadas e muito sujas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro também podes considerar ter uma maternidade destas que já te faz a circulação de água do aquário para a maternidade

 

http://usa.hagen.com/Aquatic/Misc.-Accessories/Breeders--Salt--Silicone/10943

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro também podes considerar ter uma maternidade destas que já te faz a circulação de água do aquário para a maternidade

 

http://usa.hagen.com/Aquatic/Misc.-Accessories/Breeders--Salt--Silicone/10943

 

Não mencionei essas porque tem que ter bomba de ar para isso e não são baratas, tenho duas dessas, uma M e outra L. Acho que para essa opção mais vale ele ter um aquário maternidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O chineses costumam ter bombas de ar baratas,não sei se servem para este efeito,já agora e voltando as TPA,qual a água engarrafada mais próxima ao ph dos guppys,pelo que vejo aqui nos hipers,o ph mais elevado que encontrei foi 6,6,o meu ph é entre os 7 e 7,5,se eu introduzir está agua (6,6)não vou alterar o ph do meu aquario,se fizer 30%por semana,água da torneira leva 3 dias para perder o cloro correto,posso colocardentro de garrafões sem tampa,ou tenho que deixar ao ar em algo mais aberto

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tiveres nada dentro do aquário que faça subir o pH sim vai fazer descer.

 

Não basta colocar a água em descanso convêm ter agitação para fazer sair o cloro.

 

Água engarrafada com pH mais elevado penso ser a de Monchique

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Monchique tem ph 9 não é muito elevado??As TPA que tenho feito tenho colocado aquele condicionador para cortar o cloro.

Mas preferia uma forma mais natural,a água tem de ser permanentemente agitada para sair o cloro?

Editado por Pedrosxl
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu lembrava me dá água de Monchique hehehe

 

Sem agitação ficas com água parada, o que cria a saída do cloro é a agitação da água.

 

Mas tudo depende, há quem coloque diretamente a água da torneira, tb depende da quantidade de água e da forma como se faz a tpa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.