Mudança de layout


Recommended Posts

Viva.

 

Vou mudar o layout do meu aqua de 100lt e aproveitar e tirar a biobox (bela porcaria).

 

A minha duvida prende-se com a segurança dos peixes.

 

Vou retira-los todos para outro aqua, com metade (ou mais) da agua que tem agora e manter o filtro externo (que entretanto ficou a funcionar com as matérias filtrantes que estavam na biobox).

O areão será novo!

 

Posto isto:

Devo manter algum do areão "velho"? O que tenho neste momento são pedras roladas. Como já está montado há algum tempo, seria necessário manter as pedras por baixo da areia que quero colocar nova? (sempre ajuda para dar mais relevo ao fundo que não quero totalmente liso)

 

Devo manter a maior quantidade possível de agua ou metade chega, com mais metade nova?

 

O tronco que tenho agora deve ser lavado e fervido ou não valerá a pena?

 

Que mais cuidados acham que devo ter na mudança?

 

Obrigado e abreijos

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Manter substrato ajuda sempre pelas bactérias, mas como manténs a matéria filtrante fica a ser uma opção tua. Se as queres utilizar para teres maior volume podes fazê-lo.

 

A água metade já está boa, pensa que seria uma tpa generosa :)

 

É sempre um motivo de stress por isso tenta demorar o mínimo tempo possível e não esqueças do termóstato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Obrigado pela resposta.

Sim o termostato também :D

 

Quanto ao demorar o mínimo possível... retirar a biobix que está colada ao vidro com silicone vai demorar...

Tenho de lhe colocar um produto corrosivo que desfaz a silicone. Mas como deves calcular tenho de ter muito cuidado para não retirar a silicone do próprio aqua. E depois lavar muito muito bem...

Se demorar cerca de 48h é muito?

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o outro aquário for pequeno (muito mais) pode ser complicado.

 

Descolar com produto corrosivo??? E fio de pesca não dá? Lâmina de x-ato?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O outro aqua é de 200lt.

 

Não dá porque a biobox esta toda colada ao vidro e com o x-acto não consigo chegar.

Tenho de deixar o produto escorrer pela silicone da biobox abaixo.

A biobox tem 3 compartimentos com cerca de 40cm de altura e apenas 6 ou 7 de fundo, pelo que colocar lá o x-acto com a mão se torna praticamente impossível.

 

O que me vai demorar mais é mesmo retirar a silicone e lavar o aqua. Ai umas 20 vezes eheh

 

Já agora, qual o melhor produto para lavar?

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melhor produto para lavar seja o que for, soro depois água corrente.

 

Já tirei biobox com x-ato mas se achas que essa não dá.

 

Vais colocar os peixes num aquário maior, força nisso e que corra tudo bem. Vai dando notícias :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Apanhei umas pedras de xisto na serra de Valongo.

Depois de muito bem escovadas e esfregadas, vou coloca-las na maquina da louça num programa anti-bacteriano (sem detergente).

Será suficiente ou ainda devo ferver as pedras?

 

Cumprimentos

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Agora que retiraste a biobox sugiro que abras um tópico em -> Aquários e na sub-área respectiva (Aquascaping/LowTech/Nanos/Etc.)

 

Mas sempre vou dizendo que com essa pedras acho que consegues fazer melhor :cool2:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

 

Não tens mais areão? Se tiveres ou poderes comprar mais, Coloca na psrte traseira para formar declive.

 

Não deites muito as pedras depois mal se vêm. Tens mais pedras?

 

Tenta colocar só o mesmo tipo de pedra, fica mais harmonioso

 

Algumas são muito planas, eu colocaria umas sobrepostas, assim daria a ideia de mais altura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui, acho que devias pesquisar um pouco mais sobre colocação das pedras e sua utilização, mas claro que o importante é tu gostares do que vês.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, como não gosto do que vejo, cá vai nova tentativa.

Se quiserem dar opinião para melhorar, agradeço!!!

 

Já com o vidro no fundo, pronto a encher.

Quando ganhar coragem :)

 

http://abelhas.pt/rpccg/Aqua

Editado por RuiGonçalves

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais