"Vermes" Aquário


Rui Ávila

Recommended Posts

Boa Noite,

 

Infelizmente tenho me deparado com uma espécie de vermes pequenos de cor esbranquiçada, deixo aqui um video:

 

 

Todas as pesquisas que faço no forum/google vão parar a planárias, planárias não é de certeza absoluta, o que será isto?

E se possível como tratar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pelo que eu tenho lido e também por experiência própria isso é uma espécie de planaria ou sanguessuga, geralmente os camarões aparecem mortos mesmo tendo todos os parâmetros bons. As crias ao fim de alguns dias desaparecem acabando por levar as colónias a extinção, suponho que produzem um muco tóxico ou libertam toxinas na agua do aquário para se alimentarem de outros crustáceos e microorganismos do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já tive dessas minhocas, diminuindo a "ração" desapareceram sem fazer mais nada.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu penso que são Vermes Oligoquetas,são vermes que pertencem

á familia Naididae,e Tubificidae,á quem chame a estes vermes de

"Detritus Worms" estes vermes são hermafroditas,e possuem o

corpo longo e cilíndrico,uns são translúcidos e outros escuros,não

fazem mal aos peixes,nem aos Camarões,quanto mais restos de

comida houver mais eles almentam a familia,dár menos comer

haverá menos vermes.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os alevins de guppys, escalares adora estas minhocas.

Eu não tenho a certeza como apareceram no meu, mas desconfio que tivesse sido através de ter aplicado jbl nobilfluid.

Na altura usei isso e não adquiri plantas, nem peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, aumentando a temperatura será que resolve? Ando a ver algo parecido, no aqua que montei a 8 de Out., não tenho lá nada a não ser helenas e tuberculatus, nunca tinha tido nada disto, para mais durante o ciclo...já estou a pensar que tenho de remontar o aqua... :fart004:

 

Ps: Os meus bicharocos têm menos de 3/mm.


ah, já agora comida ainda não entrou no aqua, porque será que aparecem, problemas de filtragem? Será?????

Editado por VERA SANTOS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

No meu caso foi de certeza no substrato, julgo que alguns substratos não são esterilizados e logo aparecem sempre coisas estranhas mesmo não introduzindo plantas.

Se estes vermes forem os que julgo que são, a noite gostam de andar pelo vidro embora passem a maior parte do tempo no substrato e no filtro também, quando apanhados tendem a ficar encolhidos nem as crias de espadas os comem o que presumo que produzem algo tóxico.

 

img_20130826_roguohrymmd4.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu penso que são Vermes Oligoquetas,são vermes que pertencem

á familia Naididae,e Tubificidae,á quem chame a estes vermes de

"Detritus Worms" estes vermes são hermafroditas,e possuem o

corpo longo e cilíndrico,uns são translúcidos e outros escuros,não

fazem mal aos peixes,nem aos Camarões,quanto mais restos de

comida houver mais eles almentam a familia,dár menos comer

haverá menos vermes.

 

Cump: Álvaro Silva

 

Estive a pesquisar sobre esses vermes e o comportamento é exactamente o mesmo dos que tenho por isso penso que seja disso deixo aqui apenas um video que encontrei dos tais vermes só que milhares de vezes pior que o meu^^

 

 

Quero também agradecer a todos os outros que contribuiram para descobrir o andava por cá, apesar de não ter certeza, irei manter o olho aberto.

Editado por ruisjz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julgo que estes vermes e outros libertam ovos ou produzem larvas microscópicas quando partilhas algo entre aquários como esponjas dos filtros ou plantas ou mesmo objectos de limpeza propagas aos outros aquários.

Dizer qual a origem é difícil, mas se encontras bocados de madeira ou fragmentos secos de plantas nos substratos então sempre tens a possibilidade de aparecer algo indesejado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Estive a pesquisar sobre esses vermes e o comportamento é exactamente o mesmo dos que tenho por isso penso que seja disso deixo aqui apenas um video que encontrei dos tais vermes só que milhares de vezes pior que o meu^^

 

 

Quero também agradecer a todos os outros que contribuiram para descobrir o andava por cá, apesar de não ter certeza, irei manter o olho aberto.

Xiiiiiiiii, aí são mesmo muitos, mas os teus também andam pelos vidro á noite, ou nem por isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, pelo menos nunca vi e normalmente faço várias investidas para ver se vejo planarias mas até agora nada, o único movimento que vejo destes vermes é mesmo apenas no substrato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ..

 

Ao ver este filme a poucos dias palavras para que?

 

 

Um dos melhores criadores de camarao polaco :)

 

o rapaz tem de tudo lol... Minhocas e pulgas haha

Editado por Paulo Figueiredoo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eia que videos. O tipo parece simular o selvagem, nem parece interessar, se tem bichos ou não.

Que femea ovada linda laranja e tons de preto/castanho.

 

Viram as garrafas com matérias filtrantes? Para que servirá?

 

Apanha planarias

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu penso que são Vermes Oligoquetas,são vermes que pertencem

á familia Naididae,e Tubificidae,á quem chame a estes vermes de

"Detritus Worms" estes vermes são hermafroditas,e possuem o

corpo longo e cilíndrico,uns são translúcidos e outros escuros,não

fazem mal aos peixes,nem aos Camarões,quanto mais restos de

comida houver mais eles almentam a familia,dár menos comer

haverá menos vermes.

 

Cump: Álvaro Silva

Boas!

 

Das 3 hipóteses possíveis planárias, oligochaetas e nematodos, as primeiras não me parecem de todo pela maneira como se movimentam, Ruisjz, alguma as viste a nadar na coluna de água?

 

Sem ajuda de uma lupa binocular é complicado identificar Oligochaetas (eu que o diga que me fartei de as identificar na minha tese de mestrado) excluindo algumas espécies como a Eiseniella tetraedra - que não possui um corpo totalmente cilíndrico. A maior parte é identificada não só, mas sobretudo, pelo número e forma das sedas (os pelos fininhos no corpo). Não me parece que estas sejam da família Naididae, parece-me mais com Enchytraeidae. Mas é como digo, identificar sem lupa é quase impossível e não passam de possíveis identificações.

 

Se bem me lembro não há oligochaetas predadoras por isso não te preocupes com elas, quanto muito são inestéticas mas trabalhadoras árduas. Se forem nematodos isso já pode ser mais chato porque creio que são parasitas.

 

 

Cumps

Boas ..

 

Ao ver este filme a poucos dias palavras para que?

 

 

Um dos melhores criadores de camarao polaco :)

 

o rapaz tem de tudo lol... Minhocas e pulgas haha

 

Olá! :)

 

Também eu tenho minhocas, dafnias, ostracodas, planarias, é uma festa! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será do guarana:

 

Infelizmente TMB tenho e já tive baixas,

Alguém sabe como eliminar ?

 

Honestamente não me parecem planarias nem nematodos. Se forem Oligochaetas não são responsáveis pelas tuas baixas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais