[Urgente!] Monte carlo a apodrecer


vic_nunes

Recommended Posts

Boas,

 

este fim de semana iniciei o meu novo projecto ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=235348 )

 

e como é a 1ª vez q uso a monte carlo, e tenho este problema... gostaria de saber se me podem ajudar

 

 

Ontem, ao fim de 3 dias tenho uns qts pés de monte carlo a ficarem amarelos, como se estivessem a apodrecer, e uns pés de Bonsai, a mm coisa.

As plantas em causa são das 1-2-Grow da Tropica, e vinham em bom estado.

 

O que poderá ser?

a adaptação ao estado submerso?

excesso de luz? Digo isto pq as q estão onde apanham menos luz parece q estão mais viçosas...

excesso de horas de luz?

Execsso de co2?

 

os parametros da água estão nos seguintes valores:

ph 6.5

kh 6

GH10

co2 50ppm ( o final do fotoperiodo ) e +- 30 no inicio do fotoperiodo

temperatura 25º

 

iluminação:

30w T8 Silvania 10000K ( segundo o Rui da Aquaeden, deve ter cerca de 2300 lm )

30w T8 Osram 6500K ( +- 2300 lm )

4x14.4W Led Strip smd 5050 ( cerca de 900 lm cada )

 

aqua 200L brutos; cerca de 170L uteis - 30L de substrato e 20Kg de rocha, apontemos pros 130L reais

 

wats/Litro: 0.90W/L

 

lumens/Litro: 63Lm/L

 

tinha inicialmente 8h/dia com 2 intervalos de 1h, o q faz 6h reais

hj tive a mudar pra 6 seguidas sem intervalos

 

gostava de uma ajuda nisto... já que não queria perder as plantas

 

Obrigado a todos

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º - não faças intervalos na iluminação, sempre tudo seguido.

2º- 8 h não me parece muito mas por agora deixava as 6h

3º- não contes com os leds para o calculo dos w/l, os leds são bons para dar um toque de fim do dia mas para crescimento têm baixa capacidade de penetração na coluna de água, eu tenho essas fitas num nano com 30 de altura e mesmo assim não me convence. e também não faças as contas com os litros reais porque vai-te levar a um valor magnifico e na realidade não é assim.

A meu ver deves ter no maximo 0.4-0.5w/l ( e de notar que eu não concordo muito com esta maneira de especificar iluminação).

 

Nunca tive monte carlo mas eu apontava para luz a menos o que é estranho quando dizes que as que estão mais na sombra são as que têm melhor aparência...

 

Estas a fertelizar com alguma coisa?
Tens testes para verificar se tens alguma coisa em falta (ferro, etc.)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

o problema em causa e o excesso de luz, eu tambem tenho monte carlo, e logo ao inicio tinha a calha a 15cm do topo do aquario, e a monte carlo, estava a ficar queimada, que e o mesmo que te deve estar a acontecer a ti.

 

tive de por a calha a 30cm do topo do aquario, e assim deu para recuperar a tempo.

mas visto que tens tampa no teu aquario, nao sei o que te posso aconselhar a fazer.

reduz as horas de luz para 6h, e mete a co2 a ligar 1h antes da luz, e a desligar 1h antes da luz apagar.

Editado por diogo257
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me pareça que reduzir a iluminação seja a solução, plantas de tapete precisam de iluminação e co2.

 

Se compraste antes de a utilizar deveria vir na forma emersa e como tal não está habituada nem habilitada a utilizar todo o co2 disponível. O famoso melt.

 

Penso que seja mais por aí....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

1º - não faças intervalos na iluminação, sempre tudo seguido.

2º- 8 h não me parece muito mas por agora deixava as 6h

3º- não contes com os leds para o calculo dos w/l, os leds são bons para dar um toque de fim do dia mas para crescimento têm baixa capacidade de penetração na coluna de água, eu tenho essas fitas num nano com 30 de altura e mesmo assim não me convence. e também não faças as contas com os litros reais porque vai-te levar a um valor magnifico e na realidade não é assim.

A meu ver deves ter no maximo 0.4-0.5w/l ( e de notar que eu não concordo muito com esta maneira de especificar iluminação).

 

Nunca tive monte carlo mas eu apontava para luz a menos o que é estranho quando dizes que as que estão mais na sombra são as que têm melhor aparência...

 

Estas a fertelizar com alguma coisa?
Tens testes para verificar se tens alguma coisa em falta (ferro, etc.)?

 

em relação aos testes especifico, nao tenho de ferro, alem de que a montagem tem 3 dias e tem Amazonia... por isso falta de nutrientes não me parece... mas posso estar enganado...

 

em relação aos leds, garanto q funcionam ;) tinha o aqua montado ha 1 ano e meio, e as plantas cresciam a olhos vistos...

 

em relação ás contas de w/l sim, as contas com leds não são assim tão directas, daí ter colocado a qustão dos lumens, q parece mais acertada.

 

 

 

boas.

o problema em causa e o excesso de luz, eu tambem tenho monte carlo, e logo ao inicio tinha a calha a 15cm do topo do aquario, e a monte carlo, estava a ficar queimada, que e o mesmo que te deve estar a acontecer a ti.

 

tive de por a calha a 30cm do topo do aquario, e assim deu para recuperar a tempo.

mas visto que tens tampa no teu aquario, nao sei o que te posso aconselhar a fazer.

reduz as horas de luz para 6h, e mete a co2 a ligar 1h antes da luz, e a desligar 1h antes da luz apagar.

aqui já me parece mais possivel, pq como disse, as q estão mais na sombra estão mais sadias, o q posso fazer é desligar 3 das tiras de leds, fica com menos luz, pelo menos por enquanto.

 

 

 

Não me pareça que reduzir a iluminação seja a solução, plantas de tapete precisam de iluminação e co2.

 

Se compraste antes de a utilizar deveria vir na forma emersa e como tal não está habituada nem habilitada a utilizar todo o co2 disponível. O famoso melt.

 

Penso que seja mais por aí....

TB pode ser a causa, e parece q estão a fazer melt...

 

 

Resumindo, existem 2 hipoteses, pelo menos adiantadas por vocês q eu ja tinha em mente...

 

que é possivel fazer?

 

Em relação a luz, posso desligar as 3 tiras de leds ate se ambientarem.

 

em relação ao melt? é possivel fazer alguma coisa???

 

 

 

Muito Obrigado pela vossa ajuda

Vitor Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol :)

 

Eu até te as aconselhava, mas não prestam pra nada... made in china é o q dá... funcionam durante 3 meses... depois... deixam de funcionar.. agora tou para trocar por umas melhores.

 

mas enquanto nao chegam e enquanto estas estão a funcionar, têm de aguentar, até pq, como disse, tive bons resultados na montagem anterior.

 

Pronto, não dá pra fazer pearl, nem nada q se pareça, mas não foi nada mau...

Editado por vic_nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu aconselhava-te antes a desligar a lampada de 10000k, porque os leds nao fazem nda, nao vai fazer diferença estarem ligados ou nao, o melhor era desligares a lampada de 10000k, isto e o que eu acho, nao quer dizer que tenhas de o fazer, e apenas o meu conselho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Isso quase de certeza que é o "melt", desfaz-se para renascer com maior pujança, a minha também fez :tongue:

 

Vê se é parecido a isto:

IMG_8624.jpg

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vic_nunes, sem querer ''ocupar'' o teu topico vou postar aqui umas fotos a ver se alguem, me consegue ajudar tambem.

 

esta montagem faz amanha 3 semanas, a monte carlo, ja esta a melhorar, mas nestes dias reparei que principalmente as de caule pioraram, e estavam a desenvolver muito bem.

SAM_1282_zps725bb6f1.jpg

SAM_1281_zps462995ef.jpg

SAM_1280_zps6210ab1d.jpg

SAM_1279_zps9642fc0d.jpg

Editado por diogo257
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Isso quase de certeza que é o "melt", desfaz-se para renascer com maior pujança, a minha também fez :tongue:

 

Vê se é parecido a isto:

IMG_8624.jpg

 

Abraço,

 

Amigo Ferreira :) é exactamente isso...

 

Acha q a questão da luz nao se coloca? Devo manter tudo ligado 6 ou 8 horas por dia, ou neste caso devo reduzir?

 

Obrigado

 

Editado por vic_nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

*) vic_nunes - Eu mantive tudo a bombar normalmente, tenho 7 horas de luz em todos os áquas, ao FDS é que tenho mais tempo pois gosto de desfrutar da vista dos áquas.

 

*) diogo257 - é sempre melhor abrires um tópico para ti, mas pelas fotos parece ser sintoma de pouca luz e comida (fertilizante).

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo por acaso responderam mas não esperasse e depois de te avisarem continuas a postar as tuas dúvidas em tópicos de terceiros, não deves fazer isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais