Aquamarina Aquarius (Projeto)


David Fontes

Recommended Posts

Boas, estou a iniciar um protejo de um aquário marinho com cerca de 300L (aqua+sump)

a ideia será fazer um passo a passo do projecto como também dos projetos DIY

 

As dimensões serão (salvo alguma alteração de ultima hora) 120x40x50 (C*L*A)

A iluminação será DIY com 10 lampadas de LED H-power 3x3W white 60º dimaveis (4 delas adaptadas com royal blue)

tenho de ver bem o Skimmer mas estou a pensar num BOYU WG428 550L/H

falta me ver:

a bomba de retorno

o aquecimento

entre outros pequenos aparelhos que mais a frente serão adquiridos ou reutilizados de um aquário plantado que está desactivado.

 

Também está previsto uma série de controlos pelo arduino (contolo de luz, temperaturas, nivel/reposição, ph e quanto a imaginação permitir :)

 

Para já o que existe é apenas uma enorme vontade de materializar o projecto que ainda está no papel.
O arduino para este projecto ja vem a caminho assim como alguns componentes e as lâmpadas... e ja estou a pedir orçamentos de aquários.

deixo-vos umas imagens do que será o meu lindo aquário marinho

projecto%2Bfinal17.jpg

 

 

projecto%2Bfinal12.jpg

projecto%2Bfinal.jpg

mais em

http://imagensfontix.blogspot.pt/

 

Aguardo sujestoes

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Deixa- me dar a minha opinião

Nas dimensões do aqua ganhas mais de tivers 120x50x50

Em relação ao tubo que tês de retorno o mesmo não se usa tão comprido, isso vê-se nos de água doce

O escumador em relacso preco qualidade ficas bem servido com um NAC7 curve

Qual é a tua ideia de vivos

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Ricasilva, as dimensões do aquário está a 40cm largura porque o local onde será montado o aqua assim o exige.

o nac7 pelo que andei a ver serve para 700l ate 900l acho demasiado, e o preço tb nao é muito convidativo.

 

tenho intenção de colocar inicialmente tang azul e amarelo e peixe palhaço. mas para ajudar na ciclagem talvez meta uma donzela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite david fontes

 

Em relação ao escumador não é excessivo pois mais tarde vais ver que o mesmo em temos de litragem compensa

Em relação aos vivos o tang azul (xanthurus) requer algum cuidado e principalmente um aquário estavel.

Faz o ciclo se, preços no mínimo 1 mês para que todos os parâmetros estejam equilibrados e de seguida introduz a equipa de limpeza.

Não te esqueças que agora nesta fase de ciclo não é necessário teres iluminacao.

Se precisares de ajuda apita

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Pensa no escumador como a peça mais importante do aquário.

O Boyu só te irá trazer problemas porquye vai ser insuficiente... O nac7 já é um escumador "acessivel" daí te ter sido recomendado.

 

De resto está tudo bem. Quanto às medidas do aquário, aconselhava-te a trocar a altura pela largura. Resulta 100x melhor uma aquário mais largo do que alto tanto a nível visual, como de layout...

 

Abraço

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas...

 

 

RICASILVA

O tang azul de que falo é o Paracanthurus hepatus , vem com o nome de tang azul em vários sítios mas também é conhecido como Cirurgião-patela (Vulgo Dory).

 

o que aconselha par equipa de limpeza?

 

________________________________________

 

 

goncalo.zamith

 

as dimensões do aquário por mais que queira só posso mexer na altura e no comprimento, visto que o local onde ele vai ficar assim o exigir.

 

 

 

Quanto ao escumador existem correntes pro e contra o uso deste equipamento. muitos defendem como o coração do aqua e outros acham-no dispensável. eu por um lado estou dividido, sendo assim acho que um escumador que faça o volume do aqua duas x ao dia será o suficiente. Segundo a fórmula que o aquarista e cientista da NASA, Pedro Escobal, introduziu em seu livro Aquatic Systems Engineering.
entao vamos as contas.
a formula é esta -
H = 9,2 x (V/F)
H= tempo em horas (que o skimmer leva a processar todo o volume do aqua)

9,2 = coeficiente de pureza ( “coeficiente de pureza” foi comprovado por Escobal ao calcular o tempo necessário para passar a água pelo aparelho para se ter 99,9% de pureza.)

V = volume do aquário (CxLxA)
F = fluxo do aparelho (L/H)

 

Levando em conta que uma taxa ideal seria passar o volume total do aquário duas vezes por dia dentro do skimmer. O meu aquario terá 220L + 110L da sump = 330L

se for com um skimmer de 550L/H

 

330(v) / 550(f) = 0.6(v/f)

9.2 x 0.6 = 5.52

H = 5.52 ou seja necessita de cerca de 6 horas para teoricamente escumar os 330L de aqua do aquario, portanto sao 4 x por dia que é feito este ciclo. O dobro do ideal.
Contudo sei que seria melhor servido pelo Bubble magnus... mas visto que agora é que estou a começar do zero em agua salgada para já o boyu será possivelmente a escolha que vou fazer...

 

 

 

_______________

 

 

ACTUALIZAÇÃO

 

por agora ainda estou a ver orçamentos do tanque e da sump. mas já encomendei 30 High Power LED 10x 6500K; 10x 10000K; 10x royal blue.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Ok não me apercebi que estavas a falar no parancanthurus hepathus, já agora ao adquirires um opta por um de tamanho M para que não tenhas problemas com o mesmo, isto porque está especie é muito propícia a stress

Em relação ao escumador mantenho a minha ideia é vais ver que no futuro vais me dar razão, mas a decisão é tua

 

Cumprimentos

Desculpa esqueci-me de te falar na equipa de limpeza

 

Deves optar inicialmente ao fim do ciclo por nassarius, ermitas e strombus

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL

 

Por essas contas o "meu coeficiente" dá 0,28

Por essa teoria em 16 minutos toda a água do meu aquário passou no escumador...

 

Estás a tomar referência um livro que, se não me engano tem cerca de 15 anos, certo?

Desde que comecei a seguir aquariofiia de recifes, há uns 4 anos, que tanto mudou quanto mais em 15...

 

Penso que este forum poderá ser uma preciosa ajuda mas só se o quiseres.

 

 

Equipa de limpeza, tens também os burriés da nossa costa!

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Ricasilva, as dimensões do aquário está a 40cm largura porque o local onde será montado o aqua assim o exige.

Boas, uma opinião é que se puderes reequacionar o local onde vais meter o aquário o deves fazer...

 

1° deves tentar perceber que tipo de aquariofilista és, se queres montar um aquario porque gostas, e até há um amigo teu que tem e tu também gostavas de um e por isso vais montar um......ou se tens mesmo "pancada" por isto da aquariofilia, (e de agua salgada, porque é sem duvida espetacular...mas é pior que uma amante....).

 

Se te enquadras no 1° tipo, então avança com o teu projecto com as medidas que idealizas-te, se o teu caso é mais o segundo então ao avançares com o teu projecto tenta mesmo uma maneira de conseguires os 50cm de profundidade, caso contrario ao fim de uns meses vais gastar dinheiro novamente para um upgrade....quase que apostava contigo um jantar em como tenho razão....já vi esse filme uma centena de vezes...e o final é sempre o mesmo.

 

Boa sorte para o teu projecto!

NJP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dado um numero elevado de opiniões a dizer para mudar o tamanho do aquário, estou a ponderar 100x50x50. 250Lbrutos.

 

podem explicar qual a vantagem desta largura é pk estou em pé de guerra com a patroa por causa do novo local de estacionamento do aquario... tenho de ser convincente :)

 

Quanto ao escumador logo vejo... lá para Dezembro já devo estar a encher o aquário ou pelo menos a pensar nisso e devo comprar o escumador neste período, pode ser k tenha uma oferta de natal generosa :)

Editado por David Fontes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dado um numero elevado de opiniões a dizer para mudar o tamanho do aquário, estou a ponderar 100x50x50. 250Lbrutos.

 

podem explicar qual a vantagem desta largura é pk estou em pé de guerra com a patroa por causa do novo local de estacionamento do aquario... tenho de ser convincente :)

 

 

Boa opção :thumbup3:

 

Olha a 1ª vantagem, ainda que não seja palpável é a poupança de €€€, ou seja, compras bem logo á 1ª.

 

Aconselho-te a dares umas voltas pelas lojas de aquarioflia para veres se alguma tem aquários de exposição com 40cms de largura, (ou melhor, profundidade), duvido que tenham, (assim de cabeça não estou a lembrar-me de nenhuma que tenha). Se assim é porque será? Se encontrares alguma com um aquario assim, então vê bem e depois compara com um de 50cms...depressa percebes qual a melhor opção, (e já agora leva a patroa, assim ela vê com os olhos dela e sempre podes dizer que "contra factos não há argumentos", porque acredita que se ela também gosta de aquários fica logo convencida biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Quanto maior a profundidade do aquário maior é o efeito "3D" logo maior é o efeito visual.

 

Outra vantagem, (embora que não muito relevante), é o facto de "manuseares" melhor as rochas, e com isso não riscar o aquário, (eu já risquei acidentalmente um a mudar uma rocha que não estava a gostar...como o aquário era estreito...e a falta de jeito foi muita..pimbajcb_

Ah, pois isso comigo não vai acontecer e tal..., pois comigo tambem não mas aconteceu...

 

NJP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Concordo plenamente com o NJP

E ao te deslocare a uma loja de aquariofilia vais perceber que os aquarios se não tiverem 50cm de profundidade tem sempre mais para que aja mais espaço para o layout

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Voltando atrás nas respostas que te deram eu primeiro pensava bem o que queres. ( como um membro diz anteriormente)

Da uma olhadela pelos sistemas montados e vem os pros e contras de cada um.

 

Depois disso as medidas no mínimo tem quer ser 50cm de largura e de altura, pelo facto de dar mais profundidade ao aquario, mais espaço para colocar as rochas e não ficarem próximas dos vidros, mais espaço para o layout e para os peixes.

 

Em relação ao escumador mais vale pensares noutro escumador, nem que seja em segunda mão. (no meu caso para 330l tenho um Nac 9)

 

Olhando para o teu desenho eu mudava esses tubos, o de retorno mais curto em cima, e na sump não percebi a divisória onde tem uma camada amarela.

 

Não leves a mal as criticas, mas para estar a dar estas opiniões e porque já passamos de certeza pelos menos erros.

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado a todos pelas respostas..

 

acabei hoje por fazer um negocio de um aquário + sump + skimmer + bomba o preço foi fantástico mas como tudo não são rosas o negocio veio com alguns pequenos problemas... alguns riscos no aquário e o skimmer tem falta do tubo venturi k ja encomendei no ebay e a sump nao está bem como eu quero por isso vai levar uns acertos:)

 

o aquário respeita as medidas iniciais, apesar de ter considerado as vossas opiniões por um aquário com mais profundidade. vou ter assim um setup de 120x40x50 + sump 100x30x30 o que dá aproximadamente uns 300L.

 

o skimmer é um Red Sea Berlin X2 Venturi Protein Skimmer com uma bomba New Jet 3000 da aquarium systems

 

agora preciso é saber quantos L/H é que devo bombear de retorno da sump po aqua?

Editado por David Fontes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu apontava para uns 2000l/h. Mas se tens limite de orçamento, vê o que aparece que seja perto destes valores, acima ou abaixo... Não esqueças de ter em atenção ao barulho de certas bombas mais baratas vs o sitio onde vais ter o aquário.

 

Já agora um conselho para tentares tirar o máximo proveito desses 40 de largura. Perde tempo a fazer um layout em condições, seja com colagens, quer com abraçadeiras. Investiga um pouco nessa área...

 

Abraços

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:unsure: Boas, David

 

Esqueçe a rocha DIY, mais vale uns pedaços de rocha morta se tiveres paciencia de esperar pela colonização do que qualquer coisa que tentes fazer apesar de poderes ter muito jeito para a bricolagem.

Num aquário tão pequeno o investimento em R.V. até não é factor determinante e podes sempre adicionar mais tarde aquela rocha que viste á venda e gostás-te, e garanto-te que não vai ficar deslocada do cenário.

Há coisas que já estão inventadas e não vale a pena mudar. És daqui perto, eu estou no Seixal, se quiseres apareçer e ver algumas coisas, trocar idéias etc. avisa e combinamos. Assim podes sempre evitar gastos desnecessários ou pior do que isso abandonar o projecto e o mundo dos salgados.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais