My Garden´s


Marco Nelson

Recommended Posts

ola a todos!

 

vou tentar dedicar-me ao aquascaping, vamos ver como corre.....

 

agradeço todas as dicas possiveis! :)

 

ps: é 1 aquario low cost

 

aqui fica a 1ª foto entao, a agua ainda esta 1 pouco turva, dps publico uma foto qd tudo estiver mais compsto, montei este aquario a pensar na paisagem da serra d sintra...

 

Sintra!

 

IMG_3914_zpsd9f30359.jpg

 

espero que gostem

 

 

abraços

Editado por Marco Nelson
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marco,

 

 

Coloca o setup do aquário.

 

Bom arranque, eu não teria deixado a pedra grande sozinha, e tb me parece alta de mais para esse aquário (ou o aquário baixo lol).

 

Vai atualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola pessoal td porreiro ?! :)

 

 

antes de mais obrigado pelas dicas!

 

quando comecei a montar o aquario estava a pensar em santa eufemia em sintra, nao sei se conhecem o caminho quando se estaciona ao pe da igreja para se ir para as antenas, mesmo antes das escadas encontramos uma pedras enormes no meio do caminho, quando nos aproximados delas é que temos bem a noçao do tamanho, entao foi o que eu quiz tentar evidenciar no aquario, as pedras enormes, mas por acaso das pedras grandes nao tinha mais pequena que a que usei mesmo que quisesse nao tinha mais pequena para utilizar.....

 

 

fiz uma pesquisa para tentar apanhar 1 foto de santa eufemia a area q eu me refiro mas nao achei nada no google, mas achei algo do estilo da para tentar mostrar mais ou menos o que pretendia, curiosamente apanhei uma imagem com uma pedra semelhante a que eu usei ;)

 

aqui fica entao

 

sintra21_jun10_12_zpsc405ad06.jpg
Pedras-irmas_zpsbde7a6be.jpg

sintra08_dez09_06_zps0a19d7bb.jpg

 

 

agora em relaçao a medidas, 44cm de frente * 27cm de fundo * 20cm de altura (utilizei uns restos de vidro que tinha para o quintal entao o vidro tem 10mm de espessura o que ja rouba alguma espaço dessas medidas que dei)

 

o filtro é apenas uma garrafa de agua com bocados de azuleijo partido la dentro de modo a formar a colonia de bacterias, uma esponja em baixo para colectar os detritos e a bomba de ar, as pedras sao do guincho :P, e os ramos sao do meu chorao (salgueiro) ja secos ;) (daí eu dizer que é 1 aqua LOW COST)

 

a iluminaçao é uma lampada T4 de 12w do leroy merlin (tenho 1 aqua com altura semelhante em que o fundo esta coberto a glossostigma está com a mesma iluminaçao, até a data tem-se portado bem, vamos a ver futuramente)

 

os camaroes que de momento estao a habitar o aqua sao: neocaridina davidi var. black sakura

 

 

vou actualizando e obrigado pelos comentarios ;)

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a ideia está muito boa, parabéns.

 

O que eu acho:

-Enchia o aquário até ao cimo.

-Se reparares nas imagens que colocaste em qualquer uma delas a pedra maior não está isolada, tem sempre alguma(s) à volta, era isso que dizia antes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas hugo tudo porreiro?

 

sim, agora percebi a que te referias, ja coloquei umas pedras que ainda aqui tinha junto a pedra maior, nao deu para colocar maiores por causa de espaço mas sempre compensou mais ;)

 

em relaçao ao nivel de agua, nao posso aumentar muito mais porque tenho filtro com bomba de ar, entao as bolhinhas tocam na tampa, juntamente com a luz a tampa esta constantemente a ficar verde.

 

depois venho aqui publicar 1 foto que ainda nao tirei ;)

 

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem, aqui vem umas fotos entao:

 

IMG_3943_zps125f2dcd.jpg

IMG_3944_zps40dd4ab8.jpg

 

quanto a tirar a tampa ainda estou a ponderar, por causa da evaporaçao e por causa da iluminaçao, tinha de adaptar aquilo para nao cair na agua, mas quem sabe!

 

 

 

este aqui é o aquario do meu estudio de tattoo, ja ando a luta com ele a algum tempo, porque mantinha la alguns killies e alimentava-os só com comida viva, incluindo yalela azteca, n m lembrei que se 1 dia fosse plantar elas iam devorar tudo o que fosse verde... a coisa d 3 dias tirei os peixes todos e a decoraçao e meti agua bem quente a ver s conseguia acabar com a praga, caso n tenha resultado vou mesmo ter de tirar tudo e ferver etc etc etc....

 

sendo assim ainda n comecei a plantar muita coisa ate saber se estou a vontade ou nao, entao aqui fica o resultado de mais uma tentativa de aquascaping (apesar de ter peixes granditos e ainda nao estar plantado, mas o layout vai ser este)

 

 

IMG_3949_zpsb76c20a4.jpg

 

 

espero q gostem

 

abraço

Editado por Marco Nelson
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais 1 passo em direcçao do aquascaping.....

 

 

IMG_3952_zps71097ceb.jpg

 

 

;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força, vai dando notícias.

 

Não gosto muito de ver o tronco de um lado e do outro as pedras brancas... Mas o importante é tu gostares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas!

 

 

hugo, por acaso tambem estou 1 pouco "naquela" com o tronco, ele é bastante bonito (sao 2 embora pareça so 1) e foram caros, mas nao estou a conseguir enquadrar muito bem no ambiente em volta, estava na esperança de quando o musgo cresce-se o tronco ficasse mais incorporado mas nao sei se sao os SAE`s que o rapam todo, se ainda tenho yalelas aztecas pelo aquario a comer-m as plantas, d qualquer das maneira vou esperar mais 1 tempo s nao conseguir crescer o musgo provavelmente tiro-os para fora........

 

agora venho fazer uma actualizaçao, vou mostrar como esta a ficar aquele pequeno aquario das pedras grandes, ja com a glossostigma mais desenvolvida, com mais 1 pouco d substracto, e 1 musgo novo :) (em relaçao a tampa s a tirar nao pode ser para já que ainda nao improvisei 1 suporte para ela), e venho mostrar mais 2 aquarios que redecorei ontem ;)

 

sem mais palavras aqui fica as fotos:

 

 

IMG_3995_zpse13205d1.jpg

 

IMG_3994_zps7664ab02.jpg

 

IMG_3993_zps0897e94a.jpg

 

depois tenho de colocar 1papel de fundo para nao se ver o que se passa atraz do aquario....

 

espero que gostem

 

abraços

Editado por Marco Nelson
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos!

 

Venho fazer 1 update do que se passa aqui em casa a nível de tentativas de aquascaping!

Todas as criticas e dicas são bem vindas ;)

 

Aqui ficam então umas fotos dos aquários e de alguns dos habitantes deles:

 

http:

IMG_4001_zps51758818.jpg

IMG_4005_zps60675e33.jpg

IMG_4020_zps8e09ba2f.jpg

IMG_4010_zps413f7d45.jpg

IMG_4009_zps3d1cc5be.jpg

IMG_4003_zpsab96aa48.jpg

IMG_4007_zps23298c2e.jpg

IMG_4013_zpse00df7ee.jpg

IMG_4018_zps73d430e8.jpg

 

Opiniões, criticas e dicas , é tudo bem vindo! ;)

 

Espero que gostem

abraços

Editado por Marco Nelson
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que se vê a garrafa do lado esquerdo, com os xistos, não a conseguias colocar por detrás dos xistos? Ficava disfarçada.

 

De resto, força.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola!

 

obrigado pelos comentarios! :)

 

Hugo, no aquario dos xistos, s tivesse colocado a garrafa atraz dos xisto eles teriam ficado quase encostados ao vidro da frente (ja estao encostados ao vidro d traz) porque este aqua nao tem muita profundidade, mas de facto tambem nao gosto nada de ver ali a garrafa (é o que faz ser tudo low cost) e no substracto tem mesmo 1 espaço circular sem areao para ela encaixar (criei o espaço com 1 copo de plastico cortado, boca virada para baixo e cortei o fundo para encaixar a garrafa d modo a nao aspirar areao) para tentar alterar teria de mexer no substracto tambem :S

 

o que me ocorreu foi, ou tirar a garrafa para fora e pinta-la de preto ou verde escuro, ou forrar a garrafa toda com musgo pelia ou musgo de java, nao vai muito encaixar no restante ambiente do aquario, mas a garrafa assim tambem nao encaixa em nada, o que acham que faça? tem alguma ideia melhor?

 

ps: ja nao tenho mais xistos :(

 

 

MagiKarp, sao tudo camaroes comprados a membros aqui do forum, anda aí muita qualidade, vamos ver o que consigo fazer com eles ;)

 

vou actualizando

 

abraços ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podias tentar partir as lascas de xisto no sentido do cumprimento, mas é um risco e não tendo mais xistos eu não sei se arriscaria.

 

Esponja grande preta à volta da garrafa. Tipo as que se utilizam a fazer filtros de canto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas novamente!

 

hugo lembrei-me que tinha uma pedra de xisto em outro aquario a segurar umas plantas, entao fui la buscar, alterei um pouco aqui e aproveitei mais 2 xistos pequenos, nao foi o suficiente mas dei para esconder 1 pouco o filtro, depois coloquei 1 pouco de musgo de java a preencher os espaços vazios e agora espero que quando ele cresça que o consiga entrelaçar mais ou menos no resto do filtro, depois fica so a ver-s a "chaminé da fabrica" que sai do filtro...

 

eu penso que deu para remediar, mas o que que dizes, achas que da para remediar ou era melhor mesmo colocar a tal esponja?

 

 

IMG_4027_zps3978e8c3.jpg

 

 

 

e agora, mais umas fotos de mais alguns aquas/divisoes que com certeza vao levar ainda muita mexidela pois quero-mete-los a todos o mais "natural" possivel, ainda nao tem papel de fundo e vao ser mais compostos, levar mais plantas e tal, seguem tambem as fotos dos habitantes dos aquarios.....

 

começo ja por este que tambem ja levou uma mexidela, ta melhor assim ou nao ?

IMG_4022_zpsa0fab986.jpg

ainda vou meter um musgo pelia junto a base do tronco e entre os côcos para n se ver o corte na base do ramo

 

continuando......

 

(1 dos aquarios esta todo turvo porque tinha andado a mexer la dentro alterar as coisas)

 

IMG_3878_zpsb64b7c2f.jpg

IMG_4028_zps550e1ece.jpg

IMG_4029_zpsb73d2566.jpg

IMG_4030_zps143a9a69.jpg

IMG_4037_zps258a1435.jpg

IMG_4031_zps6d6935c7.jpg

IMG_4052_zpsc8c21696.jpg

IMG_4032_zpsacd9bf88.jpg

IMG_4047_zps400a4930.jpg

IMG_4050_zpsacfddb0a.jpg

IMG_4039_zpsb91f54ba.jpg

IMG_4040_zpsef4f4be6.jpg

IMG_4035_zps4dcadc80.jpg

IMG_4051_zps33e531b2.jpg

IMG_4048_zps605e30d5.jpg

IMG_4043_zpse2fa150f.jpg

 

aspecto geral:

 

IMG_4053_zps27326fb4.jpg

 

 

os habitantes sao: (nao por esta ordem)

 

Neocaridinas

 

- orange

- yellow

- black sakura

- chocolate sakura

- bloody mary

- blue velvet

- white pearl

- red rilli

 

Caridinas

 

- crystal red

- crystal black com gene taiwan

- blue tiger orange eyes

- blue bolt

- king kong

- spoted head gene pinto

 

 

 

 

mais uma vez todas as dicas, criticas e opinioes sao bem vindas!

 

ps: ve-s o filtro em todos os aquarios :S

 

 

espero que gostem

abraços ;)

Editado por Marco Nelson
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marco

 

Bem,isso está a ir no bom caminho. :naughty:

 

Quanto ao aquário dos xistos,está bem melhor assim com os xistos à frente da garrafa,eu não mexia mais.

 

Quanto aos outros,a ideia da areia é porreira em termos de estética,mas para os camarões não é lá muito boa ideia.

Isso vai acabar por se começar a misturar tudo e ficar escura.

Como não se deve aspirar o fundo por causa dos pquenos,vai ser dificíl manter essa areia assim limpinha.

 

Quanto ao resto está tudo porreiro.

As Gambas são muito fixes,já tens aí uma grande variedade.

 

Muito bom

 

biggrin.png' alt=':biggn:'>

Editado por David EC Costa

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas david tudo porreiro?

 

obrigado pelas dicas e comentario!

 

ainda ando a estudar uma maneira d manter a areia minimamente limpa, ja tenho umas ideias, so estou a espera que fique suja para poder por em practica, s funcionar eu partilho :P

mas para apanhar os detritos que acentam no fundo junto ao filtro (nao faz muita corrente), agarro num filtro mecanico que tenho aqui, adapto la uma esponja d filtro e forro com colã de vidro meto la dentro a bombar, o lixo levanta todo e cola-s todo na colã e nao aspira os bebes, dps é so fazer o mesmo processo umas quantas vezes porque entope um pouco rapido e "voila!

 

em relaçao ao misturar a areia ja estou a ter problemas num dos aquarios, mas para ser sincero ainda nao quis meter as maos la dentro para concertar pois penso que nao vai ser muito complicado, mas deixa la ver, mas eu deixei uns plasticos a separar a areia branca do substracto para as plantas para conseguir manter mais ou menos a casa arrumada ;)

 

 

em relaçao as especies tambem nao te ficas atrás ja tens uns meninos valentes ;)

 

deixo aqui uma foto do aquario agora c a agua menos turva, ja da para perceber os plasticos que deixei a separar a areia do substracto.

 

 

IMG_4060_zps908d81e1.jpg

 

 

espero que gostem

 

aquele abraço ;)

Editado por Marco Nelson
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou muito melhor, se a pedra fosse ligeiramente maior, seria melhor, talvez trocando com uma que está do outro lado, mas isso só tu podes ver.

 

Força.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ola pessoal!

 

obrigado pelas dicas!

 

para já nao vou mexer , vou deixar o musgo crescer e ver o que consigo fazer.

 

entretanto venho deixar aqui 1 filme que fiz a pouco do meu comunitario, nao sei se aquascaping é a area certa para o publicar mas aqui vai....

 

ainda ando as voltas com ele pois nao esta totalmente a meu gosto, precisa as plantas desenvolverem-s e deixa la ver que mais...

mais uma vez saliento que todas as dicas sao bem vindas, quero criar uma paisagem o mais natural possivel por isso agradeço toda a ajuda!!

 

os peixinhos vao desde varios tipos de apistos, a kribensis e kilies, tem tambem uma verdemã que nao a consegui apanhar para devolver a natureza...

 

aqui fica entao:

 

 

[media][/media]

 

a agua ta um pouco suja mas tinha alimentado os bichos 1 pouco antes......

 

 

espero que gostem e chutem essas criticas!

 

ps: dps publico umas fotos dos outros aquas para mostrar como vao.......

 

 

abraço

Editado por Marco Nelson
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas....

 

 

aqui vai mais 1 update.......

 

todos os aquarios estao em construçao e sofrem mudanças constantemente consoante vou comprando material e plantas, as minhas ideias e tentativas de melhorar....

 

 

aqui vai entao:

 

IMG_4272_zps8236f882.jpg

 

IMG_4273_zps1d90a886.jpg

 

IMG_4274_zpsac836ffd.jpg

 

IMG_4275_zpsc29909a9.jpg

 

IMG_4276_zps4b2435f5.jpg

 

IMG_4277_zpsc2757ad7.jpg

 

IMG_4280_zps4305ac61.jpg

 

IMG_4278_zpse65dff36.jpg

 

IMG_4279_zps2798c919.jpg

 

IMG_4282_zps02902d48.jpg

 

IMG_4281_zpsabc7c53b.jpg

 

 

este é o aquario onde vou metendo os "restos" dos outros aquarios....

 

IMG_4271_zps41704e78.jpg

 

i hope you like it! ;)

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marco o de andava este tópico ? Que ainda nao tinha visto ?!

 

Olha muito porreiro os teus projectos aqule com passadeira esta bem porreiro ;) e as gambas estao espectaculares :)

Gosto particularmente dos yellows estao muito bons :)

 

A tua filtragem também esta bem concebida a uns tempos andai a pesquisar sobre este tipo de filtragem aqui fica um exemplo parecido ao teu

 

https://m.youtube.com/watch?v=dIoOfgZnqFo

 

Parabéns e boa continuação. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas paulo tudo porreiro?

 

obrigado pelo comentario! :)

 

 

este tópico andava la na parte do aquascaping, mas como achei que os aquas nao estavam com potencial para estar lá e como publico mais fotos dos camaroes que outra coisa pedi ao hugo para mo trocar para a parte dos invertebrados (o que ele teve a gentileza de o fazer super rapido :) )

 

ja nao es o 1º a dizer que os yellows tem boa qualidade, mas ou os pequenos ainda demoram a ficar amarelo mesmo vivo ou nao nasceram com a mesma qualidade dos pais, tenho de lhes dar mais um pouco d tempo para crescerem e eu conseguir perceber....

 

quanto aos filtros, sempre achei e penso que estou certo nisto, que é bem mais importante ter 1 bom filtro biologico do que mecanico, porque na minha opiniao os filtro mecanico alem de criar tambem bacterias na esponja cria em bem menor quantidade, e so serve para mudar os detritos de sitio, em vez de estarem espalhados pelo aquario estao juntos no filtro... (mas é so a minha opiniao nunca li nada sobre isto)

entao concentrei-m na parte biologica, enchi as garrafas de ceramicas que tinha aí de outros filtros , fiz uns furos em baixo para a agua ser forçada a passar entre as ceramicas a bomba d ar para fzr a circulaçao e ta pronto, alguns deles nem tem esponja por baixo so serve mesmo como filtro biologico, depois quando tenho muitos detritos no aquario uso uma bomba mais fraca forrada a colã das gajas para nao aspirar bebes, e meto a circular 1 pouco la dentro, levanta os detritos eles colam-s a colã, depois quando nao vejo mais detritos no ar retiro a bomba, atençao e retirar a bomba sempre d pernas para o ar, caso contrario mal a cabeça da bomba sai fora da agua e deixa de haver sucçao o lixo descola da colã e com o escoar da agua volta tudo para dentro do aquario.....

 

 

esse filtro que mostraste do video é exactamente o mesmo sistema, tambem podes usar 1 filtro normal desses electricos com cabeça e substituis a espoja interior por ceramicas, ainda fica melhor porque gera mais corrente no interior das ceramicas e é silencioso....... alguns dos meus filtros como foram low cost e ja nao tinha ceramicas , useu azuleijo que parti em cacos, a parte d tras do azuleijo é super porosa com micro buracos bom para colonias de bacterias, ate a data sem stresses!

 

mas tambem estou com a senssaçao de que quando o aquario esta mais povoado, so essa filtragem mas a funcionar com bomba d ar nao é suficiente pois a agua fica turva com mais facilidade, penso que se for com 1 filtro normal de bomba mas cheio de ceramicas ja se deve conseguir manter a agua sempre cristalina......

 

 

e agora tou a construir 1 mega filtro so biologico para 1 aquario onde mantenho 1 casal d discus, vai consistir no seguinte:

 

como tenho uma bomba de elevaçao de agua da sump para o aquario (1300l/h), a qual adaptei uma esponja em baixo para funcionar como 1 filtro mecanico, agora a saida esta com funcionamento normal a correr para dentro do aquario, mas ja estou a construir 1 peça do tamanho dum extintor de 5kg, com a mesma altura mas 1 pouco mais largura , fiz essa peça com 1 tubo de pvc do largos tipo com uma circunferencia d 11cm e 45cm de altura, agora vou meter as tampas, uma entrada para a mangueira em baixo de lado e uma para saida no topo na tampa, e todo o tubo cheio de ceramicas ate ao topo, com umas adaptaçoes por dentro para nunca correr o risco de entupir, entao vou deixar a esponja agarrada a bomba que esta no aquario para apanhar os detritos todos e a saida da bomba vai entrar em baixo no tubo de pvc que esta fora do aquario, a agua vai passar pelas ceramicas todas e sair do tubo em cima para retornar ao aquario...

 

escolhi fazer a entrada em baixo no tubo com as ceramicas e a saida em cima porque tenho ligaçao de ar na saida da bomba, entao faz bastantes bolhas para misturar oxigeneo na agua, e as bolhas de ar vao para cima assim ajudam a manter a força da bomba (para nao contradizer a corrente) á parte que me lembrei da existencia dos filtros secos/humidos, apesar de saber que nao ira fazer o mesmo efeito, penso que as bolhas de ar a passar entre as ceramicas tambem será benefico de alguma maneira....

 

se nao percebeste a minha explicaçao ou se tiveres ou alguem tiver interesse eu posso fazer 1 fast sketch no photoshop pa me exprimir melhor ;)

 

 

abraço e obrigado ;)

 

bom natal a todos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.