Iniciação 250l - Malawi - Duvidas


Tiaago

Recommended Posts

Boas meus caros.

 

Tenho aquário já faz uma série de anos, grande parte deles com Discus.

Depois de grandes lutas com aquários plantados decidi mudar de lado do oceano! =)

O aquário já se encontra vazio, e não tenho pressas. É tudo para ser feito com muita calma!

 

O Setup é:

 

- Aquatlantis Ambience - 120 * 45 * 60 cm (250l brutos);
- Filtro Jebo 805 de 900l/h

- Eheim 2080 - 1700l/h

- Aquecedor Eheim 300W

- Iluminação de momento tenho 2*54W T5, mas será para reduzir ao minimo que se puder... possivelmente umas tiras de Led's.

 

- Layout - Areia e pedras a definir

 

- Flora - Valisnérias e Anúbias

 

- Fauna - A definir (ajuda)

 

E venho aqui pedir aos expert's umas dicas, depois de passar umas boas horas a ler aqui pelo forum, há duvidas que permanecem.

Fiz uma lista com os peixes que gosto. Sei que são demais, mas sei também que se inicia sobrepopulado e depois se ajusta! =)

 

Que acham da escolha? As quantidades ainda estão por definir, mas +/- 2/3 de cada.

Obviamente que esta escolha também dependerá do que encontrar à venda, sempre dando prefefrencia aos produtores aqui do forum!

E quanto ao substrato? o que consideram melhor? mesmo dentro da areia de praia, mais grossa ou mais fina?

Pessoalmente gosto mais da areia amarela, normalmente mais clara e fina, mas li que estraga mais os filtros...

 

Agradeço desde já a atenção dispensada a ler as minhas dúvidas! =)

 

Cumprimentos, Tiago.

 

2u5gd1g.jpg

 

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

O Setup é:

- Filtro Jebo 805 de 900l/h

- Eheim 2080 - 1700l/h

- Layout - Areia e pedras a definir

- Flora - Valisnérias e Anúbias

- Fauna - A definir (ajuda)

2u5gd1g.jpg

 

Olá Tiago

 

Antes de mais bem-vindo ao mundo dos Ciclideos africanos, quero desde já ressalvar que não me considero nenhum expert na área tenho mantido mbunas/haps a cerca de 5 anos com bons resultados e os meus conselhos/ opiniões baseiam-se nisso e no que tenho lido/ouvido nos fóruns e com outros aquariofilistas.

O layout parece me correcto apenas acho que apesar da filtragem nunca ser demais o 2080 da eihem para 1.20mt é sufeciente, o melhor substracto que podes por é areia de coral pois tem um efeito de tamponamento e mantém os valores estáveis, também podes optar por areia de sílica penso que faz o mesmo efeito em relação á rocha a melhor é a calcária tem buracos para eles e aumenta o PH.

As espécies do que referes parece-me que Afra e Saulosi não combina bem porque os cynotilapias apesar dos mbunas mais pequenos são dos mais agressivos e o Saulosi vai andar sempre escondido não te vai mostrar cor, os labeos são muito chatos para as fêmeas convêm ter 2/3 fêmeas para ele distribuir a agressividade entre elas, néon spot também são um pouco agressivos.

Tens que optar por 1 espécie ou caeroleus ou saulosis tem as fêmeas muito idênticas em termos de coloração e vai haver híbridos, se ficares com os Afra podes ter caeroleus, se quiseres os Saulosi podes optar por uns caeroleus nkata bay que também são bonitos.

Espero ter ajudado, boa sorte.

Cumprimentos
Bruno Cipriano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá fumi.

 

Obrigado pela resposta. Deu uma grande ajuda.

 

Já reajustei a tabela, retirei os Saulosi. Preferi retirar os Saulosi porque não quero deixar de ter Caeruleus, que são dos que mais gosto.

 

Nesta tabela já coloquei quantidades. Sem querer abusar da paciencia, que parecem estas quantidades?

 

Para além destes, apenas tenho em mente acrescentar uma equipa de limpeza, que não está definida ainda.

 

Em relação ao substrato e pedras, vou dar uma volta pelas casas da especialidade e familiarizar-me com os preços, já que provavelmente isso vai ter impacto na decisão!! =)

 

Vamos lá ver é se consigo estas espécies todas em juvenis, pelo que pequisei há umas mais fáceis que outras... mas ainda falta bastante até á introdução!!

 

Obrigado de novo. Cumprimentos.

 

2u8kwtt.jpg

 

 

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago

 

Se conseguires chegar em termos de euros á areia de coral é a melhor opção, pedras não te aconselho a comprar pois é vendido ao quilo é vais precisar de 20/30 kg digo eu... Vais á praia ou serra e escolhes umas que gostes lavas bem com água fervida e já está o que poupas na pedra dá para o areão.

Parece muitas espécies para 1.20mt de frente enquanto juvenis vai funcionar quando começarem a crescer ou a querer acasalar vai ficar muito curto rapidamente.

Eu tirava os labeos ou os néon spot ambos bastante difíceis se bem que os labeos são piores na altura do acasalamento e também ficam bem maiores.

Minos reef, black Tanzânia e Caeroleus basta 1 fêmea para cada os machos não são agressivos, Afra, membe deep, néon spot e labeo tens que ter no mínimo 2 para cada macho.

Cumprimentos
Bruno Cipriano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Boas Tiago

Como acho que precisas de conselhos vou dar a minha humilde opinião

Em primeiro lugar bem vindo a este mundo fantástico da aquariofilia

Depois lamento dizer-te mas esse aquario embora dê para teres ciclídeos africanos juvenis é incomportável para peixes adultos, e já para não falar que estavas a pensar colocar 23 peixes, bem isso então aiaiai.

 

Quanto aos rácios das espécies que colocas creio que 1+1 seja o standard e suficiente basta que tenhas esconderijos em catadupa porque com tantas femeas cada uma com o seu território e a somar ao território dos machos vai ser o salve-se quem puder, vais ter um aquario com muita paulada.

 

Destas espécies claramente a que vai dominar o aqua vai ser ou Membe Deep ou o Labeotropheus, e os outros vão tentar arranjar um cantinho mas vais ter espécies sem cor porque não vão ter espaço. Não desanimes porque quando isso acontecer compras um aquario maior ok.

 

A minha sugestão é que começes com poucos umas 5 ou 6 espécies no máximo racios de 1+1 e tenta ver o tamanho com que os peixes ficam em adulto quando escolheres porque será esse o desafio.

 

Abraço

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo com o luis, esse aquario não é o ideal para tantas especies.

eu começava com 1+1, e depois ajustas á medida que forem crescendo.

eu focava-me em 5 ou 6 especies no maximo , o que dá 10-12 peixes.

em juvenis vais achar pouco, mas quando crescerem vais ver que é o ideal.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Obrigado aos três pelas opiniões. =)

 

Como gosto de pedir opiniões e ver as minhas questões respondidas, acho por bem também seguir o que me aconselham!

 

Posto isto, revi novamente a tabela... 2 de cada, 6 espécies a começar! Será mais ajustado assim?

 

1M / 1F Labeotropheus trewavasae Chilumba

1M / 1F Labidochromis Caeruleus

1M / 1F Metriaclima estherae Minus Reef

1M / 1F Pseudotropheus sp. Acei "Black Tanzania”

1M / 1F Pseudotropheus sp. "elongatus spot"

1M / 1F Cynotilapia Afra Cobue

 

Para já, um aquario maior não me parece... há uns anos atrás tive um quase com o dobro do volume e decidi-me por algo mais curto!

Portanto, pelo menos no inicio, corta-se no número de peixes antes de aumentar a casa deles!! eh eh eh

 

Uma outra questão que tenho. parece-me que no inicio é costume meter 5 ou mais juvenis de cada, já que em muitos juvenis não dá para ver o sexo deles. Depois retiram-se alguns. É assim mesmo ou sou eu que estou a ver mal?? :) Também reparei que grande parte dos pessoal aqui do forum vende os juvenis aos packs de 5...

 

Obrigado de novo pela vossa ajuda.

 

Cumprimentos, Tiago.

Editado por Tiaago
DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se conseguires sexado , tanto melhor.

caso não consigas, tens de fazer como dizes, mas tens de ser assertivo no "timing" de os retirar para não dar em bulhas.

essa lista parece-me bem, e talvez nos labeos, te recomende um trio.

eu tenho 2 casais de labeos no meu aquário, mas no teu acho melhor um trio para "dispersar" a atenção do macho.

mas ouve mais opiniões, os meus são pacíficos, mas tambem ainda não são adultos.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Obrigado aos três pelas opiniões. =)

 

Como gosto de pedir opiniões e ver as minhas questões respondidas, acho por bem também seguir o que me aconselham!

 

Posto isto, revi novamente a tabela... 2 de cada, 6 espécies a começar! Será mais ajustado assim?

 

1M / 1F Labeotropheus trewavasae Chilumba

1M / 1F Labidochromis Caeruleus

1M / 1F Metriaclima estherae Minus Reef

1M / 1F Pseudotropheus sp. Acei "Black Tanzania”

1M / 1F Pseudotropheus sp. "elongatus spot"

1M / 1F Cynotilapia Afra Cobue

 

Para já, um aquario maior não me parece... há uns anos atrás tive um quase com o dobro do volume e decidi-me por algo mais curto!

Portanto, pelo menos no inicio, corta-se no número de peixes antes de aumentar a casa deles!! eh eh eh

 

Uma outra questão que tenho. parece-me que no inicio é costume meter 5 ou mais juvenis de cada, já que em muitos juvenis não dá para ver o sexo deles. Depois retiram-se alguns. É assim mesmo ou sou eu que estou a ver mal?? :) Também reparei que grande parte dos pessoal aqui do forum vende os juvenis aos packs de 5...

 

Obrigado de novo pela vossa ajuda.

 

Cumprimentos, Tiago.

Boas Tiago essa lista parece bem se fosse eu só trocava os néon spot pelos membe deep não são tão agressivos e pretos também já tens os black Tanzânia.

Fêmeas recomendo te 2 para o labeo e para o Afra, na compra fazes o que tinhas dito compras casal ou então juvenis ( grupo de 5 uni é sufeciente) não sexados e fazes tu a sexagem.

Cumprimentos
Bruno Cipriano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

Novidades????

 

Está em curso um novo concurso mensal sobre Ciclideos Africanos, gostaria de ver a tua participação com uma foto. De salientar, que é concurso patrocinado e os prémios são de interesse.

Deixo-te aqui o Cartaz do Concurso basta clicares nele e direciona-te directo para link do concurso!

Boa aquariofilia!

cartaz%20setembro%20alto_zpsi8a3wfbs.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Vera.

 

Obrigado pelo convite. =)

 

Em relação a novidades, lamento estar tanto tempo sem actualizar, mas a realidade é que nada foi feito durante cerca de 10 meses.

 

Recomecei a montagem em Agosto deixo umas fotos que ilustram o processo de montagem e estado actual da coisa.

 

 

2015_08_25_08_00_34.jpg

 

2015_08_25_22_13_44.jpg

 

2015_08_27_07_36_23.jpg

 

2015_09_13_11_32_49.jpg

 

2015_09_14_23_58_37.jpg

 

2015_09_16_23_09_25.jpg

 

 

Consegui uns quilos de Areia de coral a bom preço, portanto, foi essa a opção utilizada e ficou com cerca de 6/7cm - havia areia para mais, mas já me parecia demasiado.

 

Quanto ao Hardscape são uns basaltos da praia do abano no guincho, estão lá uns bons kg's, não sei ao certo quanto.

 

De momento falta afinar a iluminação (uma tira de LED's é mais que suficiente na minha opinião) - nas fotos é isso que se vê e provavelmente é para reduzir ainda mais.

 

Uma vez mais, agradeço a vossa ajuda. Alguma sugestão, estejam à vontade! =)

 

Cumprimentos, Tiago.

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Rui. =)

Eu tive em atenção a colocação das pedras. além de ter ficado em cima de um tapete de borracha, coloquei silicone entre algumas delas, tudo antes de colocar a areia. Assim, mesmo que escavem muito, as pedras já estão assentes no fundo!
Mas obrigado também pela dica! ;)

Abraço.

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais