Dúvida 1º aqua


Fábio Lança

Recommended Posts

Olá, tens plantas? Tens substrato fértil?

Boas, sim tenho plantas. Tenho fetos de

java, eleocharis parvula, higrophila difformis e musgos. E tenho também substrato fértil. Algumas folhas do feto de java estão com uns bocados negros e castanhos e a higrophila algumas folhas estão a ficar avermelhadas, penso que será a ambientação das plantas ao aqua.

 

2CKk1Ul.jpg

ExstI96.jpg

RvP1VOH.jpg

Z58iLqj.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio.

Testes são bastante importantes nesta etapa da montagem.

Os testes é a melhor maneira de saber quando os níveis de amónia, NO2, NO3 estão certos e que a ciclagem está terminada.

Cumprimentos

 

*ps: Aguarda em média 1 mês a 1 mês e meio para que tudo fique "em ordem".

 

Abraço

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fábio,

 

Não seria preciso esperar tanto tempo para a fauna mas são opções.

 

Aconselho a ires colocando comida para criares o ciclo. Ele precisa de matéria para iniciar e se manter.

 

Vê se tens alguma loja perto de ti que possa ter fazer os testes, algumas fazem, levas a água do aquário numa garrafa de água das pequenas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto acho demasiado tempo 2 meses. :)

 

Quanto aos testes se quiseres vir a lisboa posso fazer os de NO2 e NO3. Já é uma ajuda!

 

Abraço

Apenas disse 2 meses porque como tenho co2 caseiro, tenho medo que depois durante a noite os peixes não tenham oxigénio suficiente. Ainda não pus comida, mas tenho lá um caracol que deve de ter vindo com alguma das plantas, parece-me ser um melanoide. O caracol será o suficiente para já ter começado o ciclo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que haja decomposição de matéria orgânica inicia o ciclo, pode é não ser suficiente para isso arrancar a todo o gás.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje um, amanhã dois ;)

Então de dia para dia acrescento sempre mais um?? E já vi também em alguns sites que dizem que pode-se também juntar um peixe resistente para ajudar no ciclo. Estava a pensar num betta, mas como não sei não quero estar a colocar a vida de um peixe apenas por causa do ciclo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes colocar dois, não muitos.

 

Há quem inicie o ciclo com peixes, tem que se ter cuidado com a vida dele pois vão haver picos que os podem matar, e optando por essa via devemos escolher um peixe que queiramos manter no futuro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Betta depende sempre do resto da "banda"...

 

Pensa, se não resistires começas a fazer tpas diárias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desculpem interromper aqui o vosso raciocínio, mas como eu estou a tentar recriar um aquário de 96l estava a ler e tentar informar-me ao máximo queria que me dissessem o que são as TPA's, visto que não tenho experiência gostaria de alguns esclarecimentos.

 

Cumprimentos e agradecimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As tpas devem ser feitas com o objetivo de renovar a água e diminuir alguma concentração de substâncias que possam ser prejudiciais.

 

Mais regulares se houver elementos tóxicos (amónia, nitritos) mais espaçadas se forem outros (nitratos por exemplo).

 

Há quem deixe repousar a água e há quem a coloque diretamente. Opções.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu poderia fazer TPA's diárias de 5l num aquário de 96l?

 

Dá cerca de 5% de TPA diária ou seja cerca de 30/35% semanal.

Não é propriamente fácil trocar 30 litros ao invés de 5.

 

Ou as TPA's apenas são condicionadas aos valores que induzem a água dentro do áqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.