O que posso fazer para isto crescer??


André7474

Recommended Posts

Boas !

 

Venho partilhar a minha experiência num aquário de 193 que nunca ficou com as plantas da forma que eu pretendia.

Então, já faz mais ou menos meio ano que comprei uma aquário de 1,20m com 193l, no inicio, de forma mal pensada, apenas tinha areia de silica branca e uma calha DIY com 36 w (por esses valores, não tenho a certeza), e apenas tinha limnophila sessiflora uma cryptocorines e poucas mais.

Desde esses tempos até agora, mudei o substrato para manado, e visto ter desmontado um aqua de 60 cm que tinha uma calha, quando fui de férias decidi experimentar usar a calha juntamente com a outra no aquário, vim de férias e "puff" todas crescidas e a precisar de uma poda valente.

 

Plantas que tenho atualmente :

  • Limnophila sessiflora
  • Limnophila higrophyla
  • Cryptocorynes (não sei ao certo quais)
  • Elodea
  • Valisnerias nana (os synodontis nas corridas deram cabo delas)

Fertilização - eu diria que quase não faço nenhuma, apenas de vez em quando, umas gotas de sera florena que acho que não faz nada ás plantas, e portanto agradecia que alguém me explicasse um bocadinho disto da Fertilização e que me desse umas dicas para as plantas crescam melhor e para que me seja possivel trazer uma planta e esta se aguentar.

 

 

Cumprimentos

 

André

Editado por André7474

Com os Melhores Cumprimentos!

 

André Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro tens de ter um bom substrato onde elas vao buscar os notrientes que necessitam podes adicionar fertelizantes mas o mais importante para o bom crescimento e o substrato luz adequado para o volume de agua que o aquario leva e tambem adicionar co2 de dia

Nao sou nenhum perito mas pelo que sei esse 36w e pouco para esse aquario se tiveres ou quizeres por plantas que precisem de mais luz

 

Editado por j.m

joao a.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

Pois, a iluminação também acho que está fraca, e estou a ponderar a compra de uma nova calha, o manado, penso que proporciona os nutrientes necessários, e que não preciso de trocar, quanto aos fertilizantes, conheces algum que seja eficaz ?
O Co2, para esta litragem é difícil, os preços são altos e não acho que seja "essencial".
Obrigado pela ajuda

André

Editado por André7474

Com os Melhores Cumprimentos!

 

André Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O Manado é rocha vulcânica moída... Não fornece nutrientes nenhuns às plantas. É perfeitamente inerte.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O co2 torna-se essencial quando colocas uma iluminação forte e plantas exigentes.

 

Já leste este tópico? http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=115871 e este? http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=124384

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá.

 

O Manado é rocha vulcânica moída... Não fornece nutrientes nenhuns às plantas. É perfeitamente inerte.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Olá

 

Também já tinha ouvido dizerem isso do manado, mas acho que para as plantas que mantenho agora é suficiente.

No futuro sim, gostava de arranjar um substrato melhorzito mas como os resultados com este não são de todo "maus" não considero isso uma prioridade.

 

Update: A minha calha diy queimou :( agora tenho que substituir a iluminação, embora tenha sido um acidente que gostava que não tivesse acontecido, "obriga-me" a melhorar a iluminação, o que até é bom.

 

Olá

 

O co2 torna-se essencial quando colocas uma iluminação forte e plantas exigentes.

 

Já leste este tópico? http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=115871 e este? http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=124384

 

Olá Hugo,

 

Não percebi muito bem esse pensamento, afinal com iluminação forte as plantas crescem melhor, logo não é essencial o Co2, quer dizer, num todo, para um plantado com plantas exigentes e em que o objetivo do aquário são as plantas eu compreendo a utilização de Co2 em junção com a tal iluminação, mas muitas plantas aguentam-se só com a iluminação e sem o Co2...

 

 

Abraço

 

André

Com os Melhores Cumprimentos!

 

André Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Disseste a palavra certa "aguentam-se", óbvio que não é a mesma coisa que crescer saudável e com vigor, para isso terias de lhes proporcionar outras condições.

 

As plantas que referiste no inicio são todas de baixa exigência, com uma luz melhorzinha e se te fosse possível adicionar carbono liquido (Easy Carbo ou similar) diáriamente já se desenrascam. Se pudesses adicionar ainda micros e potássio semanalmente, ainda melhor biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais