Necessidade de fertilizar com macros


rmgbatista

Recommended Posts

Bom dia,

 

Há duas semanas, após uma TPA de 50%, fiz um teste aos fosfatos da água do meu aquário de 240l e percebi que estavam muito altos.

 

O teste que utilizo, da Elos, tem uma escala de 0 a 1 mg/l e, pela cor dos teste feito, estavam acima de 1mg/l. Testei também a água da torneia, que utilizo nas TPAs e deu um valor residual, que pela cor do teste me pareceu 0,05mg/l.

 

Medi também os nitratos e estes deram 10mg/l.

 

Como tinha nitratos e fosfatos, deixei de fertilizar com o fertilizante de macros que utilizo, o ELOS Fase 2, e apenas fertilizo micros (Elos Fase 1) dia sim, dia não e ADA Brigthy K diariamente.

 

Desde então tenho medido quase diariamente os fosfatos para tentar perceber quando o excesso será consumido e entrará nos valores normais, mas isso ao fim de 2 semanas ainda não aconteceu, e mesmo os nitratos continuam alegremente nos 10mg/l.

 

Ou seja, o que eu concluo é que o aquário está a produzir nitratos e fosfatos suficientes para o consumo e, como tal, não necessito/devo adicionar estes dois macros através da fertilização.

 

Estou correto ou acham que devo continuar com a fertilização?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se o teu áqua os produz guarda o dinheiro biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

No meu áqua de secretária acontece o mesmo, só fertilizo com micros e potássio (também ponho um pouco de Mg).

 

Abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais