Regresso à aquariofilia


Pedro Reis

Recommended Posts

Boas a todos

 

Um dia destes fui ao sótão dos meus pais com o meu filho (5 anos) e ele viu os meus velhos aquários, não se calou até eu trazer para baixo um deles (que chatice : biggrin: ).

 

Já reproduzi ciclidios e anabantídeos, mas isto foi à mais de 15 anos atrás, por isso tive de rever a matéria.

 

Vi que isto anda tudo muito mais "profissional", principalmente com a qualidade e controle da água, ainda bem para se reduzirem os funerais.

 

Reparei que se abandonou os filtros de fundo e usa-se mais filtros de interiores ou filtros exteriores.

 

 

Tendo em conta que o que me fascina na aquariófilia é a reprodução (e o meu filho querer um peixe e uma peixa para ter filhotes lol) comecei por pensar em ciclidios, mas o aquário é pequeno +/- 40x20x20, não serve, por isso vou optar por um casal de Colisas Lalia.

 

 

Já vi que tenho de baixar a água para os 15 cm e colocar lá plantas (para os ciclidos não seria preciso).

 

Agora pergunto:

 

1- plantas: posso usar plantas artificiais ou devo usar naturais?

 

2- filtragem e oxigenação: eu tenho um pequeno filtro interno, mas aquilo é muito bruto (agita muito a água) e barulhento, que filtro externo devo comprar para este aquário?

 

3- basta o filtro externo para filtrar e oxigenar a água ou preciso de mais alguma coisa para a oxigenar?

 

4- se tiver dito aqui alguma barbaridade por favor corrijam-me :oops: .

 

5- à mais alguma coisa que devo ter em conta para tentar reproduzir Colisas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Porque utilizar artificiais se podes ter plantas verdadeiras? Mesmo com pouca iluminação

Filtro externo para esse tamanho de aquário, aconselho-te o Resun Cy-20, faz pouco barulho, consome apenas 3w

Basta o filtro externo, não precisas de mais nada.

Quanto aos colisas nunca reproduzi, mas creio que não seja o mais indicado, não seria melhor começares por viviparos? Guppys, endlers, ou outros? São mais fáceis

Editado por Hugo R. Silva
Vendas é noutra área.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas o colega ai disse tudo. Plantas verdadeiras, filtro externo da menos trabalho e melhor resultado. Colisas ouvi dizer que è complicado. Fáceis são guppys mollys aconselho a arranjares uns 4 ancistrus ajudam na limpeza do aquário.

Primeiro de tudo faz o ciclo do azoto, nas trocas de agua, se for da torneira deixa repousar 48h. E boa sorte e vai dando noticias abraço

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pelas respostas.

 

Peixes vivíparos ainda deixei um aquário em casa dos meus pais montado, está lá á cerca de 20 anos com gyppys, e uns limpa fundos e limpa vidros. Tirando os "limpas" nunca mais comprei peixes...

 

Agora aqui queria ir para algo mais avançado, pena o aquário ser pequena para pequenos ciclidios :cry4:

 

Para dar inicio ao ciclo do azoto devo começar por colocar dois peixes resistentes, certo? Que recomendam como peixes resistentes (e já agora baratos para caso a coisa corra mal o rombo ser menor) ? Guppys, Neons, Zebras??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais facil e resistentes 1 guppy macho e 3 guppy femea. Se quiseres algo resistente e mais complicado tipo um desafio tenta bettas, posso dar dicas por experiencia própria. Pelo menos é muito mais bonito e desafiante

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que li por aqui para dar inicio ao ciclo do azoto devo colocar um ou dois peixes para com as suas fezes se dai inicio ao ciclo, é isto?


Em relação aos bettas, vou estudar os bichos para ver os requisitos deles :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, colocar peixes é normal mas eles sofrem devido ao pico de amônia. Podes fazer o ciclo com comida de peixes. Aquece mais a temperatura para acelarar um pouco. Em relação aos bettas é dificil e fácil, facil reprodução e dificil manter as crias no primeiro mês mas muito bonito. O macho primeiro constroi o ninho de bolhas na superficie. No acasalamento o macho abraça a femea varias vezes, em cada abraço a femea deixa cair uns 10 ovos, o macho apanha e coloca no ninho. Quando vires que a femea ja nao está interessado tens que a tirar do aqua. Nos proximos dias a macho vai tratando dos ovos e assim que nascerem, eles vão cair para o fundo e o macho vai andar sempre a correr para po los a superfície, depois eles já vao conseguir nadar na horizontal,,, etc. É bonito, tenta pesquisar e depois diz algo. Abraço

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dava-te uma boa ideia, que era tentares um casal de kribensis por exemplo, mas para isso precisavas ter um aquário maior, no minimo a meu ver 60x30x30.


e aí já te aconselhava um filtro externo eheim 2211

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Kribensis eram a minha ideia inicial, em tempos reproduzi peixes jóias e mekies (os nomes se calhar até estão errados, mas não sei o nome cientifico) e era espetacular ver os pais a tratar dos ovos e dos alvins.

Mas como o aqua é pequeno vou antes para betas.

 

Para começar vou comprar um casal de platys ou espadas, três ou quatro semanas depois levos para o aqua comunitário dos meus pais e compro os betas.

 

Queria comprar umas plantas resistentes e ao mesmo tempo densas para proteger os alvins dos platys/espadas. Que recomendam?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

Plantas resistentes e de necessidades básicas: Anúbias, Valisnérias, Musgos, Egerias, cabombas....

 

 

Para iniciares o ciclo do azoto basta ires colocando comida na água...simples e eficaz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Cá estou eu de volta...

 

O meu primeiro aqua já está a funcionar normalmente. É pequeno, cerca de 40x20x20 com um casal de colisas, algumas plantas e alguns camarões.

 

Entretanto já comprei o segundo aquário com cerca de 80x35x35 (nos 35x35 é aproximado, não me lembro bem), são cerca de 100 litros.

Para este aquário quero comprar um casal de Kribensis para tentar reproduzir, por isso peço ajuda nos seguintes pontos:

 

1- Termostato: estou a pensar no EHEIM JAGER 150w. É o recomendado ou recomendam outro?

 

2- Filtro: Já andei a "namorar" um EHEIM 2213, é uma boa opção?

 

3- Preço: Este filtro vai-me ficar em cerca de 85€ já com torneiras e toda a matéria filtrante (segundo o logista falta algo no pack que tem de ser acrescentado, os 85€ já incluem isto).

 

4- Fundo: que areia ou areão recomendam para estes peixes? Areia fina, grossa?

 

5- Estava a pensar colocar algumas plantas de muito fácil manutenção de modo a evitar os substratos mais complicados, mas os kribensis não as comem ou desenterram?

 

6- Num aquário deste tamanho, em que pretendo fazer reprodução, é possível manter mais algum habitante (peixe, camarão ou caracol)? Se sim o que recomendam?

 

 

São muitas perguntas mas prefiro informar-me do que fazer borrada :)

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.