Seachem Flourish Excel


Luis Batista

Recommended Posts

Boas.

 

O meu aquario de 100L tem alguma BBA no substrato e em algumas folhas.

 

Comprei Seachem Flourish Excel para experimentar, já que li boas criticas sobre a sua capacidade algicida quando doseado em excesso.

Os peixes mais sensiveis que tenho são 10 Ottos, 10 amano's, 5 Styphodon Ornatus e um par de Ramirezzis

Tenho as seguintes plantas:

Cryptocorynas verde
Anubia sp. "Petite"
Alternanthera reineckii 'Pink' (roseafolia)
Alternanthera reineckii 'Mini'
Micranthemum sp. "Montecarlo"
Pogostemon erectus
Echinodorus bleheri
Echinodorus "diamante vermelho"
Ludwigia sp. Red
chama Moss
Spiky Moss
Natal Moss
Hygrophila polysperma 'Rosanervig'

Tenho C02 pressurizado e fertilizo segundo o E.I.

A Seachem recomenda uma tampinha (5 ml) para cada 40 L e depois uma tampinha para cada 200 L por dia ou em dias alternados.

Sendo assim, que dose se deve dosear em excesso?

A 5ml de 40L ou a 5ml de 200L?

Eu começei ontem a dosagem com 15ml, não vejo nenhum peixe ofegante, então apliquei mais 15ml hoje.

vejo alguma BBA a ficar rosa / vermelha ...

Devo continuar a dose de 15ml?
Devo dosar mais ou menos?
Por quanto tempo?

Tenho lido que algumas plantas e alguns musgos, não se dão bem com o Excel.

Terei algumas dessas especies mais sensiveis, nomeadamente os musgos?

Qual a vossa experiencia com este produto? Qual a dose que usam? Já tiveram baixas em peixes ou plantas?

Obrigado ...

Editado por Luis Batista

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca usei, mas tal como tu ouvi falar muito bem disto, mas na maior parte dos videos no youtube... muitos dizem para não exeder a doze recomendada...

Depois deixa a tua opnião, mas se em tão pouco tempo estas a resorver a coisa.... parece bom :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A dose normal para o teu áqua é de 3/4 ml, no máximo doseia o dobro, mais do que isso acho arriscado.

 

Desliga o filtro e com uma seringa tenta dar nas zonas mais problemáticas, deixa actuar 10 minutos e liga o filtro novamente. Repete e repete dia após dia, em principio ao terceiro dia as BBA's ficam vermelhas.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca usei, mas tal como tu ouvi falar muito bem disto, mas na maior parte dos videos no youtube... muitos dizem para não exeder a doze recomendada...

Depois deixa a tua opnião, mas se em tão pouco tempo estas a resorver a coisa.... parece bom :)

 

Boas.

 

Sim, a coisa parece ir no bom caminho com os 15ml.

 

Alguma BBA já tá vermelha e não noto nada de anormal nos peixes

 

Cumps.

 

Boas,

 

A dose normal para o teu áqua é de 3/4 ml, no máximo doseia o dobro, mais do que isso acho arriscado.

 

Desliga o filtro e com uma seringa tenta dar nas zonas mais problemáticas, deixa actuar 10 minutos e liga o filtro novamente. Repete e repete dia após dia, em principio ao terceiro dia as BBA's ficam vermelhas.

 

Abraço,

 

 

Boas Ferreira

 

Sim, a dose normal ronda os 4ml para 100L.

Como se fala em duplicar e triplicar experimentei antes meter 10ml na agua e 5ml numa seringa direto no foco de bba na akadama.

Resultados mais imediatos foi o perling doido.

Parecia nos tempos do difusor de vidro, em que as bolhas no conta bolhas era tipo uma bolha continua :)

Hoje de manha tinha já a BBA a ficar avermelhada, não toda mas a maior parte.

Não notei nada de anormal nos peixes, à noite vi alguns Amanos como de custume...

 

O meu receio é que com o continuar da dose, que se começe a acumular uma dose mais toxica no aquario.

 

Ao que parece o excel, na dose recomendada, perde eficacia de 50% a cada 12H, ou seja, ao fim de 24H nem vestigio da dose recomendada.

Sendo assim, em doses maiores começa a haver acumular de restos das doses dum dia para o outro...

 

 

Segundo a Seachem:

 

Dose inicial/ depois de T.P.A + 40%: 12.5ml - 100L

 

Dose diaria: 2.5ml - 100L

 

Amanha vou jogar pelo seguro e reduzir para 7.5ml fazendo ainda assim 3x mais que o recomendado...

 

Cumps.

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis,

uso o excel á bastante tempo, e costumo usar 5ml 2 vezes por semana num aqua de 80*40*40(128lt), e mais 5ml na TPA semanal.

Quando tenho alguma questão de algas aplico a mesma dose(5ml) mas com uma seringa directamente na zona afectada, com o filtro desligado, desligo o filtro durante 15/20 minutos por 2 razões:

1ª- deixar o excel actuar na zona que pretendo sem o filtro o "desviar", retirar da zona a tratar

2ª -Não entrar Excel em demasia no filtro, o que pode afectar as bactérias.

Já fiz este tratamento 5 dias seguidos uma vez que quando vim de férias tinha algas aos montes, tive apenas o cuidado de fazer TPA de 25% dia sim dia não.Resolvi o problema, as BBA's ao 3ºdia desfaziam-se em quase pó.Apenas um conselho se a area a tratar for grande ou forem várias areas faz o tratamento por fases, tratas uma zona com a dose para o teu aquario(4ml parece-me ok) e com os cuidados referidos(filtro desligado e tpa's) e quando resolveres essa zona ou area, descansas 1 dia ou 2(conforme a necessidade que tenhas) e retomas na zona seguinte, sempre com cuidado e vais vigiando bem as reacçoes dos peixes e plantas.

Tenho ottos, caridinas japonicas, reds aos montes e simulans, nunca vi qualquer problema na fauna, apenas me pareceu que o algumas plantas(Amania Bonsai, Limnophila hipuroides e Eleocharis mini) pararam de crescer durante aproximadamente 2 semanas, mas não posso afirmar que tenha sido apenas pelo uso do Excel, a falta da assistência normal ao aqua e as algas que apareceram poderão ter igualmente contribuido para isso ou até ter sido a causa principal, de qualquer maneira depois recuperaram o crescimento normal.

 

Apenas a minha experiência, espero ter ajudado.

Editado por TAZ
  • Votar + 1

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis,

uso o excel á bastante tempo, e costumo usar 5ml 2 vezes por semana num aqua de 80*40*40(128lt), e mais 5ml na TPA semanal.

Quando tenho alguma questão de algas aplico a mesma dose(5ml) mas com uma seringa directamente na zona afectada, com o filtro desligado, desligo o filtro durante 15/20 minutos por 2 razões:

1ª- deixar o excel actuar na zona que pretendo sem o filtro o "desviar", retirar da zona a tratar

2ª -Não entrar Excel em demasia no filtro, o que pode afectar as bactérias.

Já fiz este tratamento 5 dias seguidos uma vez que quando vim de férias tinha algas aos montes, tive apenas o cuidado de fazer TPA de 25% dia sim dia não.Resolvi o problema, as BBA's ao 3ºdia desfaziam-se em quase pó.Apenas um conselho se a area a tratar for grande ou forem várias areas faz o tratamento por fases, tratas uma zona com a dose para o teu aquario(4ml parece-me ok) e com os cuidados referidos(filtro desligado e tpa's) e quando resolveres essa zona ou area, descansas 1 dia ou 2(conforme a necessidade que tenhas) e retomas na zona seguinte, sempre com cuidado e vais vigiando bem as reacçoes dos peixes e plantas.

Tenho ottos, caridinas japonicas, reds aos montes e simulans, nunca vi qualquer problema na fauna, apenas me pareceu que o algumas plantas(Amania Bonsai, Limnophila hipuroides e Eleocharis mini) pararam de crescer durante aproximadamente 2 semanas, mas não posso afirmar que tenha sido apenas pelo uso do Excel, a falta da assistência normal ao aqua e as algas que apareceram poderão ter igualmente contribuido para isso ou até ter sido a causa principal, de qualquer maneira depois recuperaram o crescimento normal.

 

Apenas a minha experiência, espero ter ajudado.

Boas

Obrigado pelo teu testemunho.

Neste momento já controlei a BBA nas plantas.

Apenas tenho uns focos no substrato mas interrompi a dosagem de excel para tratar um surto de ictio que me apareceu devido a uns gobios que comprei infectados...

 

Obrigado :D

 

Cumps.

 

Sent from my Nokia 3310!!!

 

 

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais