2º montagem aquario de discus


reisdiogo

Recommended Posts

Olá a todos ..

Chamo-me Diogo Reis, e tenho 16 anos já sou membro do forum a algum tempo de tópicos no forum tenho apenas 2 ambos na área das doenças infelizmente.

 

A 1 ano e meio comprei ao membro Zé Carlos grande criador Português 6 discus, deixo aqui o meu grande obrigado pelas dicas e pelos belíssimos exemplares que trouxe.

 

A verdade é que era muito inexperiente para ter discus e não percebi isso mas mesmo assim nunca deixei de lutar para conseguir salvar estes seis meninos...

Com tudo hoje só tenho 4 deles neste caso 1 blue bolt penso, 2 alenquer, e outro que não sei a estripe ...

 

Pois os dois que faleceram foram dos pigeon que eu tanto gostava ...

 

Nunca consegui saber a causa da morte ( o primeiro não crescia (tinha a espinha torta desde que o comprei poderá ter sido disso) e o outro pensei sempre que tinha parasitas externos e internos usei tremazol da sera, esha 2000 e outros medicamentos sempre um de cada vez claro e com intervalos e tpas mas nao consegui salva-lo)

 

 

Mas agora pensando nas melhorias o bue bolt que chegou aqui com 4/5cm e que nao comeu durante 3 semanas esta agora lindo e com aproximadamente 12cm, um dos alenqueres que tambem chegou pequeno tem agora 10 cm e o que nao sei a estripe sempre foi um comilão desde que entrou na primeira montagem e já tem perto dos 13cm.

 

O outro alenquer esta no aquario hospital por ter batido ja algum tempo num ramo ou algo que aleijou-lhe o olho e nunca voltou a ser igual peço ajuda no medicamento que devo administrar (ja ouvi falar que azul metileno faz com que o olho recupere.)

 

Setup: Aquário: 120x50x50 (cm)= 300l brutos

 

Iluminação: Uma calha de leds feita por mim e uma t8 (não tinha por casa nada para t5) de 35w.

 

Filtração: SUN SUN 1400L/H com uv (sempre se portou bem não tenho razão de queixa)

 

Aquecimento: 1 250watts jager + 1 200 watts jager.

Substrato: 25KG de areia de filtro de piscina, e como substrato fértil rocha vulcânica 0.8mm + areao do rio misturado com sera floradepot da 1º montagem.

CO2: Não.

Fertilização:Não

Hardscape: Raizes de videira .. Ainda a espera de seixos rolados que tenho que ir apanhar.

Flora:

FRENTE:


TRONCOS E PEDRAS:
Anubias barteri var. barteri
Anubias barteri var. NANA
Microsorum pteropus


MEIO PLANO:
Cryptocoryne beckettii ''petchii''
Cryptocoryne undulata
Lotus

FUNDO:
Vallisneria sp. Americana -Ainda por plantar.
Vallisneria spiralis 'Tiger'-Ainda por plantar.
Echinodoros -Ainda por plantar.

Fauna:
Neste momento:
2 neons negros
3 discus
1 cobra kulli
1Peckoltia (Nao sei qual nem sei mesmo se é ... alguem ajuda?

Pessoal deixo aqui o video que fiz com muita dedicação para nao meter as fotos da montagem toda...


http://youtu.be/98bAAqc2wD0

 

Espero que tenham gostado :)

Editado por reisdiogo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá senhor Rui

No caso do discu que falo o olho não ficou baço mas sim furado mesmo

Os outros que entraram no aquario e que estiveram umas horas com os olhos baços e depois voltaram ao normal

Peço desculpa por ainda não meter a foto (não tive tempo ainda) mas vou por o mais breve possivel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deixa lá o sr...

 

bom , então esse que furou, esqueçe , não ha nada a fazer.

 

quanto aos outros , isso é sinal de que a agua não está com boa qualidade.

qual o regime de manutenção que utilizas?

volume das tpas , periodicidade , etc.

qua materias tens no filtro?

como o limpas?

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá rui, obrigado pela tua ajuda ...

 

O aquário foi feito pela 2º vez (não sei se viste o video que postei mas se não viste agradeço que vejas e comentes).

Eu confesso que estava um pouco desleixado na montagem anterior mas agora tudo sempre bem feito:

 

Tpa: 1 vez por semana 20% da agua

Os parâmetros estão no video que fiz agora melhores (no2).

Filtro está no setup sun sun 1400l/h com cerâmicas esponja azul lã filtrante e rocha vulcânica .

Limpeza do filtro (1 vez por mês) :

1º-Fecho as torneiras

2º- Abro o filtro e ao lado meto um alguidar (só usado para manutenção do aquário) com agua do mesmo de modo que quando lavar as cerâmicas e as esponjas não percam as bactérias essenciais nelas contidas.

3º-Meto tudo de novo pela seguinte ordem (que não sei se esta certa): 1º divisoria a contar de cima -cerâmicas e biobolas /2º-esponja azul /3º lã filtrante .

 

O filtro tem uv mas raramente ligo ... (não sei bem quando devo ligar).

 

E falando agora nos discus acho que o pequeno baço dos olhos 4mm e apenas num olho (havia um discu que nem baço tinha) não deve ser nada da agua (pelos cuidados que tenho) mas sim pela grande ambientaçao que tiveram antes de entrar = 3 horas (+- gota a gota) .

Cumps e muito obrigado

 

Deixo aqui uma foto do discu com o olho furado que não se encontra num aquário principal (está numa caixa com 40 litros de agua).(espero poder melhorar o olho dele:

Ponho amanha porque ia tirar foto mas esqueci me que esta de noite e nao quero assusta-lo com o flash que ainda é fortezito... :)

 

Mas rui tens a certeza que nao dá para melhorar nem com antibiotico nem nada?

 

off topic.: Rui tenho que falar consigo sobre o seu aquario de agua salgada da costa portuguesa ... (estou a pensar se faço ou nao algo parecido)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os precedimentos parecem-me bem.

eu sempre preferi ter 2 filtros em vez de só 1 , porque assim limpas cada um deles alternadamente e nunca "mandas a baixo" a colónia de bactérias.

a uv podes usar umas horas por dia , ajuda principalmente a pôr agua cristalina e sempre esteriliza qq coisa.eu quando usei uv com discus tinha-a ligada 8 horas por dia.

os olhos baços pode ter sido de estarem na caixa sim.

da-lhes tempo e vê se isso passa.

quanto ao olho furado , aconteceu-me 2x, e nunca consegui recuperar, mas viveram na mesma sem problemas, só com o olho vazado.

certezas não tenho, é uma questão de tentares.

 

quanto ao salgado estás a vontade , pergunta o que quiseres.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez ...

 

Pois eu também acho que de procedimentos está tudo certo ...

 

Ainda estou a ponderar a questão de pôr mais um filtro, isto porque o aquário não tem tubos la dentro é furado e o filtro está ligado aos furos e se mete-se outro filtro esta ja se iria ver e ficar um pouco mal em termos de estética mas 1º a saúde dos discus depois a estética :naughty: ...

 

-Deixo aqui uma foto do discu com o olho furado :

 

https://www.dropbox.com/s/9wj07fw3eai66i3/IMG_2014

1009_121844.jpg?dl=0

 

https://www.dropbox.com/s/qc4afpy8oq2g7zr/IMG_20141009_121944.jpg?dl=0

 

E agora dos discus e do aquario :

 

https://www.dropbox.com/s/nj4ua0ymlcy6kv0/IMG_20141009_122053.jpg?dl=0

 

https://www.dropbox.com/s/dhg1vz2zwn4kv4m/IMG_20141009_122106.jpg?dl=0

 

https://www.dropbox.com/s/axw2ency2aqadvw/IMG_20141009_122138.jpg?dl=0

Editado por reisdiogo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não dá para perceber bem ,mas não parece que o olho esteja vazado.

os meus pelo menos , estavam com todo o olho branco , não só com uma pinta.

pode ser que não esteja mesmo vazado e seja so arranhado.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais