Baixar PH


Recommended Posts

Boas como posso baixar um pouco o PH? Quem me da umas dicas. Cumps

 

 

Sent from my iPhone using Tapatalk

 

Depende.

Troncos preparados para aquário, CO2, buffer, ou líquidos à base de ácidos.

 

Qual é o pH pretendido? Para 6,5 e 7,2 sei que existem buffers muito bons, eu testei e não quero outra coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas , evita os quimicos ..... se tens externo turfa granulada ou então o co2 sendo que ha sempre a variacao quando o desligas !

atenção que bombas de ar e muita circulação de agua dispersam o co2 fazendo o ph subir ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas, eu uso o acid buffer da seachem. MT bom. Meto qd faço as tpas e mantem o ph estável durante a semana toda.

 

Boas, para baixar o pH, porque não ir por métodos naturais, já basta os químicos quando temos os peixes doentes!

Para mim sem dúvida é de evitar a utilização de químicos, até porque podem trazer consequências nefastas de futuro, como já vi acontecer com um colega nosso.

 

Tens troncos, folhas secas de terminália catappa, mais fáceis de arranjar tens de plátano e as de carvalho que ainda são melhores se arranjares perto de ti. Depois tens turfa granulada que mudas de dois em dois meses que é super eficiente, não só colocando em filtros externos como directamente na água, escondida por detrás de umas, plantas, troncos e afins.

Editado por VERA SANTOS
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb concordo, químicos para baixar pH dispenso. Aconselho sempre as formas naturais já aqui indicadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo plenamente com os ultimos posts
Com a utlização de quimicos o mais normal de acontecer são constantes flutuações...
com troncos, pinhas de ameiro, etc têm-se alterações menos significativas no ph mas são mais estáveis e duradoras. Já para não falar que se ganha na estética ( caso dos troncos) e nos €s que se poupa é frascos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

se me permitem dar a minha contribuição é a seguinte:

Eu seguia á risca o poste da Vera Santos. (por experiencia própria é a melhor solução).

Nas minhas TPA's semanais eu adiciono na água da TPA sumo de limão até equilibrar o PH com o desejado, faço este procedimento há anos sem uso de qualquer químico.

espero que consiga bons resultados

cumprimentos

afonso

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde

é sempre subjectivo, depende da quantidade de água na TPA e sobretudo do valor do PH desta mesma água.

A titulo de exemplo, no meu caso pessoal eu faço TPA de 80 litros a água apresenta um valor de PH 7,6 e uso o sumo de um limão médio inteiro, de qualquer modo verifico sempre o PH pois poderá ser necessário fazer acertos, se houver necessidade de subir o PH então utilizo o bicarbonato de sódio.

pode parecer chato mas é eficaz.

com a continuação este método acaba por fazer parte da rotina semanal

cumprimentos

afonso

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso do sumo de limão funciona tambem com águas duras?

 

afonso 321 acha que será possivel baixar o pH de 8.5?

 

Mas como faz isso?

ex. Balde com agua acabada de sair da torneira, coloca o sumo de limao e espera ou baixa logo de imediato?

aplicada essa agua no aquario esta não irá subir novamente o pH?

 

Desculpem as perguntas mas fiquei bastante curioso. :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu posso explicar como faço , e é apenas a minha experiencia nada tem de científico apenas como faço há 5 anos sem problemas.

eu uso um balde preto (tipo do lixo) que leva 80 litros, eu uso água da torneira filtrada com um filtro simples desses dos chineses tem dois estágios, um de sedimentos e o outro de carvão, portanto ligo directamente á torneira e encho o balde, depois faço as minhas medições com as canetas de PH e TDS é simples e não dá trabalho, como regra geral o PH vem a 7,6 (+-) eu espremo o sumo de um limão inteiro (no espremedor) e deito no balde, como uso uma bomba de retorno para fazer a TPA meto-a dentro do balde e ligo de modo a agitar a água, e passado pouco tempo volto a medir, regra geral não faço mais nada mas, se eventualmente me engano e o limão é grande demais verifico que o PH cai para os 5 ou menos (já me aconteceu) então neste caso uso o bicarbonato de sódio para me elevar o PH para a o nível pretendido (para mim entre os 6,8 e 7).

é claro que de volta e meia messo o Kh pois tanto o limão como o bicarbonato têm influencia neste parâmetro (que é importante)

em resposta ao Serafim, sim o sumo do limão funciona com águas duras (faz baixar o Kh)

espero que entendam isto não como um ensinamento mas apenas o método que eu uso, e como funciona achei que o devia transmitir.

cumprimentos

afonso

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Eu posso explicar como faço , e é apenas a minha experiencia nada tem de científico apenas como faço há 5 anos sem problemas.

eu uso um balde preto (tipo do lixo) que leva 80 litros, eu uso água da torneira filtrada com um filtro simples desses dos chineses tem dois estágios, um de sedimentos e o outro de carvão, portanto ligo directamente á torneira e encho o balde, depois faço as minhas medições com as canetas de PH e TDS é simples e não dá trabalho, como regra geral o PH vem a 7,6 (+-) eu espremo o sumo de um limão inteiro (no espremedor) e deito no balde, como uso uma bomba de retorno para fazer a TPA meto-a dentro do balde e ligo de modo a agitar a água, e passado pouco tempo volto a medir, regra geral não faço mais nada mas, se eventualmente me engano e o limão é grande demais verifico que o PH cai para os 5 ou menos (já me aconteceu) então neste caso uso o bicarbonato de sódio para me elevar o PH para a o nível pretendido (para mim entre os 6,8 e 7).

é claro que de volta e meia messo o Kh pois tanto o limão como o bicarbonato têm influencia neste parâmetro (que é importante)

em resposta ao Serafim, sim o sumo do limão funciona com águas duras (faz baixar o Kh)

espero que entendam isto não como um ensinamento mas apenas o método que eu uso, e como funciona achei que o devia transmitir.

cumprimentos

afonso

 

Muito bom, (sou muito mau a quimica).

Mais uma ideia para a lista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Ontem a noite estive a experimentar esta ideia e para terem ideia por cada 2 Litros de agua basta aproximadamente 50gotas de sumo de limão para baixar o pH de 8.5 para 6 (valores aproximados devidos aos testes serem feitos através de gotas) Mais tarde ponho os resultados!

 

Esta pode ser uma boa ideia para deixarem de existir aquários com cor de chá, e muito, muito mais barata! Vou ter de fazer mais testes em maiores quantidades de agua para verificar se os resultados seram os mesmos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu posso explicar como faço , e é apenas a minha experiencia nada tem de científico apenas como faço há 5 anos sem problemas.

eu uso um balde preto (tipo do lixo) que leva 80 litros, eu uso água da torneira filtrada com um filtro simples desses dos chineses tem dois estágios, um de sedimentos e o outro de carvão, portanto ligo directamente á torneira e encho o balde, depois faço as minhas medições com as canetas de PH e TDS é simples e não dá trabalho, como regra geral o PH vem a 7,6 (+-) eu espremo o sumo de um limão inteiro (no espremedor) e deito no balde, como uso uma bomba de retorno para fazer a TPA meto-a dentro do balde e ligo de modo a agitar a água, e passado pouco tempo volto a medir, regra geral não faço mais nada mas, se eventualmente me engano e o limão é grande demais verifico que o PH cai para os 5 ou menos (já me aconteceu) então neste caso uso o bicarbonato de sódio para me elevar o PH para a o nível pretendido (para mim entre os 6,8 e 7).

é claro que de volta e meia messo o Kh pois tanto o limão como o bicarbonato têm influencia neste parâmetro (que é importante)

em resposta ao Serafim, sim o sumo do limão funciona com águas duras (faz baixar o Kh)

espero que entendam isto não como um ensinamento mas apenas o método que eu uso, e como funciona achei que o devia transmitir.

cumprimentos

afonso

 

Eu a pensar que eram os "caroxos" que me vinham roubar os limões, afinal deve ser algum colega do hobby :)

Vou testar essa dos limões quando me chegar a caneta do PH...

 

Dava me jeito baixar o KH um pouco mas tenho receio de estar a usar quimicos para esses fins...

 

Obrigado pela partilha

 

Cumps.

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O KH nao sei se é afectado e como é afectado! Mas relativamente ao pH, posso dizer que 48h depois com agua numa garrafa aberta, o valor de pH mantém-se, qual agua de osmose ou químicos!?! O belo do limão natural e bem barato!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais