Como lidar com o pH?


Recommended Posts

Viva,

 

Há uns 15 anos atrás tentei iniciar-me no mundo dos aquários com um aqua artesanal de 30L, mas acabei por desistir, pois os pexes morriam todos em pouco tempo. Os Neons não chegavam a durar 24 horas.

Após uma limpeza de Primavera da cave, reencontrei o tal aqua e decidi dar-me nova oportunidade e estabeleci como objectivo final chegar aos marinhos, investindo primeiro uns aninhos nos de água doce.

 

Então cá vai:

 

Aquario:60x25x25 (um artesanal, feito em vidro)

Substrato: não sei identificar. Algo com aspecto muito artificial que comprei há 15 anos no Continente.

Filtro: Das poucas coisas que comprei agora, um Fluval U2, interno

Iluminação: Uma T8 de 15watts

Decoração: meia dúzia de conchas e uma rocha, que trouxe da praia. Tudo foi tratado com cloro e fervido antes de montar o aqua. Fiz o teste do vinagre com a rocha e deu neutro.

 

Após estar a ciclar há 30 dias, tenhos estes valores:

 

NH3: 0

No2: 0

No3: 10

KH:5

pH:7.6

 

Estava a ciclar o aqua com 3 Nariz de Bebâdo quando reparei há dois dias que tinham Ictio. No final do dia, dois já tinham morrido e o último morreu esta manhã, quando já tinha iniciado o tratamento. Não tenho ideia do Iction ser fatal em tão pouco tempo, pelo que estou desconfiado do pH. Sempre achei o pH demasiado alto para a loja que me vendeu os peixes disse-me que o pH era normal e suportável por estes peixes.

Não atribuo culpa às conchas pois da última vez que analisei a água, fiz também o teste de pH à agua da torneira e deu 7.8 (No relatório das Águas de Cascais, referem um máximo de 8.2 e um minimo de 7.2).

Agora as minhas perguntas:

 

- Se o aquario tem o pH 7.6 e várias fichas deste peixe indicam o pH 6.8 como ideal, serão estes peixes indicados, como me aconselharam?

- Devo seguir-me pelo pH que a água da torneira tem e habitar um aqua com peixes que suportem esses valores, ou é possivel ajustar o pH a gosto?

 

Obg,

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há productos para aumentar ou diminuir o ph. Nao sei se essa foi a causa da morte, não sei se tens mas aconselhava plantas verdadeiras.

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

O meu problema é a dificuldade no ajuste do pH. Li em vários sitios que o efeito dos quimicos usados para aumentar ou diminuir o pH é efemero, pois os valores tendem a voltar ao original. Além disso, se tenho no aquário um pH muito diferente do que tenho na água da torneira, as tpa ficam mais complicadas, pois o acondicionamento da água é mais complexo do que apenas eliminar o cloro.

Falaste em plantas... Ter plantas no aquário baixa o pH? Usar CO2 é uma boa opção?

Obg,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Aceitando as vossas sugestões (usar água engarrafada e tirar as conchas), decidi iniciar a seguinte analise:

 

- Fiz 4 amostras de água:

a) Agua Mineral (pH 6.5, KH 2)

b) Agua Mineral + conchas

c) Agua Mineral + Substrato (é demasiado artifical para ter confiança nele)

d) Agua Mineral + Agua da Torneira (pH 7.2, KH 4)

 

- Fiz testes das amostras todas. Não houve alterações. A amostra com a mistura de águas ficou com pH 6.8 e KH 3.

- Irei fazer novos testes no Dia 1, Dia 3, Dia 5 e Dia 10

 

No final irei tentar tirar conclusões, nomeadamente se retiro as conchas e se a mistura 50/50 de água mineral e torneira é adequada.

 

Reparei em algo curioso. Quando testei o pH e KH da água da torneira (da cozinha), reparei que o pH (7.2) tinha o valor mais baixo de todos os testes que tinha feito à água da torneira. Decidi testar também a água vinda da torneira de onde habitualmenteretiro retiro a água para o aquário (wc) e o valor deu 7.5. Faz sentido ter valores diferentes na mesma casa?!?

 

Obg pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tenho impressão que as conchas vão alterar diretamente o GH e não o KH, para alterares o KH podes comprar bicarbonato de sódio (aumentar).

 

Remove as conchas, estão a aumentar-te o nivel de cálcio no aquário e consequentemente o GH. Não tens de te preocupar com isso neste momento.

 

Quando medires o PH da agua da torneira, mede depois de esta estar umas horas dentro de um garrafão em repiso. Porque diretamente da torneira poderá dar valores diferentes dos reais aos que irão estar no aquário, muito possivelmente.

 

Se comprares um peixito resistente, fizeres o ciclo de azoto (esperes um mes). E depois começares a comprar peixes com o seu devido tempo de intervalo, quero com isto dizer não comprares 5 peixes num dia. Desta forma tudo correrá bem. Prendeste-te a meu ver muito a PH e parâmetros da água. acho que isso não é um problema afinal é a agua que tu bebes. :)

 

Pergunta muito importantes:

 

1 - O que tens dentro do filtro de materias filtrantes?

2 - Como introduzes os peixes no aquário?

3 - Como fazes as trocas de água? A que temperatura está a nova agua?

 

 

Cumps.

 

PS: abstrai-te dos testes à água, desde que bem introduzidos os peixes aguentam-se sem problemas no teu aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Andre,

 

O ciclo já está praticamente feito. Iniciei o ciclo com três peixes nariz de bebado, mas entretanto morreram 1 dia após apanharem Ictio. Pelo que tive a ler, a falta de iluminação provoca isso. Eu não ligava a a iluminação porque achava nao ser importante por não ter plantas verdadeiras.

 

1 - O filtro tem duas placas de esponja grossa (foamex?), seguido de duas placas de lã carvão ativado e por fim, uma carga de biomax.

2 - Coloco os peixes dentro do aquario ainda dentro do saco da loja, aguardo 30 minutos e vou colocando alguma água do aquário dentro do saco em intervalos de 15 minutos. Após uma 1 hora, retiro os peixes do saco para dentro do aquário e deito fora a água do saco.

3 - Faços trocas semanais de 3 litros. Retiro a agua com um jarro e volto a encher com água da torneira. Antes de colocar a água no aquário, coloco aquele produto de acondionamento de água. Nunca reparei na temperatura da água.

 

Obg,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz assim, quando acabar o ciclo retira o carvão ativado. Em vez de trocares 3l troca 8 a 10. Nunca diretamente da torneira, enches 2 garrafoes e deixas repousar 48h. Nunca laves o filtro inteiro, essas placas de la fina troca de 15 em 15 ou de mes a mes, mais barato é comprares aquelas embalagens para exaustor.

 

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvao ativado é bom durante o ciclo e se usares por acaso algum produto para tratamento dos peixes, fora isso vai te roubar nutrientes. Além disso deve ter uma validade de 1 a 2 meses depois disso toda a sujidade que retirar vai voltar a soltar

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Isto sao tudo informações retiradas aqui no fórum e no google não sou nenhum expert nem nada parecido. Abraço

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Andre,

 

O ciclo já está praticamente feito. Iniciei o ciclo com três peixes nariz de bebado, mas entretanto morreram 1 dia após apanharem Ictio. Pelo que tive a ler, a falta de iluminação provoca isso. Eu não ligava a a iluminação porque achava nao ser importante por não ter plantas verdadeiras.

 

1 - O filtro tem duas placas de esponja grossa (foamex?), seguido de duas placas de lã carvão ativado e por fim, uma carga de biomax.

2 - Coloco os peixes dentro do aquario ainda dentro do saco da loja, aguardo 30 minutos e vou colocando alguma água do aquário dentro do saco em intervalos de 15 minutos. Após uma 1 hora, retiro os peixes do saco para dentro do aquário e deito fora a água do saco.

3 - Faços trocas semanais de 3 litros. Retiro a agua com um jarro e volto a encher com água da torneira. Antes de colocar a água no aquário, coloco aquele produto de acondionamento de água. Nunca reparei na temperatura da água.

 

Obg,

 

1. tudo ok. Quando limpas o filtro 1x por semana (obrigatoriamente) deves colocar a tua carga de biomax dentro da agua do aquário, nunca fora de agua pensa que o biomax, imagina isso como um peixe, não o vais deixar fora de agua 10 ou 15minutos. Nem colocar em agua nova sem cuidado nenhum.

 

2. Se estás a ter mortes dos peixes aconselho-te a procederes a aclimatizarão usando o drip-method. Isto porque é um processo muito mais seguro e menos stressante PARA TI e para o peixe. Basta um pouco de tubo de ar e um regulador de fluxo ( podes até dar um nó para reduzir a quantidade de água que sai). Colocas o saco com o peixe num balde preso com uma mola da roupa e deixas o tubo a pingar durante uns 30 minutos, a cerca de 1 ou duas pingas por segundo +/-.

Fica um video como exemplo. Eu tinha mortes por causa da aclimatização desde que faço isso nunca mais!

 

 

3. Trocas parciais de agua (TPA) como já foi dito podes fazer 10L por semana. Convém garantires que não baixas a temperatura da agua do aquário mais do que 1 a 2 graus. Para isso a nova agua deve estar quase a mesma temperatura da agua do aquário. ISTO é uma das maiores causas de ICTO não lâmpadas ou outras teorias ( que eu sabia). Nunca usar agua mais quente do que a do aquário na TPA.

 

Boa sorte!

André

Editado por andre1991
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Acabei por retirar toda a decoração e substrato e começar de novo.

Pedi aconselhamento numa loja para escolha de um substrato onde possa ter duas ou três plantas de fácil manutenção. Sugeriram silica e plantas fixas em troncos ou pedras. Trouxe uma Microsorum fixa num tronco e irei voltar para trazer uma ou duas Anubias fixas em pedra.

 

Deitei toda a água fora, e limpei o aquário. Durante o processo, calculei que poderia aproveitar o biomax do aquário anterior e reservei num pouco da água antiga durante a operação.

Daqui a um ou dois dias vou comprar dois peixes para o ciclo. Irei então treinar a técnica da aclimatização por drip.

 

Ficou assim:

 

foto_zps474a7a30.jpg

 

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.