DIY SUMP


Recommended Posts

Boas,

Estive a pensar e talvez faça um sump para o meu aquário de água doce (sai mais barato do que comprar um filtro externo e gosto de construir coisas). Mas como tal, não sou um expert e preciso da vossa ajudar para dicas/opiniões :) O sump irá estar integrado numa caixa de plástico (tipo taparuere) com divisórias.

Alguma ideia que me permita a não necessidade de ter uma bomba a puxar a água para o SUMP(sem furar)

Que bombas acham que deva usar?

 

Segue 2 imagens diferentes do projecto:

 

 

SUMP2.png

 

SUMP.png

Editado por BioJaeger
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, bombas só precisas de uma de retorno para levar a água da sump para o aquário, a água que sai do aquário se não fizeres furo ao nivel superior só podes optar por uma "overflow".
Vê nas imagens do google há muita coisa de compra ou DIY.

Editado por 145jose

««Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar»»

 

Abraço

José Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Hoje em dia, se não estiver no youtube, é porque não se consegue fazer.

 

 

Boa sorte.

 

Eu era para comprar uma bomba que faz 900l/h(mesmo rendimento do filtro externo que estive para comprar), mas terei de baixar o seu rendimento. Ao baixar, não vai tornar a filtração menos eficaz?

Editado por BioJaeger
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ao colocar uma bomba no aquario e outra na sump terás sempre problemas!

Mesmo que indiquem caudal identico, na pratica nunca será exatamente igual... a diferença de caudais

resultará num aquário vazio e sump a transbordar ou sump vazia e aquario a transbordar!

 

Solução?... detetores de nivel e algo que ative e desative as respetivas bombas!... solução

demasiado complicada para o caso. Existe uma regra que se aplica a todas as áreas. A solução

mais simples é sempre a melhor :)

 

O mais simples é o uso da overflow e apenas uma bomba da sump para o aquário ;)

  • Votar + 1

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas Carlos

 

Não,Se meteres uma bomba com pouco caudal a sump nunca vai transbordar.

A quantidade de água que sai da sump vai ser a mesma que entra e geralmente a sump fica com espaço suficiente sem água,para o caso de a bomba avariar.

Se avariar ou faltar a eletricidade,apenas sai a água do aquário,que está acima do buraco de saída de água e assim não tens problemas nem no aquário nem na sump.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos

 

Não,Se meteres uma bomba com pouco caudal a sump nunca vai transbordar.

A quantidade de água que sai da sump vai ser a mesma que entra e geralmente a sump fica com espaço suficiente sem água,para o caso de a bomba avariar.

Se avariar ou faltar a eletricidade,apenas sai a água do aquário,que está acima do buraco de saída de água e assim não tens problemas nem no aquário nem na sump.

Acho que ja percebi. Obrigado pelo esclarecimento

 

Carlos Virginia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa em meter o meu bedelho.
O problema não é a bomba. O problema é o diâmetro dos tubos de escoamento.
Isto pode ser feito com uma bomba que debite milhões de litros hora, depende se tem capacidade de escoamento ou não.
(Isto é a minha opinião, que vale o que vale (ou seja...NADA) porque não percebo nada de DIY).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais