Os meus nitratos - Porquê?


Parfausto

Recommended Posts

Olá pessoal!

 

O meu pedido de ajuda aos experts é o seguinte:

Tenho um aqua de cerca de 45 litros com susbtrato TMC Nutrasoil Brown e moderadamente plantado. Por ter sido avisado sobre os picos de amonia deste substrato nas 2 primeiras semanas deixei 1 mês a estabilizar até colocar uns peixes e uns camarões. Neste momento o aqua tem quase 3 meses, tem cerca de 8 a 10 red cherry, e 2 casais de guppy Endler que são para sair uma vez que o destino do aquario é só gambas.

- Passando ao que importa, quando faço testes à qualidade da agua tenho:

  • Amonia = 0
  • Nitritos = 0

Quanto aos nitratos estão sempre um bocado altos. Faço TPA´s, não muito frequentes mas faço. Também nessas TPA´s só mudo uma pequena percentagem da agua mas, funciono da mesma forma com outros 2 aquarios que tenho sem acontecer isto e têm muito mais fauna e flora.

 

Alguém tem alguma pista ou alguma dica que possa fornecer como ponto de partida para procurar a causa desta situação? è que nesse aquario já coloquei 2 Cristal Red e duraram 2 ou 3 dias, até saber o que se passa não vou colocar lá mais nada. Inclusive já apareceram 2 red cherry mortos também. Apesar de serem camarões baratos são seres vivos, não os queremos a morrer por aí sem mais nem menos.

 

Desde já obrigado a todos pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmm, "moderadamente plantado", "Faço TPA´s, não muito frequentes mas faço. Também nessas TPA´s só mudo uma pequena percentagem da agua mas," -> penso que está aí a origem dos nitratos altos. Podes explicar melhor, por favor, com que frequência fazes os TPA's e a percentagem de água que substituis?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo!

Antes de mais, obrigado pela tua resposta/ajuda.

Tens razão, o problema deve estar aí.Falei com uma pessoa que entende um pouco ou pelo menos mais do que eu e a primeira hipótese a que chegamos foi a "quantidade" das TPA´s. Embora faça as TPA´s com alguma frequência ( espaços de 2 ou 3 dias, máximo 4 dias) apenas mudo cerca de 2 ou 3 litros num aquario de 40 litros. Outra coisa que talvez estivesse a fazer errado (talvez a principal razão de terem morrido alguns camarões) foi a rapidez com que coloquei a nova água em vez de o fazer muito lentamente

Aos poucos vou melhorando! Obrigado pela ajuda e continuo aberto a mais dicas e sigestões, à sempre mais a aprender.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.