Manter rocha viva fora de água...?


Helder Nogueira

Recommended Posts

Bom dia,

 

Venho aqui expor mais uma dúvida que me surgiu.

Quero construir uma "ilha" com a rocha viva que tenho no meu aquário. Para esta "bricolage" vou usar parafusos e varão de inox e cola epoxy, específica para coral.

Mas quero construir a ilha em seco, fora do aquário. E também quero deixar a cola secar, antes de recolocar tudo dentro de água.

Quanto tempo é que posso ter a rocha viva fora de água, sem consequências negativas?

E já agora, dada a vossa experiência, aconselham alguma cola específica?

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Bom dia,

 

Venho aqui expor mais uma dúvida que me surgiu.

Quero construir uma "ilha" com a rocha viva que tenho no meu aquário. Para esta "bricolage" vou usar parafusos e varão de inox e cola epoxy, específica para coral.

Mas quero construir a ilha em seco, fora do aquário. E também quero deixar a cola secar, antes de recolocar tudo dentro de água.

Quanto tempo é que posso ter a rocha viva fora de água, sem consequências negativas?

 

 

Boas,

Parafusos dentro do aquário :scarerun: varão de inox :yb668: isso tem tudo para não correr bem.

Quanto ao tempo que a rocha viva aguenta fora de agua, eu diria que...depende!!! Poderá haver microorganismos que morram logo, (sinceramente não sei), mas diria que se for por uma ou duas horas, e se deixares alguma rocha dentro de agua, caso aconteça alguma coisa á rocha que tirares de agua, rapidamente a outra colonizará a rocha que esteve fora de agua.

Para ser sincero não sei se os parafusos e o varão de inox dentro de agua salgada darão origem a alguma reacção química, (é praticamente certo que sim), se fará mal aos peixes ou não, também não sei mas eu não arriscava.

NJP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é preferível realizar uma pirâmide perfeita de rocha e com a cola própria, eu por acaso já vi na net um caso semelhante em que o retorno da sum era para o topo da "ilha" mantendo sempre a rocha rocha e "hidratada" agora se é aconselhável não sei ao certo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais