que substratos anda o pessoal a usar?


rodribike

Recommended Posts

Boas malta! gostaria de saber que susbtratos andam a usar para os vossos Crystal Red/Black. Sei que ha muitos como ADA Amazonia, akadama, H.E.L.P. e muitos mais.

Têm conhecimento de algum que não recomendem por nada? (experiencia própria ou não)

Pergunto isto porque estou a usar TMC nutra soil e tem sido um desastre para os CR de modos que estou a pensar remodelar o mesmo... Dizem que ADA é "receita" para o sucesso mas queria opiniões para avaliar tudo com clareza para fazer nova tentativa e desta vez com sucesso!

 

se alguém tiver opiniões do mesmo agradecia.

 

obrigado a todos e continuação ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sem dúvida que o ADA Amazónia faz "milagres".

 

Posso dizer-te que já experimentei vários Substratos,mas nenhum até agora se compara com o Amazónia.

Comprei à cerca de 1 mês e meio outro diferente (Pro soil da Aquatic Nature) para experimentar,pois parecia muito idêntico ao amazónia,mas enganou-me bem.

 

Não está a fazer nada daquilo que diz no saco.Até agora parece-me um substrato neutro.

 

Meti também um outro (Aquarium soil da Tropica) neste novo aquário que montei à dias e esse já me parece bom,por enquanto está a parecer-me equivalente ao Amazónia.

Mas agora falta ver a longo prazo...

Editado por David EC Costa
  • Votar + 1

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Como disse o David, sem dúvida que o ADA é o melhor para os Crs e Cbs. Não por experiência própria, mas o que vejo através de alguns criadores nacionais e internacionais o ADA parece ser o FERRARI dos substratos. CARO mas BOM!

 

Eu comecei por utilizar substrato inerte da JBL que não mexia nos parâmetros da água o que era mais difícil pois tinha que estar constantemente a tratar a água quimicamente. Depois passei para o Elos Premium Soil Terra! Ainda hoje tenho esse substrato em dois aquários e porta-se lindamente baixando o ph e a dureza.

 

Agora tenho Aqua Gro Soil e este também me parece muito bem até agora. Tenho-o em 5 aquários. Baixa-me o ph para 6.6/6.8 e a dureza geral para GH - 4/6. Tenho sempre boas cerâmicas nos filtros e ainda não experimentei medir a dureza da água sem elas, mas é sem dúvida um substrato que recomendo devido à relação entre qualidade/preço.

 

O efeito tampão dos vários substratos pode variar consoante a água da rede ou água de TPA que utilizarmos.

 

Estes são os que resultam comigo :gameboy:

 

Cumprimentos.

  • Votar + 1

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estamos cá é para ajudar...

 

Queres mesmo saber os parâmetros da água da rede na minha zona?Deve ser parecida à tua,mas aqui vai:Ph 7,6/7,8 Gh 6,Kh já não me recordo.

 

Antes que perguntes,eu respondo:)

Apenas uso alguma desta água,para subir um pouco o ph e gh da água engarrafada que uso.

Eu só uso a água de Penacova (ph 5,3) misturada com a água da rede.

 

De 1 garrafão faço 2,misturo metade/metade.

 

Não uso mais nada,nem para subir nem para baixar qualquer parâmetro.

Apenas umas pinhas de amieiro de vez em quando e umas folhas de amendoeira da índia,mas apenas para os camarões penicarem.

  • Votar + 1

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou fiel ao ADA AMAZÓNIA, aqui em casa tenho ada em todos os aquários e os resultados estão à vista, o aquário mais antigo tem 2 anos e picos... e ainda tem o granulado em estado razoável para a idade ;)

 

CBS, CRS, snow whites, Taiwans, Tigers, Tibees, Taitibees... tudo com ADA e sem problemas ;)

 

 

Uso agua de garrafão e sem oscilações de parâmetros os camarões estão muito bem!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andre Miranda 2 anos é muito tempo mesmo! dessa maneira compensa o investimento!

 

David EC Costa hás de me dar o contacto do teu vidente :P

sim, é parecida, por acaso pensei que mudasse mas não

 

por acaso não sabem os valores do ph, kh e gh dos teus aquários com ADA? visto que têm métodos diferentes gostava de comparar os valores :)

 

já vi que o pessoal costuma ter abordagens diferentes: ha quem use só do garrafão, outros misturam outros usam da torneira apenas e ha quem use água de osmose com adição de minerais e mesmo assim (com ADA) conseguem ter resultados portanto parece que vou investir nisso :)

 

obrigado mais uma vez a todos e boa continuação ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu como tenho camarões variados logo tenho varios substratos.

 

Desde Amazonia, o da Fluval, JBL Manado e Areia de Coral.

 

De vez em quando vejo o PH e só uso água da rede.

 

Até agora tenho-me dado muito bem.

 

Abraços

  • Votar + 1

Nuno Henriques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

 

Na minha opinião o ADA já foi o melhor substrato disponível em Portugal, actualmente não o é.

Pelo que parece e pelo que tenho falado com o pessoal da Ásia a ADA deixou de fazer os substratos e passou a comprar na vizinha China, logo a qualidade já não é a mesma e para mim deixa de compensar o preço que se paga por um saco se já não é "made in Japan".

 

À 4 ou 5 anos a trás só tínhamos o ADA cá em Portugal, agora existem opções mais em conta. Por exemplo o Aqua Gro da Ocean Free em que um saco de 8 litros custa quase metade de um de ADA e a qualidade é a mesma a nível de estabilização de parâmetros, já testei e a partir de agora não quero outra coisa.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

FS

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Raramente comento debaixo do meu nome próprio devido à minha posição como lojista e patrocinador do fórum, mas o Fábio acabou de prestar uma informação falsa e que para bem da verdade convém esclarecer. Todos os solos negros usados na aquariofilia são recolhidos no Japão. O que diferencia o substrato Ada de todos os outros substratos é o facto de ser 100% de terra preta ( terra preta natural é muito rara, no Japão só existem 2 locais de recolha e esta é limitada pelo governo). Os outros solos no mercado são feitos ou a base de solo negro derivado da cinza dos vulcões, ou a partir de extratos de terra negra ou transformando terra amarela em terra preta através de processo termico. Associado à terra preta usada no substrato da ada está um conjunto de nutrientes e substâncias naturais que não existe em qualquer outro tipo de solo.

Esta informação está ao alcance de qualquer um, basta procurar, e por isso quero acreditar que a informação errónea prestada aqui tem origem no desconhecimento sobre estes dados.

 

Cumprimentos, Rui Alves

  • Votar - 1

Lifeguard save me from life.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Rui,

 

Não sou de prestar informações falsas, pois não tenho qualquer interesse em que se venda o substrato x ou y, quando escrevo no forum tenho o cuidado de investigar primeiro. Sempre usei ADA e continuo a o usar na maioria dos meus aquários de reprodução de camarões. No entanto custa-me a acreditar que os solos negros sejam exclusivos do Japão, se lá existe deverá existir noutros pontos do planeta e é normal que ao fim de tantos anos outras empresas do ramo tenham descoberto quais as características necessárias para um solo como o aquasoil.

O que me leva a crer que seja verdade, foi o facto de ver nos últimos tempos vários criadores de camarões asiáticos deixarem de usar ADA e passarem a usar outras marcas, centenas de sacos para farms de camarões com várias centenas de aquários. Depois de questionar várias pessoas do porquê a resposta que tive foi essa.

 

Mas como não gosto de ficar só pelo que me dizem e querendo desmistificar as características de cada substrato activo, arranjei forma de se fazer aquilo que nunca vi disponível na Internet, testes de laboratório a solos. Os testes vão ser feitos a pelo menos 10 solos activos, pelo que peço à comunidade para participarem nestes testes com o envio de pelo menos 200gramas de um tipo de solo, sem ser usado, para sabermos afinal se existem tantas diferenças entre cada substrato activo. Se puderes fornecer 200gramas de cada um dos que tens seria óptimo.

 

Quem está interessado em ajudar nestes testes? Que substratos novos têm ai por casa?

 

Cumprimentos

FS

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem....Fabio....sem palavras. Nas que bela iniciativa!!!! De louvar.

 

Muitos parabéns.

 

Lamento, mas da minha parte não compensa mandar nada daqui da Madeira, mas realmente sempre tive para as Sakuras, o Amazonia da Adda.

 

Vou seguir de perto este tópico.

 

Abraços.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na verdade sempre fiquei curioso em saber como são feitos os substratos para aquários, por exemplo na ilha da Madeira todos os solos são de origem vulcânica, encontra-se até um cerro amarelo parecido com o Malaya é também solos negros, tem como característica principal serem ácidos.

Também não acredito que no continente asiático o pessoal das "Farms" paguem o mesmo valor que pagamos em Portugal pelos substratos, não quero com isto arruinar o negócio de ninguém mas sim naquela ideia do que é nosso também é bom.

Editado por clik
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E será que a durabilidade do aquagro é tão longa como do ada? Nunca usei nenhum dos 2 mas metade do preço parece tentador...

E relativamente à nutrientes tanto para plantas como para os camarões? Serão os 2 iguais? Até poderão vir do mesmo sítio e terem tratamentos diferentes quem sabe...

Estou só a especular não me interpretem mal!

 

Continuação a todos!

Editado por rodribike
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente não tenho nenhum não usado para te enviar, teria todo o gosto em ajudar, esse estudo é para já?

 

Eu ando a pensar em reformular os meus aquário e vou mudar o substrato em pelo menos 2, nessa altura poderei contribuir, mas se o Rui tiver disponiveis na loja "amostras" era bom, para podermos distinguir a verdadeira qualidade vs preço.

 

Vou aguardar sem duvida nenhuma os resultados desse estudo!

 

Cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Comecei com camarões com JBL Manado, nada a assinalar nem negativo nem positivo apenas a cor que não é muito do meu agrado para camarões. Entretanto utilizei "Aqua gro soil" que é bastante decente para o preço, neste momento tenho os meus PRL que já têm crias num aquário com esse substrato. Desta vez comprei algo um pouco mais caro que já tinha utilizado antigamente: "Red Bee Sand".

 

Não tenho nada de especial a assinalar apenas acho que o Aqua Gro Soil perde as propriedades relativamente mais rápido do que o "Red Bee Sand".

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Eu tenho 5 aquarios e eles têm vários tipos de subratos .

No maior que eu tenho tem o fluval shrimps, em dois tenho o da help e nos outros 2 tenho o da shirakura red bee sand.

De todos estes que tenho o da shirakura é o melhor para mim porque não me deixa muitos detritos dele no filtro e me deixa a água mais cristalina, o da help é bom mas deixa-me o filtro cheio de detritos do subrato e tenho notado que ele se vai desaparecendo aos poucos e o fluval para mim não é tam bom porque se eu não tiver cuidado tenho o PH nos píncaros .

Peço desculpa se estiver a dizer mal de algum subtrato que alguém esteja a utilizar mas é a minha opinião .

 

Cumprimentos

 

Paulo ferreira

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...