Celestial Dragon - ADA 60P


ricjor81

Recommended Posts

Boas,

 

Esta vai ser a minha primeira incursão no aquascaping. Inicialmente queria fazer uma coisa simples, mais para o low-tech, mas após uma visita à Aquaeden e com muitos conselhos por parte do Miguel Reis, acabei por extravasar um pouco.

 

Ora então aqui fica o setup:

 

Aquário:
- ADA 60P (60x30x36)

Filtragem:
- Eheim Ecco Pro 200

Iluminação:
- Aurora Lights 30w by Aquaeden

Aquecimento:
- TMC V2 Therm 50w

CO2:
- Tropica Plant Grow System 60

- Sistema de CO2 pressurizado by Aquaeden

Ferlização:

- ADA Brightly K

- ADA Step 1

Inertes:
- Dragon stone e Red moor wood

Substrato:
- ADA Aquasoil Amazonia 9L
- ADA Power Sand S 2L

Flora:
- Rotala rotundifolia
- Hydrocolyte tripartia
- Ludwigia palustris
- Anubias barteri var. nana
- Cryptocoryne wendtii "Green"
- Micranthemum "Monte Carlo"

- Pogostemon Erectus

- Limnophilia Hippuridoides

 

Fauna:

- Caridina japonica (x3)

- Otocinclus Affinis (x4)

- Nematobrycon Palmeri (x20)

- Ponpodetta Furcata (x1)

- Crossocheilus Siamensis (x1)

E algumas fotos após a montagem concluída:

 

IMG 20140927 WA0002

IMG 20140927 WA0001

IMG 20140927 WA0000

Editado por ricjor81
  • Votar + 2

Beauty lies in the eyes of the beholder: Verdant Stream, Celestial Dragon.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas fotos do dia 2 após uma mudança de 50% de água e de uma série de plantas a soltarem-se do substrato :(


Pormenor da dragon stone

CAM00051



Muita luz!!

CAM00043



Anubias

CAM00045



CO2

CAM00049



A Rotala a espreitar lá atrás

CAM00041

  • Votar + 2

Beauty lies in the eyes of the beholder: Verdant Stream, Celestial Dragon.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Excelente começo com material muito bom.

 

Não sei o que o Miguel te sugeriu, mas com essa luz as anubias ficariam muito melhor na base do tronco (à sombra do tronco). Na segunda foto do teu primeiro post nota-se, na minha opinião, que as anubias ficariam lá muito bem. No tronco, colocaria uns musgos.

 

A pedra grande do lado direito também não me convence... grande demais e puxa muita atenção para ela.

 

Abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia inicial seria de facto meter musgo no tronco. Tenho aqui java moss no outro aquário que provavelmente irá para lá. Relativamente às anúbias, de facto ontem estava a olhar para o aquário e a duvidar que a monte carlo fosse crescer ali por baixo do tronco, por isso parece-me uma boa sugestão já que elas não precisam de tanta luz.

 

Quanto à pedra, percebo, mas até gosto de vê-la ali. Quando o tapete crescer ela também vai parecer mais natural ali e ter menos atenção (julgo eu).

 

Relativamente aos conselhos do Miguel, as anúbias não foram ideia dele. A sugestão dele foi mesmo fazer moita por trás do tronco e tapete na frente. Vamos ver como evolui e que alterações farei depois.

 

Obrigado pelo feedback! :)

Beauty lies in the eyes of the beholder: Verdant Stream, Celestial Dragon.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, para primeira experiência no aquascaping, está de tirar o chapéu.

Excelente setup que tem tudo para dar certo.

 

 

De facto concordo com o Francisco a respeito das anubias. Elas não irão gostar muito de tanta luz directa e desse modo reforço a ideia de as colocar na base tronco.

 

Agora é deixar crescer, introduzir a equipa de limpeza daqui a uns dias, deixar crescer, podar, deixar crescer e deixar crescer. :)

 

Vai dando noticias!

 

PS.: Podes encher um pouco mais o aquário.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou fazer a alteração relativamente às anúbias. Depois coloco aqui o resultado.

 

Não enchi mais porque a monte carlo anda muito solta e volta e meia tenho de ir lá ajustá-la. Se tiver muito cheio transborda com o movimento. Enterrei-a um pouco mais com uma pinça (que não tinha quando a plantei) e espero ter resolvido esse problema.

Beauty lies in the eyes of the beholder: Verdant Stream, Celestial Dragon.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seguindo os conselhos (que muito agradeço), mudei as anúbias para a base do tronco. Já existem bastantes fungos no tronco, prontinhos para serem "atacados" pela equipa de limpeza que em princípio entrará no fim-de-semana.


CAM00052

Beauty lies in the eyes of the beholder: Verdant Stream, Celestial Dragon.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As anubias vão agradecer estarem mais à sombra.

 

Reparei que tens a calha toda recuada para trás. É habitual deixares assim? Recomendo que a coloques no centro do aquário para distribuir a luz por todo o aquário pois noto a Monte Carlo com pouca luz.

 

Isso está a desenvolver! Entretanto é dar a poda nas plantas de caule e replantar o pé podado ao lado para começar a adensar as moitas.

 

Estão no bom caminho!

 

Abraço

Editado por Miguel Reis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A calha estava para trás por ter andado a mudar as anúbias. Esqueci-me de a recolocar antes de tirar a foto.

 

Quanto à poda das plantas de caule não percebi. Devia tê-las cortado logo para as dividir?

 

Obrigado pela ajuda!

Beauty lies in the eyes of the beholder: Verdant Stream, Celestial Dragon.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje tive novamente a fazer as medições no aquário:

 

PH: 6,4

GH: < 3º

KH: 4º

NH4: < 0,05 ppm

NO3: 100 ppm

NO2: 0 ppm

 

A dureza da água está muito baixa. Devo preocupar-me com isso?

 

Amanhã também queria introduzir uma equipa de limpeza, estava a considerar caridinas japonicas.

 

Alguém sabe se com estes parâmetros eles se adaptam? Do que li eles têm alta tolerância a nitratos, mas não toleram amónia nem nitritos. Se assim for até me parece bem, mas também li que água muito suave não favorece invertebrados...

 

Dúvidas dúvidas...

Beauty lies in the eyes of the beholder: Verdant Stream, Celestial Dragon.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Atenção a esses nitratos, convém baixares esse valor para menos de metade antes de introduzires a fauna.

 

TPA's nisso.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, fez hoje 1 semana. As diatomáceas já apareceram nos vidros (ainda em muito pouca quantidade). Amanhã é dia de TPA e limpeza do aquário. Depois coloco umas fotos.

 

Obrigado a todos pelas dicas!

Beauty lies in the eyes of the beholder: Verdant Stream, Celestial Dragon.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte neste começo no aquascaping :smile2:

Com calma e paciência vais ver que consegues um layout bem arranjadinho, porque qualidade de materiais não falta!


Abraço,

André

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem fiz uma TPA para nivelar os parâmetros.
Hoje de manhã as medições eram as seguintes:
PH: 6,4
GH: < 3º
KH: >3º e <6º
NH4: < 0,05 ppm
NO3: 25 ppm
NO2: 0 ppm
Dados os parâmetros, e como o tronco já estava bastante fungado...

CAM00067

Entraram os primeiros membros da equipa de limpeza. Por agora 5 caridinas japónicas.

CAM00073

Esta decidiu meter-se num pedestal.

CAM00077

E uma foto de panorama. Tenho de dar ali um jeito no lado esquerdo para juntar mais a ludwigia e colocá-la mais por trás do tronco.

CAM00081

Editado por ricjor81

Beauty lies in the eyes of the beholder: Verdant Stream, Celestial Dragon.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso realmente está com bom aspecto. Parabéns!

 

Tenta agrupar mais a Ludwigia para junto do tronco e deixar aquele canto reservado à Hydrocotyle (isto enquanto a Hydrocotyle não se começar a espalhar pelas restantes zonas - muita tesoura aqui neste processo para a controlar).

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 15 da montagem, mais uma TPA.

 

Desde o início da semana passada comecei a fertilizar com Brightly K. Vamos ver como vai correr.

 

Isso realmente está com bom aspecto. Parabéns!

 

Tenta agrupar mais a Ludwigia para junto do tronco e deixar aquele canto reservado à Hydrocotyle (isto enquanto a Hydrocotyle não se começar a espalhar pelas restantes zonas - muita tesoura aqui neste processo para a controlar).

 

 

Abraço

 

Seguindo as recomendações, dei um jeito no lado esquerdo para delimitar melhor a zona das plantas. O tapete também já se nota algum crescimento, em especial no lado direito.

 

Algumas fotos para dar uma ideia:

CAM00190

CAM00191

CAM00192

Os parâmetros continuam todos como normal (embora continue preocupado com a falta de dureza da água, será que vou ter problemas com isto?):
PH: 6,4
GH: < 3º
KH: < 3º
NH4: < 0,05 ppm
NO3: 25 ppm
NO2: 0 ppm

Beauty lies in the eyes of the beholder: Verdant Stream, Celestial Dragon.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

montagem interessante, composição bem conseguida.

tenho dureza semelhante na água, algumas plantas não gostam muito.

Para já eu não me preocupava muito, se vires que precisas de compensar vais ajustando com calma ao longo do tempo.

Uma sugestão, quando tirares afoto coloca um cartão no fundo.

Podes brincar e ver qual a cor que preferes (até mesmo ver a melhor inclinação, vertical ou na diagonal).

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

montagem interessante, composição bem conseguida.

tenho dureza semelhante na água, algumas plantas não gostam muito.

Para já eu não me preocupava muito, se vires que precisas de compensar vais ajustando com calma ao longo do tempo.

Uma sugestão, quando tirares afoto coloca um cartão no fundo.

Podes brincar e ver qual a cor que preferes (até mesmo ver a melhor inclinação, vertical ou na diagonal).

cumprimentos

 

Boas,

 

Obrigado pelo feedback.

 

Até agora realmente ainda não detectei problema nenhum com as plantas. Vamos ver como evolui.

 

De facto tenho de investir um pouco mais nas fotografias. Até agora tenho tirado todas com o telemóvel sem grande cuidado, mas já vi que a malta por aqui também investe na arte da fotografia. Vou analisar a parte do cartão :)

Beauty lies in the eyes of the beholder: Verdant Stream, Celestial Dragon.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

37º dia da montagem.

 

Estou com alguns problemas com algas, especialmente BBA. A equipa de limpeza foi reforçada para tentar resolver o problema. Medições aparentam estar todas normais.

 

Desde o último update, as grandes alterações foram ao nível da fauna.

 

Neste momento o aquário têm os seguintes habitantes:

- Casal de colisas (irão sair, vieram do aquário anterior)

- 6 Rasbora Arlequim (idem)

- 6 Popondetta Furcata (irão aumentar de número)

- 2 Tetra Imperador (idem)

 

E na equipa de limpeza:

- 5 Otos

- 1 Ancistrus sp

- 1 SAE

- 1 Stiphodon

- 7 Caridinas Japonicas

 

Basicamente, vão sair os peixes do aquário anterior e ficar apenas com as Furcatas e os Imperadores. Acho que combinam bem.

 

E agora algumas fotos:

20141102 212649

20141102 212228 1

20141102 212433

20141102 212621 EFFECTS

Beauty lies in the eyes of the beholder: Verdant Stream, Celestial Dragon.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Impecável é o que tenho a dizer! Só gostava de ver mais uns pés da ludwigia sp. Ou talvez usar uma outra planta para aumentar a densidade da moita nesse lado do tronco.

 

Está mesmo a ficar giro!

 

Boa continuação e não se esqueçam do que falei e está a faltar aí agora! :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Impecável é o que tenho a dizer! Só gostava de ver mais uns pés da ludwigia sp. Ou talvez usar uma outra planta para aumentar a densidade da moita nesse lado do tronco.

 

Está mesmo a ficar giro!

 

Boa continuação e não se esqueçam do que falei e está a faltar aí agora! :)

 

Abraço

Já está encomendado e à espera que o Rui tenha o material para montar o kit. Vamos ver se quando ele vier de férias já tem o material necessário.

 

A Ludwigia não tem tido um crescimento muito exuberante, perde algumas folhas todos os dias e não tem dado para cortar e replantar de forma a tornar a "moita" mais densa. Vamos ver se com o CO2 pressurizado melhora.

 

Também não morro de amores pelas anubias ali no centro. Sugestões de alguma planta para tapar aquele buraco?

Beauty lies in the eyes of the beholder: Verdant Stream, Celestial Dragon.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas!

 

O Pai Natal este ano chegou mais cedo e trouxe com ele um Kit de CO2 da Aquaeden. O sistema que tinha da tropica não me desiludiu, antes pelo contrário, mas a ideia era que fosse temporário até poder substituir por algo melhor.

 

Deixo uma fotos após a montagem do sistema:

 

20141107 215608 1

Editado por ricjor81
  • Votar + 2

Beauty lies in the eyes of the beholder: Verdant Stream, Celestial Dragon.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo, de facto, sabendo que o KIT de CO2 da Tropica era uma grande mais valia na manutenção das plantas um pouco mais exigentes do que as chamadas de "baixa manutenção", acho que, mesmo assim, nos surpreendeu a todos com a qualidade com que a flora em causa cresceu.

 

Mas agora sim, sistema de CO2 profissional para levares esse layout ao próximo nível.

 

 

Vai actualizando!

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.