Qualidade da água e TPA


Hugo Marques

Recommended Posts

Boa noite.

Desde que tenho o meu aquário, tenho usado água da torneira em conjunto com um condicionador de água da JBL, apesar de ter resultado até agora começo a ficar preocupado com a utilização de aditivos por largos períodos de tempo.
O principal problema com que me deparo é o pH da água e a sua dureza. Apesar dos peixes não se ressentirem muito, não quero que estejam a ser prejudicados de todo. Tento sempre regular o pH com Sera ph Minus mas esta situação acaba por inverter e voltar quase ao normal após alguns dias.

A minha questão no fundo é se devo manter o mesmo sistema e continuar a usar água da torneira, após o repouso de 72h, usando à mesma condicionador para neutralizar os metais pesados e traços de cloro que possam existir na água (Moro no Montijo e eles esticam-se na dosagem de cloro na água) ou passo a usar água engarrafada já com o pH aproximado do valor recomendado para os peixes que tenho?

 

A TPA é feita 1 vez por semana, 25% de água aspirada do fundo.

 

Material:

 

Aquário 80x36x30 (86 litros)

Aquecedor: Eheim Jagger 150W

Fltro: JBL e901

Substrato: JBL Manado

Iluminação: Tecatlantis 54W Led (560 leds +/-) (é luz em excesso acho eu e por isso reduzi as horas de luz)

 

Flora:

Anubia Nana x4

Feto Java x3

 

Fauna:

 

2 Escalares (casal)

2 Barbos Vermelho (casal)

4 Arco-Iris (2 casais)

1 Corydora Panda

3 Corydora Bronze

1 Corydora Pimenta

1 Plecostomus

4 Ancistrus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo

 

Quais são exatamente os parâmetros do teu aquário utilizando a agua da torneira?

 

Noutro assunto, acho que deverias tirar o pleco do aquário ... São animais que atingem um tamanho gigantesco e que produzem muita porcaria :s

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo

 

Quais são exatamente os parâmetros do teu aquário utilizando a agua da torneira?

 

Noutro assunto, acho que deverias tirar o pleco do aquário ... São animais que atingem um tamanho gigantesco e que produzem muita porcaria :s

 

o pH varia entre 7.6 e 8.4 (medido digitalmente)

 

Consigo uma descida gradual até aos 6.5 mas por pouco tempo. A dureza é superior a 12.

 

Quanto ao pleco, estou consciente disso, quando o mesmo atingir um tamanho considerável será "transferido" para um lago com cerca de 8000 litros de água, onde estão mais uns quantos da mesma espécie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update:

Mais uma TPA e nova verificação.

Os parâmetros agora com melhor precisão:

 

pH: 8.0
kH: 7
gH: 8

NO2: 0.0 mg/l

NO3: 10 mg/l

NH4/NH3: 0.5 mg/l - 0.03 mg/l

A TPA foi de 25% de água por aspiração do fundo com sifão de aquário, correspondente a perto de 21 litros de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

 

Quanto ao pleco, estou consciente disso, quando o mesmo atingir um tamanho considerável será "transferido" para um lago com cerca de 8000 litros de água, onde estão mais uns quantos da mesma espécie.

Boas,

 

Eu sei que não é o assunto, mas o lago onde tem os outros plecos é aquecido?

Também tou com ideias de fazer o mesmo mas tenho medo que não aguentem as baixas temperaturas do inverno.

 

Pedro Gomes

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos garrafões tem la escrito o ph e mais coisas

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

O problema não é o que vem escrito, mas sim aquilo que não vem.

A água engarrafada não leva o cloro que elimina bactérias prejudiciais ao corpo humano, que possivelmente podem ser prejudiciais para os peixes, de certa forma teria que adicionar químicos na mesma para salvaguardar a fauna e flora do aquário.

 

O buffer deu resultado, o pH está agora nos 6,5 em conjunto com a temperatura constante nos 26,2 os peixes estão mais activos e mais dispersos pelo aquário.

Contudo gostaria de manter o tópico activo pela questão das águas engarrafadas, se alguém tiver uma opinião, conhecimentos ou dúvidas seria bom partilhar as mesmas para perceber os prós e contras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Porque é que o problema está na água de torneira, qual é o pH da água aí?

 

Quanto menos produtos químicos melhor.

 

Água de garrafão, não falando sequer da composição química, parece-me pouco exequível para um aquário desse calibre.

miniatura_f_rum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais