Fascinio por Discus e 1º Aquario a sério.


HSousa

Recommended Posts

Eu disse-te que os Discus nao pareciam estar bem.... Puses-te a bomba de circular como te indiquei??? tlv até poderia nao ser disso, no entato eliminavas um mal de cada vez.

 

Qt as mortes como S.S. te disse tens pouca filtragem e até poderias ter o aquario ciclado, mas como adiciona-te muitos peixes a carga organica era mt grande para a tua colonia de bacterias ou seja tives-te um pico de amonio. Isto sou eu a deduzir pela pouca experiencia que tenho....

 

Relativamente ao que fizes-te em relação ao adicionares os peixes fizes-te mesmo tudo mal. Li que tiras-te os peixes para outro aquario e depois volta-te a meter.... Porque juntas-te um peixe doente com outros que supostamente nao estavam doentes se tinhas um aquario hospital? ainda para mais compras-te mais cinco.

 

O que está feito está feito e o mais importante e aprender com os erros e nao voltar a cometer.

 

Acredita que nao sou nenhum expert e quanto mais leio mais me apercebo que pouco ou nada sei sobre aquarofilia mas tento cada vez mais fazer as coisas o melhor que posso.

 

Se ainda nao estas a fazer nenhum tratamento faz uma pequena tpa de 15 a 20% por dia até conseguires diagnosticar o problema.

 

da uma vista de olhos aqui:

 

http://forum.simplydiscus.com/showthread.php?26819-Disease-Sickness-Article-Index

 

pode ser que te ajude.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na minha opiniao mesmo fazendo so tpas nao resolves o problema....tens possivelmente a agua contaminada com varios fungos ou parasitas e com o tempo a avancar so piora a situacao..deves ter em conta se a agua esta a circular bem,,tipo reparas para a tona da agua e ve se faz a circulacao no aquario,,conseguesse ter essa sensacao..e tens de tomar medidas rapidas...ou retirar os peixes se tiveres condicoes para outro lado e tratares essa agua duma vez....e a bomba de oxigenacao deve estar ligada mesmo com a saida da agua mais elevada,,,para reforcar a oxigenacao...na minha opiniao baixava o ph que penso ser um pouco elevado e quando vais buscar os peixes ou ao teu amigo ou a loja o ph deles nao e compativel com o teu e o peixes sobre o impacto da mudanca,,,aguardo resposta...abraco....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem nao acho que tps de 15 a 20% por dia resolvam o problema, disse para fazer isso ate descobrir o problema para tratar o aquario.

 

Juntamente com isso, desligava o co2, punha uma bomba de oxigenio a trabalhar e aumentava a temp para os 29 a 30º.

 

Nota:

 

- Quando aspiras o o areao remexes no areao?

(só se deve se aspirar a superficie)

- O aquario é novo, tens andado a replantar as plantas?

(nao convem remexer o areao)

- Limpas-te o filtro recentemente? como?

 

A meu ver ainda nao tens o ciclo do azoto completo ou entao tens uma colonia de bacteria insuficiente para sustentar a carga organica que os peixes produzem e a agua pode nao estar maturada o suficiente para receber os discus.

 

Evita stressar os peixes.

 

Abc e tem calma com calma td se resolve.

Editado por Piraya
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa noite amigos , peço desculpa por nao manter o topico actualizado , e agradeço imenso as ajudas que me têm dado ao postar as vossas opinioões. Acreditem que me ajudam muito.

Sempre tive consciencia que tinha um bom filtro mas que era insuficiente para os discus , o filtro supostamente faria 1200 lt/hora, mas na realidade nunca é assim e faz com que seja insuficiente... Com algumas mexidas e com o tempo , as esponjas estavam muito sujas e o caudal estava muito abaixo do normal... a circulação era realmente muito fraca. Tive que limpar o filtro todo pq estava mesmo uma lastima....

Queria ter outro filtro mas a falta de espaço nao o permite ... assim , pretendo comprar um Fluval FX5 ou FX6 assim que as finanças o permitam ... até lá, cuidado redobrado com este filtro ...

Cometi muitos erros , meti muitos peixes no aquario ao mesmo tempo e etc etc... o que é certo é que só consegui salvar 2 discus :( , perdi peixes que estavam comigo há muito tempo e isso entristeceu-me muito...

Esses dois que consegui salvar, um deles ja estava a ficar sem barbatanas tb ... mas consegui salvá-lo.

Em relação á agua, fui fazendo tpa's de 30% , diárias e uma limpeza de filtro (que aumentou em muito a circulação) ajudaram. Fiz o tratamento com exsa2000 e penso k estabilizou ...

Neste momento tenho o aqua com um PH de 7, dureza normal, 0 de nitritos, 0 de amónia.

Neste momento tenho 6 discus no aquario ...

um casal adulto Azul Cobalto de 23 cm ( negócio de ocasião que não podia recusar) ,

um red Scribble de 12 cm que consegui salvar,

1 blue turquoise de 8 cm e

dois Blue turquoise de 5cm com defeito de nascença nas barbatanas ...

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as manchas brancas quer dizer que esses peixes já tem alguns anos.

nos cobaltos e nos blue diamond, um sinal de idade avançada é esse, começam a perder algumas escamas e ficam com esse aspecto.

  • Votar + 2

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim são caracóis, juntao-se naquela zona quando dou comida... Em relação as manchas brancas, nao sei o sao....

 

bem entao tens uns milhentos caracois.... :shock4:

 

 

as manchas brancas quer dizer que esses peixes já tem alguns anos.

nos cobaltos e nos blue diamond, um sinal de idade avançada é esse, começam a perder algumas escamas e ficam com esse aspecto.

 

Sempre a aprender , obrigado pela explicaçao.... :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso parece que aos poucos e poucos se vai compondo! fico feliz por ti!

 

Relativamente ao FX5/6 é um bom filtro mas atenção que tbm consome bastante electricidade. Preferia comprar o eheim professional 3 600, ou tlv ter dois desses. Para teres uma ideia o pro 3 600 tem um consumo de 16W, ou seja se tiveres dois desses são 32W, menos que o fx6 que equivale a 41W. Gastas mais uns trocos agora mas poupas depois na electricidade depois.

 

Quando adicionares mais peixes ao aquario nao te esquecas das quarentenas e uma boa aclimatização(nao so da temp mas do ph tambem.)

 

My 50cc

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, mas achas necessario um fx6? para um aquario deste tamanho?

 

Se puseres um fx6, acho que nao vale a pena ter dois filtros....

 

Mas msm assim preferia dois pro3 600

 

E comparando o 2260 ou o 1200XL com o fx6 qual consome menos eletricidade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Td depende da quantidade de fauna que vais por no aquário. Mas se formos pelo ideal seria 10vezes o volume. Mas a quantidade de material filtrante tbm entra na equação. As trocas de água msm assim seria 1 vez por semana de 50%.

Com esse filtro deixa de ser necessário o segunda mas acho desnecessário. No entanto qt mais mais melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao posso fazer TPA's de 50 %...

Devido a ter o aquario num apartamento, nao tenho mesmo possibilidade de preparar agua para fazer tpa sem usar directamente da torneira.

De cada vez que faço tpa's maiores de 30% o aquario no dia seguinte fica com a agua toda turva e os peixes com respiração ofegante , fico com os nitritos iguais aos nitratos ... assim , tenho que fazer sempre tpa's de no maximo 20% duas vezes por semana...

No que respeita a fauna no aquario , este aquario ja tem uns meses valentes e a fauna e flora está fixe até ver ... tenho:

7 Discus

5 Escalares jovens

15 Rasburas arlequins

30 neons

5 Corydoras

e 8 guppys machos

 

para além dos caracois ... que estou a tentar extreminar.

Editado por HSousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

filtragem nunca é demais...

 

o fx6 não sei pq nunca tive, mas o fx5 é um filtro mais virado para a filtragem mecânica.

essa é a grande mais valia do fx5.

 

o 2260 é um filtro mais equilibrado, e que podes por as matérias que entenderes e assim adapta-lo á tua necessidade.

 

a nível de consumo são parecidos, rondam os 50-60w.

 

acho que o fx6 gasta um pouco menos que o fx5, mas também tem menos potencia de bomba.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Tenho o fx6 em 350 lts com ciclideos sul americanos de águas frias. Gasta 41w.

 

Noutro aqua de 600lts tenho o eheim 2180 25w com um jbl 1501 20w. Neste aqua tenho discus.

 

As diferenças são notórias. Para ciclideos sujões e que gostem de alguma corrente o fx é melhor pela sua capacidade mecanica e de sucção no entanto os discus nao gostam muito de agitação... não é facil escolher mas o 2260 é mais ruidoso que qualquer um dos que tenho e gasta bem mais.

 

Se for para ter só um filtro num awua desse tamanho optaria pelo fx mas se é para adicionar ao que tens o jbl 1501 ou o equivalente da eheim chega.

 

Tapaquê?!

Editado por S.S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho o 2260 e já tive o fx5, e acho que o fx5 fazia mais barulho do que faz o 2260...

o meu 2260 gasta 50w, e faz 2400 l/h...e a maior diferença é o volume de matérias filtrantes.

o fx5 por ter cestos , leva muito menos matérias, alem disso, a grande maioria do espaço para matérias do fx5 é para esponja, o que faz dele um ótimo filtro em filtragem mecânica.

o 2260, por ser um balde sem cestos, leva muitas mas mesmo muitas matérias filtrantes, e podes fazer dele o que mais precisares, ou mecânico ou biológico.

a corrente é so uma questão de fazer uma pequena alteração no intake do filtro.

eu tenho uma "flauta" em pvc muito mais comprida, e assim acabou esse problema.

tenho um amigo que tem um aquário de discus de 150cm com um 2260 e um 2215 há vários anos e sempre impecável.

Editado por Rui Cardoso

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais