Qual filtro escolher?


Recommended Posts

Boa tarde,

Estou a pensar comprar um aquário 100x40x50 183L, aquecedor Eheim Jaeger 125W, areia branca silicia e a minha pergunta é a seguinte:

 

Qual destes filtros escolher em relação preço/qualidade?

 

 

Eheim Classic- 250 Plus (74,95€, mangueira de 3m, tubagens, esponja fina e esponja de carvão e o pack plus com materiais filtrantes (esponjas biológicas) e torneiras duplas.

 

Sera Fil Bioactive 130 UV (94,60€, imediatamente pronto para uso e biologicamente ativo. Penso que terá incluído as tubagens e mangueira.)

Editado por BioJaeger
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma dica que dou não é para o filtro mas sim para o aquecedor. Um de 175W ou até mesmo 200W é melhor e mais eficaz.
Por experiência própria e por dicas de vendedores, afastar dos filtros e outros equipamentos da Sera poupa nas dores de cabeças, eles são bons com manuais, produtos para a água (medidores, etc) mas pouco ou nada mais que isso.
Os filtros da JBL também são bastante bons e para essa litragem acho que o e701 chega bem. Tenho o 901 e são super silenciosos, muito eficazes e relativamente fácil de manter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Muitas mudanças ocorreram desde a altura em que criei este tópico...

Agora é um de 300l e com o filtro externo da JBL e1501 com um caudal de 1400l/h. Estava a pensar comprar um UV para ligar à saída do filtro, mas será a melhor opção? Acho que vai reduzir o caudal e não sei se estarei a fazer bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BioJaeger, leste algo sobre esse filtro? Por acaso ando a pesquisar sobre filtros (Eheim 2217 vs JBL e1501) e já encontrei alguns posts antigos sobre pessoal que se queixa de perda de caudal no JBL e1501.

 

Pesquisei também para além do fórum e as opiniões dividem-se. Alguns dizem que é uma maravilha pois não se ouve nada, outros dizem que não vale a pena pois rapidamente perde o caudal devido à qualidade do motor.

 

Se já arrancaste com o filtro, vai postando notícias.

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não arranquei, apenas o decidi como compra. Em relação as opiniões, acho que é como vários produtos, para umas pessoas corre tudo bem e o produto faz o seu trabalho, para outras já não é bem assim. Nas lojas os reviews que tenho visto sobre o filtro foram todos positivos. No que toca à perda de caudal, pode ser problema do filtro ou também de quem o utiliza. Pode não limpar o filtro corretamente ou nem o limpar, pode colocar demasiadas matérias filtrantes até aquilo estar tudo quase arrebentar. Aquilo que me levou a comprar este filtro foi o facto dos reviews que vi serem positivos e ser o melhor ou um dos melhores em qualidade/preço para esta litragem

Editado por BioJaeger
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vejam no site ecoarium filtro odysseia 1600l/h só por 80€

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

Tem um design engraçado. Até parece um caixote do lixo :tongue:

 

Agrada-me os 1660 LPH, mas 36w... :shock4:

 

Ainda olhei para o Eheim Professional 3, consome só 16w para bombar 1050 l/h... são menos 20w, mas são 100 € a mais.

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenham atenção que o anunciado pelo fabricante nem sempre corresponde à realidade.... Já vi testes em filtro que indicam 900 l/h e sem matérias filtrantes nem a 450 chegavam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu comentei mesmo só pelo preço. Agora se ele faz o trabalho que deve não sei. O meu custou entre 80 ou 90 um inca turbo jet senão me engano, com todo o equipamento e materias filtrantes, não sei se é aconselhado para o meu de 300l mas até agora não tenho queixa , nem ruído faz

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenham atenção que o anunciado pelo fabricante nem sempre corresponde à realidade.... Já vi testes em filtro que indicam 900 l/h e sem matérias filtrantes nem a 450 chegavam.

 

Acredito que sim. Nas minhas pesquisas já vi falarem mal do JBL e1501 acerca disso. Sem matérias filtrantes e o caudal era uma miséria.

 

Mas talvez seja como o BioJaeger diz, podes ter o azar de te calhar um filtro mau ou de seres mau para o filtro.

 

Enfim, continuo indeciso. Eheim 2217 Vs Eheim Professional 3 Vs JBL e1501.

 

 

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao disse bem o meu, é o turbo pro jet 2210. Tanto eheim como jbl são grandes marcas e isso as vezes pagas a marca e não o produto

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro eheim, mas em qualquer marca eu procuro saber relatos, pq mesmo um jbl pode valer a pena o que pode acontecer é ter que se optar por um filtro com a indicação de l/h mais elevada.

 

Caso não encontrem info perguntem, melhor saber antes do que depois.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu é indicado para aquas até 350l, até agora excelente trabalho e nada de ruido.

O que me custou foi montar as tubagens por causa das curvas, acho que as tubagens deviam encaixar melhor mas de resto não me queixo e custou no maximo 90€

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtros externos ? primeiro Eheim e só depois Eheim. : biggrin:

 

Não sejam assim! Tenho aqui 3 JBL em casa e nunca tive problemas. :smile2:

 

Também tenho um Classic da eheim, muito sinceramente não aprecio os clássicos desta marca. Se me disserem , ah vou optar por um da gama professional, aí já digo que sim, são muito bons mas os preços já são outros quinhentos também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois Vera, no que toca a filtro, no meu caso, fechei os olhos ao preço e comprei o Eheim Professional 3 2071 (que era o mais indicado para o meu aquário).

Posso dizer-te que é, ou foi, a peça mais cara do meu aquário!

Às vezes queremos poupar e acabamos por ter que gastar mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente o Eheim Professional 3 (600 no meu caso) combina uma boa capacidade de bomba (1250 l/h) com os míseros 16w, o que me agrada bastante. Mas já tive alertas (por exemplo do Sr. Rui da Ruimar, passo a publicidade), que os clientes voltam à loja para reclamarem filtros pifados. E quase todos depois da garantia.

 

Já os Classic ninguém se manifesta. No entanto, para o meu aquário teria de optar pelo 2217, já são 20W. Quase que seria melhor ter 2 2213's a funcionar (8w+8w = 900 l/h) se não fosse pelo trabalho de ter de limpar 2 filtros.

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas com dois filtros tens a possibilidade de limpar alternadamente, caso tenhas problemas com um tens o outro que irá pelo menos manter o sistema. Eu tinha dois filtros a funcionar no meu antigo aquário de 700L.

 

São opções e sim Eheim é eheim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais