Ajuda em montar aquario plantado


Recommended Posts

Boas pessoal estou a pensar em montar um aquario que tenho no sotão parado sem dar uso mas começar com um pequeno plantado sem grandes dimensões..

 

Material disponivel:

 

1-Aquario 100x40x30 (120 litros)

2- calha aquapor 1lampada 30w

3- termostato Eheim 200w

4- filtro externo Eheim profissional 3 2078(1250lts hora)

 

Decoração:

 

5- 10kg tenho areia silica branca

6- 1 tronco pequeno

7- 1 Anfora

8 - pedras cistros

 

as minha duvidas:

 

-Quais as plantas mais faceis de manter ?

-O filtro se muito potente para o aquario em si??( ele tem um regulador de caudal)

-Disseram que areia silica para plantar não era grande coisa que estaria limitado a certas plantas..

-A iluminação em questão será suficiente para os litros e medidas??

 

espero que me possam dar algumas luzes para que possa começar o projecto..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, e bem vindo :)

Quanto a plantas faceis de manter podes sempre consultar o site da tropica, lá encontraras um vasto leque de plantas, desde as mais fáceis as mais dificeis, mas penso que as mais comuns serão anubias, fetos de java, amazon sword valisnerias, e muitas outras, sendo que as duas primeiras apenas ficam amarradas a troncos ou pedras.

Quanto a luz, normalmente a coisa fica por 1w por cada litro, eu tenho um aquario como esse e uso uma calha de 90cm com 3 lampadas, de se não estou em erro 36 ou 39w cada e assim asseguro que a luz chega para todas.

Quanto a areia, da pouca experiencia que tenho, nesse campo então não tenho nenhuma mesmo, mas alguém mais experiente te vai ajudar.

O filtro não me parece que seja demais, eu uso um 1200l/h.

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Esse aqua tem praticamente as dimenções do meu.

Como o Miguel disse e muito bem, usa o site da Tropica para teres uma ideia das plantas que podes manter com essa iluminação.

Essa calha da Aquapor é 1 lampada T8 de 30W, o que vai ser de certeza curto...

Depois tens de ponderar que plantas queres manter com a luz que tens e se queres usar co2 ou não.

Se não tiveres ideia de meter nenhum tapete ou plantas vermelhas, não precisas de ter muitos W de luz mas digo te ja, que se o bicho da aquariofilia pega, então é melhor pensares em alterar essa iluminação para no minimo 0.7 - 0.8 W por litro para poderes ter um leque maior de opções nas plantas.

De substrato, depende do quanto fundo é o saco do orçamento para o hobby :)

Eu uso Akadama, vulgar substrato para bonsai, e não me queixo, para o que quero manter...

Em relação ao filtro, quem me dera ter esse filtro.

Se pensares em querer vender apita :)

Tens o filtro ideal para a litragem do aquario, na ordem das 10x a litragem do aqua.

Assim , em principio, tas descansado com a circulação da agua no aquario.

 

por fim, lê tudo o que te aparecer à frente.

O google é teu amigo e vais encontrar toda a informação que precisares...

 

Qualquer coisa estamos cá para ajudar

 

Cumps.

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.