1º Aquário a sério!!


Nuno Alves_10353

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Permitam-me que comece por me apresentar: chamo-me Nuno Alves, tenho 34 anos, sou de Setúbal e gosto de peixinhos!! biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Quando era miúdo tive um aquário pequeno (12L, talvez). Lá dentro tinha um goldfish, um Betta macho e um peixinho pequeno completamente transparente que dava saltos. Ainda hoje não sei que peixe seria...! Os 3 viveram felizes e contentes até ao dia em que o peixinho saltitão decidiu saltar pra trás da máquina de lavar e quando demos conta era tarde demais. :(

Anyway, cresci, casei, tive um filho, e durante todo esse tempo sempre tive vontade de voltar a ter peixinhos mas a falta de tempo (€€) não permitia. O ano passado, no 4º aniversário do meu filho uma amiga ofereceu-lhe um aquário pequeno com um Goldfish, que morreu passado 4 dias. Depois disso veio um Betta, e outro, e mais outro. Todos eles mortos por falta de cuidados, certamente. Até que chegou a altura de parar... "ou se faz como deve ser ou então acaba-se a brincadeira". Comecei a ler umas coisas e a tentar aprender.

 

Entretanto ofereceram-me um aquário... e é essencialmente disso que vos venho falar. :smile2:

 

Aquário: Aquatlantis Bermudes 60 (60x30x42,5; 54L)

Iluminação: T8 15W

Filtro: Mini BioBox 2

  • EasyBox Fibra XS;
  • EasyBox Carvão Activado XS (que vou substituir por Sera Siporax Pro);
  • EasyBox Esponja Grossa XS;
  • EasyBox Aquaclay XS;

Bomba de Circulação: EasyFlux 200 (3,5W, 230l/h)
Aquecedor: EasyKlim 50W

 

 

Decoração:

  • 10kg de areão;
  • Tronco Red Moor Wood;
  • Barquinho pintado;

Flora:

  • 2x Anubias Nanas
  • 1x Vallisneria Spiralis

Fauna:

  • 1x Molly Balão Laranja;
  • 1x Molly Balão Dalmata;
  • 1x Corydoras Albino;
  • 2x Otocinclus.

Alimentação:

  • Sera Vipagran;
  • Larvas Vermelhas;
  • Sera Vipachips (Otos e Corydora);
  • Alface e Courgette (Otos)

 

 

A montagem tem sensivelmente 10 dias e o 1º peixe foi colocado há 4 dias (Mollies). Dps vi-me "obrigado" a colocar os Otos e o Albino por causa do fungo que ataca os troncos (mesmo depois de fervido 2xs e ter ficado em água com sal durante uns dias). Fiquei com o tronco completamente branco. A "gelatina" acabou por se decompor e está quase a desaparecer. O nível de PH teima em não baixar dos 7.4 mas já abaixo dos 7.85 iniciais. Os outros níveis, não os tenho presentes.

 

 

Abraços! :)


PS: quando puder venho cá pôr umas fotos.

Editado por Nuno Alves_10353
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, isso ainda deve estar no inicio do ciclo, se forem resistentes não morrem. O biobox se for o que eu penso vai te roubar espaço no aquario. Vai com calma nao compres mais peixes nesta fase

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda esta no ciclo :s

Aconselhava-te, isto se tiveres capacidades financeiras, a comprares um filtro externo. O aquário já não tem grande espaço para os peixes (só se forem muito poucos) e com o filtro interno, mais espaço tira. Dependendo dos peixes que colocares, eu prefiro por o PH em 7,2 ou 7,0 para ficar neutro e tenta arranjar um kit de testes, para avaliares melhor a água do teu aquário

Editado por BioJaeger
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como te disseram não ciclaste o aquário.

Espero que os peixes se safem.

Compra teste e controla os nitritos nitratos e amonia.

Não deixes subir os valores.

Vai mudando 15% da agua semanalmente.

Enche 3 garrafões num dia, deixa destapados dois ou três dias e usa essa agua.

Não pode haver cloro.

Tira o carvao do filtro e substitui por cerâmicas

O objectivo e formarem-se bactérias no filtro para consumirem a amonia e transforma-las em nitritos.

Quando conseguires ter amonia a zero e nitritos a zero esta ciclado.

Depois e só nao deixar os nitratos subir muito.

Com as mudanças de agua controlas isso.

 

Isto nao e uma crítica.

Eu fiz o mesmo no inicio.

 

Lê bastante sobre ciclagem de aquários!

O ciclo demora 1mes!

Tu estiveste 5 dias sem meter peixes.

Devias ter estado 25.

Agora não há nada a fazer.

 

Disfruta do aquário e boa sorte.

Editado por blackbasss
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado desde já pela vossas respostas. De facto a excitação e a vontade às vezes tem destas coisas...

Li algures que era possível cumprir o ciclo com 1 ou 2 peixes no aquário. O problema é que já vou com 5. Enfim... a única solução agora é mesmo comprar os testes e tentar ao máximo que os niveis não subam demasiado.

Entretanto aqui ficam umas fotos... :wink2:

20140923_231032.jpg 20140923_231105.jpg 20140923_231116.jpg 20140923_231122.jpg
20140923_231302.jpg 20140923_231312.jpg 20140923_231352.jpg 20140923_231812.jpg
20140923_231903.jpg 20140923_231904.jpg 20140923_232000.jpg 20140923_232029.jpg
Editado por Nuno Alves_10353
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ja se sabe que o entusiasmo leva a isso, erros todos cometemos.

É possivel fazer com peixes mas eles é que sofrem.

No meu caso a ultima fase do ciclo foi com quase 70 peixes mas eram crias e são resistentes.

Faz a tecnica da água, deixa a repousar, vai fazendo testes e vai dar certo. Abraço

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui à loja buscar o teste de NH3/NH4. Cheguei a casa à espera de ter um resultado desastroso, visto que supostamente nesta altura a amónia estaria no pico e.... supresa: 0 mg/l !! A ser verdade, boas notícias para os meus peixinhos, certo? :D

 

No fim de semana vou buscar os testes de NO2/NO3 para tentar perceber se realmente isto bate certo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.