Preparação do 1º nano


diabllu

Recommended Posts

Boa noite desde mais à malta do fórum.

 

É para mim um regresso ao fórum pois já tive um aquário de água doce e um reef de 400L e que, após algumas divergências, familiares tive de "adormecer" o hobby.

 

Agora após 3 anos é o regresso, regresso esse com a montagem de um Nano que terá as seguintes medias aproximadamente e os componentes que penso serem o suficientes para ter uma conduta responsável na manutenção e montagem do reef.

 

Medidas do aquário :

 

25 cm de altura

70 cm de comprimento

40 cm de Largura

 

 

Componentes:

 

Escumador

Sistema de Osmose (que nunca tive e que espero com isto ter resultados melhores)

 

Iluminação:

Calha Led Beamswork Hi-Lumen

 

Super eficiente de energia de 0,2 watt LEDs de alto rendimento

72x 10.000 K LED
6x actínicas 460nm LED

Lumens: 1452
Consumo: 16 watts

 

Aquecedor de 100W

 

wave maker

 

um jvp ou assim do género pois o que queria é muito caro que seria Vortech.

 

 

 

Agora a minha maior duvida é a seguinte, devo utilizar a água da osmose para fazer reposição e as TPA? Eu nunca "fiz água em casa" porque na minha anterior experiência não tinha a osmose pois ia buscar a água ao mar. Já pesquisei inúmeros tipos de Sais e com várias constituições, desde aqueles que dizem ter tudo o que a água necessita para ser "perfeita" até aqueles básicos.

 

O que será melhor fazer ao nível da água?

 

O que aconselham ao nível técnico? Alguma alteração?

 

A iluminação será o suficiente para uns Lps e talvez um ou dois SPs ?

 

 

Agradeço desde já as vossas dicas e mais tarde deixarei o meu feed back.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Que escumador é?

 

Essa calha é fraca. Compra uma coisa melhor senão acabas por ter que comprar duas vezes.

 

Quanto a osmose sim, podes usar para reposição e para a tpa. Mas se quiseres poupar em sal podes usar água natural, no entanto continuas que ter que repor com água de osmose.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e com esta calha estaria mais bem servido penso eu, e pelo que acho já conseguiria ter corais duros certo?

 

Pantalla Odyssea T5 para agua salada - 60 cm – 96 W (4 x 24W) + 8 LED
La mejor relación calidad / precio del mercado.
- Reactancias electrónicas exteriores, evita el sobrecalentamiento de la pantalla y permite prescindir de los ventiladores.
- Nuevos soportes que permite adaptar esta pantalla a acuarios de hasta 80 cm.
- Los 8 Leds están centrados en 4 puntos de la pantalla iluminando todo el acuario.

Sin duda una de las mejores pantallas calidad - precio del mercado.

Pantalla color negro con 4 tubos combinados(incluidos):
- Marino 2 de 20000ºK y 2 de 10.000ºK.

8 LED luz de luna para visión nocturna.

Reactancias electrónicas de gran eficiencia energética.

Reflectores parabólicos de alta calidad.

Protección acrílica anti-salpicaduras.

Cada reactancia dispone de su interruptor que enciende/apaga 2 tubos fluorescentes.

Con 3 enchufes independientes para conectarlos a distintos relojes programadores (no incluidos) y personalizar el encendido y apagado de los distintos modos de iluminación antes mencionados.

Medidas: 60cm(largo)(extensible hasta 80 cm)x 19cm(fondo)x 5cm(alto)

Editado por Minininu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

ora bem, o que comprei?

 

o aquário tem: 70x40x45

 

O escumador que inicialmente era um V2 120 nano skimeer passou a ser um V2 skim 300 compact porque pensei que para alem de ser do tipo mochila temo triplo da capacidade.

 

o termostato é um EHEIM JÄGER 300

 

a rocha viva vão ser 15 Kg acho eu mas amanha já a vou buscar juntamente com o areão e logo verei ao certo o que levou

 

A calha comprei uma da Odyssea 4x39w + 6x moonlight

 

As bombas de circulação será uma jebão RW-8 e uma Tunze Nanostream 6015 ( que montarei no inicio para a faze de ciclagem) a Jebão quando começar a colonizar com vivos.

 

Neste momento estou a produzir água de osmose para encher o aquário para amanha após feita a mistura do sal estar tudo pronto para iniciar a montagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Minininu.

 

Então como vai essa montagem.?

 

Só uma duvida no teu projeto: A calha que compras-te não vai ficar fora do aquario?

Podias optar por uma 4x24w t5 e mais curta.

 

Outra coisa que não percebi, se compras.te o areão em 2 mão lava o bem antes de colocar.

 

 

Se precisares de alguma coisa e quiseres beber um café passa por Almeirim.

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Minininu.

 

Então como vai essa montagem.?

 

Só uma duvida no teu projeto: A calha que compras-te não vai ficar fora do aquario?

Podias optar por uma 4x24w t5 e mais curta.

 

Outra coisa que não percebi, se compras.te o areão em 2 mão lava o bem antes de colocar.

 

 

Se precisares de alguma coisa e quiseres beber um café passa por Almeirim.

 

Cump.

Boas ,a calha tem 60 cm de comprimento, e tem umas baguetes laterais extensíveis até aos 70cm. A calha é de 4x 24w t5.O areão foi novo o outro estava em sacos e cheirava mal o que não gostei lá muito da coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após a conclusão da montagem deixo aqui as fotos atuais do reef, fico a aguardar o feedback da comunidade de forma a melhorar o layout e questões técnicas.

Á partida irei adquirir mais rocha viva, pois neste momento está com 9Kg e poderia ir um pouco mais á frente no layout tendo em atenção a circulação.

Irei ainda adquirir mais uma bomba de circulação pois apenas uma não é o suficiente evidentemente.

 

sem mais

André Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas..

 

em relação a calha esta a pensar que era de 39w..

Essa esta óptima .

O que acho da calha e que esta muito próxima da agua, de certeza que os suportes dão para colocar de modo a que fique um pouco mais alta.

 

Em quando ao disposição da rocha, compra a rocha toda e depois cria o layout.. Não deixes as rochas encostadas aos vidros,o vidro fica verde mt rápido..

 

Sim, precisas de outra bomba, no sentido oposto..

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas neste momento esta tudo muito tranquilo, a temperatura estável nos 25 mesmo com as lâmpadas ligadas(aumentei a altura da calha em relação á água), já fiz a primeira TPA de 20%.O escumador está a trabalhar lindamente, ainda não coloquei foi a luz a trabalhar, acho que só no próximo fim de semana para deixar as coisas irem indo com calma, porque já li que devemos por logo e que não devemos.

 

alguma dica para o ciclo de luz? 10H ou 8H?

 

A salinidade está nos 1022 devo subi-la mais um pouco ou posso deixar ficar por enquanto que não tenho vivos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em relação a luz podes começar aos poucos.

Tipo uma semana a 5h e depois a 8h..

 

O ciclo depende.

 

Eu tenho as brancas e azuis ligadas 8h, e tenho uma azul ligada 1h antes e 1h depois.

 

Não deves por mais do o exemplo que te dei.. No meu ver.

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok vou experimentar então, neste momento a luz acende-se esporadicamente, vou deixar esta semana toda ainda apagada e quando fizer a segunda TPA ai irei começar o ciclo com 5 horas e passadas 2 semanas as 8 horas diárias.

 

vou dando noticias.

 

comps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais