Sucesso ou desastre?


NGE

Recommended Posts

Boas pessoal.

Deem a vossa opinião, referente a 2014 Taiwan Aquarium Expo em Taipei e aos "novos" peixinhos.

 

 

 

REU-TAIWAN-ANIMALS_.jpg

 

http://darkroom.baltimoresun.com/2014/09/flooding-in-pakistan-a-pistorius-verdict-fish-of-a-different-color-sept-12/genetically-engineered-fish-glow-in-a-tank-during-the-2014-taiwan-aquarium-expo-in-taipei/.

 

Escalares modificadosgenetically-engineered-angelfish-pteroph

https://ca.finance.yahoo.com/photos/top-news-photos-1370239005-slideshow/genetically-engineered-fish-glow-tank-during-2014-taiwan-photo-092358861.html

 

Será que vamos ter saudades de ver peixes com o aspecto "selvagem"?

Qual a possibilidade de alguém soltar uns destes nos rios de origem?

Onde vai parar a conservação?

 

Coloquem as vossas ideias/opiniões, se encontrarem mais informação partilhem.

 

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, só queria dizer que sou contra isso, admito que ficam muito bonitos mas não é a mesma coisa.

Qualquer dia vamos ter peixes aos quadradinhos.

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, só queria dizer que sou contra isso, admito que ficam muito bonitos mas não é a mesma coisa.

Qualquer dia vamos ter peixes aos quadradinhos.

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

A tua opinião é bem vinda ricardo32, acho algo estranho em 37 visitas apenas uma se manifestar.

Será que as restantes seriam a favor deste tipo de transformação?

Se for parece-me alarmante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

A tua opinião é bem vinda ricardo32, acho algo estranho em 37 visitas apenas uma se manifestar.

Será que as restantes seriam a favor deste tipo de transformação?

Se for parece-me alarmante.

 

Isso são conclusões precipitadas! O que não falta neste forum são tópicos sobre alterações genéticas desde 2004 e em todos eles os membros na sua larga maioria condena. É só pesquisar um pouco.

 

BOSTA, é o que as pessoas que apreciam isto têm no lugar onde deviam ter massa encefálica.

 

Pacoloco, este tipo de comentários não são bem vindos neste forum, há maneiras mais cordiais de expressar opiniões sem necessidade de usar certo tipo de linguagem. Estamos entendidos? Não apaguei apenas para servir de exemplo do que não se deve escrever. Por favor sejam moderados nas vossas opiniões, eu percebo a indignação e sou totalmente contra este tipo de modificação genética seja em peixes ou em cães, etc, etc.

Não confundir com apuramentos de espécies senão hoje em dia não teríamos tantas variantes de camarões coloridos. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidade não é, sei disso.

Mas a sociedade parece um pouco mais aberta a estes assuntos, devido a sementes transgênicas e ao possível tratamento de doenças através da alteração genética em humanos.

Vão possivelmente dizer que uma coisa é tratar doenças e que outra coisa é alteração da cor.

Bem, sendo assim os peixes podem ser "melhorados" para ter uma resistência maior a água fria ou a parâmetros.

Ter uns discus ou uns escalares num tanque a temperatura ambiente (10ºc ou 15ºc, por que não menos), ou em água destilada.

Já não levanta repudio?

 

Ainda bem que tocas no apuramento das espécies, sem duvida que parece justo esse tipo de apuramento.

Mas e se conseguíssemos um camarão pinto a 5e cada?

Por ser alterado geneticamente, conseguimos maior produção de estirpes. Nem vamos inventar muito e vamos escolher definições de cor já existentes.

Melhorar os apuramentos para serem mais resistentes ou até conseguir uma taxa de reprodução maior, é errado?

Não é semelhante ao que a nossa espécie tem vindo a fazer com as simples sementes de trigo?

 

A unica diferença é a diminuição do tempo de modificação através da tecnologia?

Em vez de evolução pela natureza, talvez seja uma evolução pela tecnologia genética.

 

O que dizem?

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que estamos a abrir a caixa de pandora e a mexer em coisas que não devemos, pois a curto prazo a manipulação genética parece muito positiva mas a longo prazo este tipo de manipulações tem efeitos nefastos. A humanidade trilha um caminho onde se glorifica a conquista humana sobre a natureza ao invés do caminho humilde em que percebemos que somos apenas mais uma parte do sistema e não os senhores do sistema...

 

E ainda fico mais em brasa quando o propósito é fazer peixes pintados por dá cá aquela palha.... talvez seja despropositado, mas o cheiro continua o mesmo.

 

esta é a parte do edit

 

Muitas vezes me questiono sobre a utilidade do nosso hobby.

Penso no consumo de água e electricidade que na verdade são fúteis, sem valor prático e na verdade contribuem para o desaparecimento dos habitats e espécies que gostamos de ver recriados nas nossas caixas de vidro.

 

Penso nos milhões de peixes que fazem milhares de km em condições que não lembram a ninguém para acabarem num aquário do Bricomarche ou numa sala de estar qualquer, muitas das vezes num aquário cujo dono nem sabe o que é um ciclo de bactérias e que acha que o peixe morreu porque vinha doente.

 

Já pra não falar na indústria da aquariofilia que não para de inventar "necessidades" ao consumidor, trinta por uma linha que no fim acaba numa caixa no sotão à espera que os classificados do fórum lhe arranjem novo dono.

 

E vendo as coisas por este prisma, o nosso amor pela natureza acaba por destruir a mesma.

Está na hora de criar uma nova aquariofilia, consciente de que o planeta é só um.

 

Menos consumo eléctrico, menos venenos na água (antifungicos , antibioticos e afins), comprar peixes produzidos em território nacional e ser o mais autónomo possível na manutenção dos nossos aquas.

 

Vamos usar a cabeça e usar menos a carteira.

 

Desculpem o off topic mas este é um debate que penso ser pertinente para todos nós.

Editado por PacoLoco
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PacoLoco, ao contrário do primeiro comentário este tem um conteúdo muito interessante.

Mencionas a parte da ética, cujo o respeito e o bem estar, são talvez a meu ver pontos utópicos.

Numa economia, desenvolvida para o ganho a curto prazo do bem estar, deverá ser difícil incutir uma ideia de ganho a longo prazo (ganho em preservação para gerações futuras).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei das respostas e era bom ver mais membros envolvidos.

Eu sou contra porque a meu ver começa nas cores, depois passa para alterações genéticas, tipo um discu com duas cabeças ( imaginação fertil) e depois onde vai parar?

Aí o pacoloco falou muito bem, muitos peixes fazem kms para a morte porque infelizmente muita gente pensa que um peixe só precisa de água ( da torneira ). Quanto a produtos, vejo A B e C que usam isto e aquilo e mais aquilo, eu só uso o necessário para que os peixes se sintam bem, nada de aceleração de bactérias nem nada de quimicos. ( há situações em que é preciso)

Agora estou muito desiludido com as lojas, entro e o que vejo, guppys, mollys, espadas e cicledios. Vou a outra o que vejo, baterias vazias. Vou a outra quase a mesma coisa. Resultado vou ter que gastar mais porque as lojas estão ridiculas.

Bem comecei num assunto e fugi para outro, desculpem

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Há mesmo certeza que são "pintados" ou há a possibilidade de serem geneticamente modificados? Já há peixes com esta pequena diferença...

 

No entanto pessoalmente sou contra um e outro... gosto dos animais aquáticos como a natureza os desenhou!

 

Quanto ao Hobby e ao uso/desuso das coisas e o seu destino... a aquariofilia é de cada um, só temos de saber aprender a viver com as nossas opções e decisões, sejam elas no Hobby ou na vida!

 

Abraço

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal,

 

Já que estamos a falar em modificações genéticas 'controladas', porque não olhamos para situações que acontecem em nossa casa que são resultado natural de vários factores. Por exemplo, tenho em casa uma corydora com uma barbatana dorsal maior que ela mesma, e outros 5 irmãos dela nasceram iguais.

 

Sei que isto é quase um off-topic, mas há modificações que acontecem naturalmente (no meu caso não é naturalmente porque sei que veio de criações caseiras, possívelmente por incesto e assim) e que não se controlam, enquanto que outras que são propositadas, pela mão do homem. Agora se serão benéficas, poderão ser a nível da aquariofilia! Ou então poderão provocar grandes azelhices e levar à abertura de portas para outras azelhices maiores...

 

É uma coisa que nem estou a favor, nem estou contra. Deixo aqui a minha opinião.

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Quem disse que são geneticamente modificados estes peixes?

Não serão apenas apuramentos por selecção artificial?

Editado por cptfreak3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NGE o problema não são os membros do forum, nem pessoal aficionado pela aquariofilia. Esses sabem o que é o quê, agora o problema são as pessoas que tem pouco ou nenhum conhecimento acerca de aquários e peixes e que chega acha bonito e compra...

 

Penso que poucos no forum comprariam um chanda ranga colorido injetado com tintas, ou mesmo um ciclideo papagaio, para quem não conhece:

 

http://aquasib.ru/aquarium_saloons/freshwater_fishes_and_plants/fishes/%D0%BE%D0%BA%D1%83%D0%BD%D1%8C%20%D1%81%D1%82%D0%B5%D0%BA%D0%BB%D1%8F%D0%BD%D0%BD%D1%8B%D0%B9%20%D1%86%D0%B2%D0%B5%D1%82%D0%BD%D0%BE%D0%B9.jpg

 

http://ib1.keep4u.ru/b/2010/12/16/09/09576104739be926fb74e193ec46f3b8.jpg

 

O problema é a falta de conhecimento por parte do pessoal de algumas lojas de animais, algumas até exclusivas de aquariofilia e que pouco percebem do assunto, nem o proprietário nem os empregados...

 

Agora vou divagar um pouco mas aproveito para desabafar, uma loja a qual não vou nomear, há dias estava a esvaziar vários aquários de camarões com um substrato escuro e a mandar o substrato todo fora, questionei um empregado porque que estavam a fazer aquilo e acho que me disse que já estava sujo, mas não me recordo ao certo, entretanto perguntei que substrato era, disse-me que era de marca JBL, mas não conhecia nenhum de marca JBL com aquele aspecto, género ADA Amazonia , TMC Nutrasoil etc... Depois fui dar uma volta e vi lá caixas com kit de aquário e com Fluval Shrimp Stratum e percebi que aqueles aquários eram os Fluval com esse substrato. (não é relevante mas fiquei a pensar que no mínimo deviam conhecer as marcas que vendem, ou então como é que podem aconselhar os clientes?)

 

Nessa mesma loja disseram ao meu tio, que 48h após montar o aquário, podia por os peixes. Eu disse-lhe que devia esperar pelo menos 1 mês, para por apenas alguns caracóis mas ele disse que não havia problema porque lhe foi falado em 48h na loja.. Passado mais dois dias já tinha morrido um ou dois peixes. Agora já tem o aquário com muitos mais peixes e ainda nem uma semana fez.. Além disso é mesmo falta de conhecimento porque os peixes foram oferta do lojista porque se conhecem, portanto a intenção nem sequer foi vender.

Editado por Andre Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, só queria dizer que sou contra isso, admito que ficam muito bonitos mas não é a mesma coisa.

Qualquer dia vamos ter peixes aos quadradinhos.

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

X2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou contra o cruzamento ou modificações genéticas nos peixes. Até algumas têm trazido muito bons resultados, acho que pode trazer coisas benéficas (como na piscicultura, que acho essencial para vir a salvar certas espécies nos habitats naturais ). Por outro lado não posso deixar de ver que existe riscos e que falamos mesmo na caixa de pandora, pois podemos vir a criar muitos problemas.

 

Mas a condenar para mim são as alterações feitas com tinta injectada por exemplo, isso sim é uma atrocidade e um crime.

 

Agora cruzar espécies qual o mal na natureza também acontece, até o clima com as intemperes, quantas espécies novas aparecem uma geração depois numa zona onde passou um tsunami por exemplo,acho que apenas aceleramos a natureza, estamos a manipular, sim mas faz por parte do ser humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais