Onde comprar Tilapias


Recommended Posts

Boas,

 

Faz uns 15 anos que tive o meu primeiro aquário, entretanto entrei na adolescência e vendi tudo, truquei guppies e neons por fanecas de carne e osso :)

 

No entanto a história nunca ficou muito bem resolvida e agora voltei a sentir o bichinho atrás da orelha. Vou-me aventurar num projecto de aquaponia e para começar, tendo em conta que serei novato na modalidade quero peixes todo-o-terreno bem resilientes.

 

Questão: Onde posso comprar tilapias? De preferência em Lisboa.

 

Já agora, que espécie de tilapia é mais aconselhável para aquaponia em Portugal? Procuro uma espécie de rápido crescimento e que se adapte bem ao clima local.

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já estive na mesma situação e acabei por desistir das tilápias, para o nosso clima não dá para termos tilápias na aquaponia. Mas se for pesquisar na net, principalmente em inglês encontra em vários sítios uma lista de peixes indicados para a aquaponia sem ser a tilápia, como por exemplo os peixes comuns laranjas ou as carpas koi.

Um conselho: Não dê prioridade aos peixes para começar o projeto, conheço alguns casos aqui em Portugal de pessoas com sistemas aquapônicos que não têm tilápias, e têm muito sucesso.

 

Espero ter ajudado, e boa sorte :smile2:

 

Cumps.

Editado por André Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Curioso o que dizes, a julgar pelo que li parece que a tilápia é muito adaptável e o nosso clima serve bem. Inicialmente pretendo ter o sistema indoors, portanto a temperatura da água nunca vai descer demasiado para os peixes. Se a coisa correr bem posso escalar o projecto para um tanque grande outdoors, mas sendo no Algarve a temperatura aguenta-se, julgo.

Também estou a ponderar as carpas koi ou mesmo simples golden fish, no entanto, as tilápias têm mais interesse para mim uma vez que idealmente gostava de ter o sistema montado para auto-consumo, ou seja, comer os peixes e os vegetais criados no sistema.

 

As caixas de arrumação transparentes do IKEA são optimos aquarios de 130l :).

 

Continuo à procura de bicharada... golden fish, carpas koi, tilápias procuram-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu já tive esse mesmo projeto com peixes-gato, mas devido a alguns erros como a falta de oxigenação e de alguns nutrientes essenciais às plantas não dispensados pelos peixes tive pouco sucesso.

 

Deixo aqui o meu blog: http://ospeixescuidamdasalfaces.blogspot.pt

 

Bem, mas como queres peixes para autoconsumo claro que o melhor é a tilápia, e já que és do Algarve elas são capazes de se aguentar aí. Eu já vi tilápias à venda no custojusto na zona de Lisboa, mas é muito raro aparecer.

 

Desejo-te boa sorte, e se continuares com o projeto agradecia que pudesses atualizar os teus sucessos e os teus azares :happy:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Veremos como corre. Parece que encontrei quem forneça tilápias, veremos se me chegam às mãos.

 

Quanto à falta de nutrientes fornecidos às plantas. A julgar pelas fotos do teu sistema, estás a usar o método DWC, no entanto colocaste a placa flutuante directamente sobre o tanque dos peixes. Dessa forma o amónio dos peixes nunca chega a ter um meio para se decompor em nutrientes para as plantas. Para esse efeito, precisas de um bio-filtro, onde a actividade bacteriana irá decompor o amónio em comidinha para plantas. Portanto, para as coisas correrem bem o flow terá de ser: tanque dos peixes -> bio-filtro -> growbed -> de regresso a tanque dos peixes. Neste link tens um "case-study":

 

http://blog.aquaponicssystems.com/

 

Para simplificar e ganhar algum know-how vou começar com argila expandida, este meio acaba por servir para a criação de bactérias benéficas para o sistema, dispensando assim o bio-filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou expert na matéria, mas diria que esse sistema não vai resolver o problema. Isto é, as bactérias precisam de um meio para se desenvolverem, para posteriormente decompor o amónio dos peixes em nitrogénio para nutrir as plantas. A placa flutuante pode servir como meio para as bactérias, mas pela leitura que fiz é muito pouco eficiente comparativamente a outros meios, como por exemplo argila expandida. Acho que para obter resultados aceitáveis ou usas um bio-filtro ou então isto:

 

cheap-aquaponics-system.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais