Metallising Posted September 17, 2014 Share Posted September 17, 2014 Boas, Faz uns 15 anos que tive o meu primeiro aquário, entretanto entrei na adolescência e vendi tudo, truquei guppies e neons por fanecas de carne e osso No entanto a história nunca ficou muito bem resolvida e agora voltei a sentir o bichinho atrás da orelha. Vou-me aventurar num projecto de aquaponia e para começar, tendo em conta que serei novato na modalidade quero peixes todo-o-terreno bem resilientes. Questão: Onde posso comprar tilapias? De preferência em Lisboa. Já agora, que espécie de tilapia é mais aconselhável para aquaponia em Portugal? Procuro uma espécie de rápido crescimento e que se adapte bem ao clima local. Obrigado! Link to comment Share on other sites More sharing options...
André Santos Posted September 18, 2014 Share Posted September 18, 2014 (edited) Boas, Já estive na mesma situação e acabei por desistir das tilápias, para o nosso clima não dá para termos tilápias na aquaponia. Mas se for pesquisar na net, principalmente em inglês encontra em vários sítios uma lista de peixes indicados para a aquaponia sem ser a tilápia, como por exemplo os peixes comuns laranjas ou as carpas koi. Um conselho: Não dê prioridade aos peixes para começar o projeto, conheço alguns casos aqui em Portugal de pessoas com sistemas aquapônicos que não têm tilápias, e têm muito sucesso. Espero ter ajudado, e boa sorte Cumps. Edited September 18, 2014 by André Santos Link to comment Share on other sites More sharing options...
Metallising Posted September 20, 2014 Author Share Posted September 20, 2014 Boas, Curioso o que dizes, a julgar pelo que li parece que a tilápia é muito adaptável e o nosso clima serve bem. Inicialmente pretendo ter o sistema indoors, portanto a temperatura da água nunca vai descer demasiado para os peixes. Se a coisa correr bem posso escalar o projecto para um tanque grande outdoors, mas sendo no Algarve a temperatura aguenta-se, julgo. Também estou a ponderar as carpas koi ou mesmo simples golden fish, no entanto, as tilápias têm mais interesse para mim uma vez que idealmente gostava de ter o sistema montado para auto-consumo, ou seja, comer os peixes e os vegetais criados no sistema. As caixas de arrumação transparentes do IKEA são optimos aquarios de 130l . Continuo à procura de bicharada... golden fish, carpas koi, tilápias procuram-se. Link to comment Share on other sites More sharing options...
André Santos Posted September 20, 2014 Share Posted September 20, 2014 Boas, Eu já tive esse mesmo projeto com peixes-gato, mas devido a alguns erros como a falta de oxigenação e de alguns nutrientes essenciais às plantas não dispensados pelos peixes tive pouco sucesso. Deixo aqui o meu blog: http://ospeixescuidamdasalfaces.blogspot.pt Bem, mas como queres peixes para autoconsumo claro que o melhor é a tilápia, e já que és do Algarve elas são capazes de se aguentar aí. Eu já vi tilápias à venda no custojusto na zona de Lisboa, mas é muito raro aparecer. Desejo-te boa sorte, e se continuares com o projeto agradecia que pudesses atualizar os teus sucessos e os teus azares Link to comment Share on other sites More sharing options...
Metallising Posted September 20, 2014 Author Share Posted September 20, 2014 Veremos como corre. Parece que encontrei quem forneça tilápias, veremos se me chegam às mãos. Quanto à falta de nutrientes fornecidos às plantas. A julgar pelas fotos do teu sistema, estás a usar o método DWC, no entanto colocaste a placa flutuante directamente sobre o tanque dos peixes. Dessa forma o amónio dos peixes nunca chega a ter um meio para se decompor em nutrientes para as plantas. Para esse efeito, precisas de um bio-filtro, onde a actividade bacteriana irá decompor o amónio em comidinha para plantas. Portanto, para as coisas correrem bem o flow terá de ser: tanque dos peixes -> bio-filtro -> growbed -> de regresso a tanque dos peixes. Neste link tens um "case-study": http://blog.aquaponicssystems.com/ Para simplificar e ganhar algum know-how vou começar com argila expandida, este meio acaba por servir para a criação de bactérias benéficas para o sistema, dispensando assim o bio-filtro. Link to comment Share on other sites More sharing options...
André Santos Posted September 21, 2014 Share Posted September 21, 2014 Sim, isso foi um dos meus erros mas eu já tinha descoberto. Eu agora se experimentar outra vez vai ser desta forma: http://channel.nationalgeographic.com/channel/doomsday-preppers/interactives/budget-prep-aquaponics-system/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
Metallising Posted September 21, 2014 Author Share Posted September 21, 2014 Não sou expert na matéria, mas diria que esse sistema não vai resolver o problema. Isto é, as bactérias precisam de um meio para se desenvolverem, para posteriormente decompor o amónio dos peixes em nitrogénio para nutrir as plantas. A placa flutuante pode servir como meio para as bactérias, mas pela leitura que fiz é muito pouco eficiente comparativamente a outros meios, como por exemplo argila expandida. Acho que para obter resultados aceitáveis ou usas um bio-filtro ou então isto: Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts