Neat Lowtech


Fábio Araújo

Recommended Posts

 

Ora então venho apresentar o meu primeiro aquário nunca tinha tido um contacto com o mundo da aquariofilia portanto tenho muito e quando digo muito é mesmo muito que aprender, o meu objectivo desde o inicio foi sempre manter o investimento baixo pelo menos agora enquanto ainda estou no inicio, portanto optei por algumas coisas home made que são o filtro e iluminação que apesar de já estarem operacionais ainda não estão finalizados ao nível estético.no meu tópico anteriormente aberto na zona dos primeiros passos coloquei muitas questões e continuam sempre a surgir mais que tento esclarecer pesquisando mais e mais.

Setup:

Data de montagem: 01 Set 2014

Dimensões: 100x45x30 (CxAxL) 135L

Filtro: Filtro externo home made com bomba de 1200 L/h

Termostato: 50w fra

Substrato: Areia de sílica

Iluminação: Calha com 6 lâmpadas independentes de 6400K

Hardscape: Troncos e pedras

CO2: Não tenho

Flora:

Taxiphyllum sp. 'spiky'

Anubias

 

Fauna:

Ainda nada está a ciclar vamos esperar

deixo uma foto com a tubagem do filtro ainda a espera de ser colocada como deve ser

IMG_2097.jpg

Editado por Fábio Araújo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JBL manado 25L? Esse substrato não devia ser castanho escuro? Ou existem cores diferentes? Está giro o aqua ;)

Tens toda a razão usei a estrutura do topico de outro user e substitui tudo esse escapou-me obrigado pelo reparo 😃

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas já foram adicionados os primeiros habitantes 2 Corydoras e 1 Pleco para ajudarem na limpeza das algas que me tem aparecido.

Reparei que o nível da água desce um pouco quando tenho de fazer a TPA já verifiquei se existem fugas e nada será condensação ?

Editado por Fábio Araújo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Uma planta de fácil manutenção e de crescimento muito rápido costuma ser uma solução para esgotar os nutrientes a mais presentes na água. As algas crescem maioritariamente porque tanto as Anubias como o musgo são plantas de crescimento lento, não oferecendo competição suficiente as algas.

 

Com base na minha experiência pessoal, os plecostomus não são o melhor peixe para controlar algas pelas seguintes razões ( mais uma vez, experiência pessoal ):

 

- enquanto juvenis esforçam se mas não são tão eficazes a medida que vão crescendo.

- crescem bastante e quando as algas se esgotarem, ou são fornecidos bastantes alimentos vegetais ( wafers de algas não chegam ) ou então podem passar muita fome

- o seu tamanho torna os desajeitados, aumenta imenso a carga orgânica do sistema e ainda podem "desarranjar" o layout de troncos, plantas e afins.

 

Não quero de forma nenhuma desanimar, só que ao longo do tempo a minha preferência para o controlo de algas recai sobre os ancistrus, comedores de algas siameses e camarões ( estes dois últimos muito eficazes para as filamentosas ).

 

Cumprimentos e boa sorte, está a ficar com muito bom aspecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Optei pelas anubias por serem resistentes e por serem plantas de risoma uma vez que nao uso substrato fertil

 

Actualmente apenas cria filamentosas agarradas ao musgo e em pouca quantidade

 

Quanto ao pleco sinceramente tambem nao me parece tao eficiente como gostaria sei que sao mais activos a noite mas mesmo assim nao vejos os resultados pretendidos

 

Os camaroes nao é uma opção para já

 

Obrigado pela opiniao é assim que aprendo e que me alertam para o que estiver a fazer de errado

 

Editado por Fábio Araújo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...

Pessoal preciso de ajuda ou melhor de um esclarecimento o que se passa e que o nível de agua do aquario baixa nao sei precisar a quantidade mas ainda é consideravel e nao me aparece em lado nenhum portanto nao esta roto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns. Aquário simples mas bonito. As algas é luz a mais. Se melhorou mantém as 8h mas 6h é suficiente. Também podes ligar apenas parte das lâmpadas pois pode ser luz a mais não em horas mas em intensidade.

 

Troca o pleco por ancistrus e ou SAE'S ou ottocinclus.

 

Não sobrecarregues o aqua. Mete a fauna devagar e pensa bem nas escolhas antes.

 

Se não tens tampas evapora muita água.

 

Sent from Tapatalk

Editado por S.S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas

Desta vez venho fazer uma actualização, substitui a termostato de 50w por um de 150w o frio que se tem feito sentir fez a temperatura baixar bastante

foi trocado também o filtro home made por um ehein

 

entretanto infelizmente morreu uma corydora não sei a razão fiquei apenas com o macho apenas

Hoje os tetra fantasma andam doidos atrás de uma fêmea suponho eu que seja isso, acasalamento?

e como vejo se tenho alguma fêmea gravida por exemplo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.