Tempo entre criaçoes


Mikekas

Recommended Posts

bom dia.

mais ou menos de quanto em quanto tempo é que os Mbunas criam?

tenho aqui uns que prai de 2 em 2 meses andam em rituais, e tenho 1 casal de firefish que parece que nem se mostram interessados, 1 casal j+a com 1 ano creio, já ser adulto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em primeiro lugar firefish não são mbunas mas sim uma espécie que não existe no lago malawi e foi aperfeiçoada pelo homem

São denominados de aulonocaras

Os mbunas são herbívoros e as aulonocaras são omnívoros mas precisam de alimentação á base de proteína animal.

 

depois as aulonocaras precisam de calma e espaço coisa que os mbunas não lhes dão por serem muito territoriais e em constante luta por um espaço o que assusta as aulonocaras quando querem acasalar.

 

Posso dizer que eu para reproduzir com sucesso aulonocaras tive que as separar dos mbunas, mas podes ter sorte se tiveres um aquario grande.

 

Posto isto o tempo entre posturas dependendo da alimentação que as femeas tem e considerando o tempo de gestação de 3 semanas podemos dizer que fazem postura regulares de 3 em 3 meses ou se retirarmos os ovos e coloca-los num egg tumbler reduz o desgaste e ai podemos considerar de 2 em 2 meses

 

Abraço

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

peço desculpa se me expliquei mal, tenho mbunas e aulanocaras, tenho 1 casal de aulonocaras nyassae que a ultima postura foi dia 12 de agosto, 15 dias depois tirei os pequenos e agora dia 14 setembro, novamente outra postura, as firefish tenho as ao mesmo tempo, e vinham do mesmo tamanho, devem ter mais ou menos a mesma idade, nem posturas fazem.

os outros mbunas andam 2/3 meses e fazem posturas.

a minha questao é, mesmo dentro das aulanocaras haverá tempos diferentes, ou poderá ser algum problema com o casal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não precisas pedir desculpa

o que apontei foi que não se trava de mbunas

 

em relação ás aulonocaras se estão todos juntos no mesmo aquario o mais certo é a suposta femea firefish não ser femea ou pode estar doente.

 

Alerto que estando todos no mesmo aquario só um macho vai reproduzir ou seja o dominante, ou seja se a firefish femea for mesmo femea quando ela estiver pronta quem vai acasalar com ela será o nyassae uma vez que já viste reproduzir. ou não viste o acasalamento e deduzes que o pai da criança é o macho nyassae??

 

Abraço

luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Está em curso um novo concurso mensal sobre Ciclideos Africanos, gostaria de ver a tua participação com uma foto. De salientar, que é concurso patrocinado e os prémios são de interesse.



Deixo-te aqui o Cartaz do Concurso basta clicares nele e direciona-te directo para link do concurso!



Boa aquariofilia!



cartaz%20setembro%20alto_zpsi8a3wfbs.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais