Stairway to Heaven - Nature Aquarium


JANF

Recommended Posts

Olá a todos.

"Stairway to Heaven" será um renascer da minha paixão pelo hobby e a minha forma de manter em espírito alguém que partiu cedo de mais para a eternidade. Foram tempos marcantes e pesarosos, mas tudo se ultrapassa com amizade, amor e carinho. Toda esta montagem será uma dedicatória a toda a minha família e acima de tudo a quem já cá não está para a poder admirar este layout, pelo menos da mesma forma como o fazia noutros tempos.
O aquascaping sempre foi uma das minhas grandes paixões e, como tal, merece que me dedique da melhor forma possível. Ao contrário das minhas montagens anteriores, esta acaba por ser um renascer do layout anterior, "Stone Heart", visto que utiliza os mesmos substratos e até algumas pedras dessa mesma montagem.
Apesar do aquário já ter sido montado há uns dias, ainda há muito que fazer, principalmente no âmbito da flora. Para isso, conto com a vossa ajuda de forma a escolher as espécies para as respetivas áreas livres.
Espero que se divirtam e participem neste projeto tanto quanto possível. Da minha parte, apenas posso prometer que farei os possíveis para manter este tópico ativo e cativante.
Antes de passar aos detalhes, queria ainda agradecer à Ecoarium e concretamente ao Luís Alves pela paciência e ajuda que tem prestado neste recomeço no aquascaping. Sem dúvida que merece toda a sorte do mundo neste seu novo projeto.


SETUP

Nome:
Stairway to Heaven

Data da Montagem:
4 de Setembro 2014

Aquário:
90x40x50 cm (180 L)

Iluminação:
Calha LED 85W - DIY

Aquecimento:
Nenhum

Filtragem:
JBL CristalProfi e901

Bomba de circulação (300 l/h)

Substratos:
ELOS Terra Zero
ELOS Bottom Mineral
ADA New Amazonia

Fertilização:
Eco-grow+ - Macros

Eco-grow+ - Micros

Sistema de CO2:
WaterPlant - Botija de 1800 g
WaterPlant - Válvula Solenóide
WaterPlant - Conta-Bolhas
WaterPlant - Reactor CO2

Hardscape:
Pedras recolhidas no monte

Tronco recolhido no monte

Flora:

Alternanthera rosaefolia mini

Ammania sp. 'Bonsai'

Anubia nana petit

Cryptocorine undulatus green
Cyperus helferi
Echinodorus tenellus

Hemianthus micranthemoides

Hygrophila lancea

Hygrophila pinnatifida

Ludwigia arcuata

Ludwigia glandulosa

Micranthemum sp. 'Monte Carlo'
Pogostemon helferi

Pogostemon sp. 'Wicked'
Ranunculus inundatus

Rotala sp. 'Vietnam'

Staurogyne repens

Vesicularia ferriei 'weeping'

 

Fauna:
Ancistrus sp.

Caridina japonica

Paracheirodon innesi

Yunnanilus sp. 'Rosy'

 

001_zpsd616a12d.jpg
Montagem do hardscape a 23 de Agosto de 2014

002_zpsc091acd7.jpg

003_zps282cb367.jpg

005_zpsde29f36c.jpg

004_zps313ab005.jpg

006_zpsa1861e08.jpg
8 dias após o começo deste projeto

Como podem ver o tronco ganhou alguns fungos, o que já seria de esperar, tendo em conta que não fiz qualquer tratamento ao mesmo. Contudo, penso que será fácil eliminar estes fungos uma vez que não estão em grande quantidade e aparentemente dão pouca luta.
Acredito que neste momento o aquário esteja um pouco estranho mas com o volume de plantas que pretendo criar, certamente que vos encherá muito mais a vista daqui a uns tempos.

Qualquer dúvida que tenham, façam o favor de perguntar!


Cumprimentos,
André Ferreira

Editado por JANF
  • Votar + 2

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André

 

Parabens pelo aquário. Esse tronco é de facto fantástico, mas tenho algumas duvidas se o colocaste na melhor posição. Esses ramos paralelos... Eu talvez tivesse cortado o de cima.

 

Acho que te esqueceste de mencionar a hygrophila pinnatifida que está no tronco, no setup. Tens ideia do que irás colocar atrás do lado direito? HM com uns apontamentos de ludwigia sp. atrás ou reineckii mini pela frente? Hippuridoides atrás do tronco?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tronco é incrível e as plantas parecem ter sido bem escolhidas, acho que o aquário vai ficar muito bom! Vou aguardar pela evolução!

Sim, é espetacular :) Espero corresponder às expectativas! Mas para já ainda está muito vazio e longe de estar como eu quero... Com calma chegaremos ao ponto :)

 

Boas André

 

Parabens pelo aquário. Esse tronco é de facto fantástico, mas tenho algumas duvidas se o colocaste na melhor posição. Esses ramos paralelos... Eu talvez tivesse cortado o de cima.

 

Acho que te esqueceste de mencionar a hygrophila pinnatifida que está no tronco, no setup. Tens ideia do que irás colocar atrás do lado direito? HM com uns apontamentos de ludwigia sp. atrás ou reineckii mini pela frente? Hippuridoides atrás do tronco?

Obrigado Ricardo. A nível de posições, experimentei tudo o que era possível e esta foi sem dúvida a forma mais natural que encontrei para o colocar. Os ramos paralelos não me preocupam, aliás, até acho que podem dar um ar da sua graça assim que estiver todo o layout preenchido. Mas vou registar a tua ideia, se me parecer que não está de acordo com o que imagino, serrote nele :P

Sim, passou-me... A alternanthera vai entrar neste layout, provavelmente nessa zona. Também tinha idealizado colocar blyxa nessa mesma zona. A HM também me parece bem para fazer umas moitas. Já a ludwigia não sei... se tiver a alternanthera acaba-se por perder um pouco o efeito da ludwigia. Talvez a use mais no plano intermédio atrás do tronco horizontal em baixo, ou até experimento algo diferente...Veremos :)

Para a parte traseira tinha pensado nessa mesma planta juntamente com pogostemon erectus e quem sabe uns pézinhos de proserpinaca palustris.

 

 

Agradeço imenso as dicas!

Abraço

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Off topic: Entretanto já foi publicado o vídeo do workshop do Filipe Oliveira (FAAO) na Ecoarium, uma semana atrás (06.09.2014).

Espero que seja uma boa ajuda nos vossos projetos :)

https://www.youtube.com/watch?v=yehnkCl_hh0

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

Grande projeto a seguir e bom layout, apenas acrescentava uma planta de tapete do lado direito, mas isto é apenas uma opinião pessoal.

 

Bom projeto e espero pela evolução

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

Grande projeto a seguir e bom layout, apenas acrescentava uma planta de tapete do lado direito, mas isto é apenas uma opinião pessoal.

 

Bom projeto e espero pela evolução

Boas.

Sim, a ideia será deixar crescer a tenellus para aquele lado direito (no plano frontal e possivelmente no corredor lateral).

Obrigado e espero que continues a aparecer por aqui :)

Abraço

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

É bom ver que estás de novo por aqui com mais uma excelente montagem.

 

Estou um bocado com o Ricardo, acho o tronco muito bom mesmo, pena a simetria apontada, tens de dizer ao pessoal onde é esse "monte"... :naughty:

 

Áqua muito equilibrado, vou gostar de acompanhar.

 

Grande abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

É bom ver que estás de novo por aqui com mais uma excelente montagem.

 

Estou um bocado com o Ricardo, acho o tronco muito bom mesmo, pena a simetria apontada, tens de dizer ao pessoal onde é esse "monte"... :naughty:

 

Áqua muito equilibrado, vou gostar de acompanhar.

 

Grande abraço,

Boas António!

 

Sim, o bichinho já estava mortinho por voltar ao aquascaping :P

Tal como disse ao Ricardo, essa simetria não me preocupa muito, com tempo o layout vai ganhar uma forma mais natural. Segredo... ahaha

Vou ficar à espera que participes amigo!

 

Grande abraço

  • Votar + 1

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse tronco é muito bom, mas não gosto da planta que escolhes-te para tapete um aquário assim merecia algo diferente. A planta que vai ser central, vai precisar de elemento de transição e eu colocaria por trás do tronco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O aquário lá vai andando, cada vez mais verdinho, aliás até verde de mais... Estive a semana toda com a água esverdeada e turva. Ontem foi dia de TPA e aproveitei para trocar 50% da água. Entretanto surgem os primeiros (e últimos, espero) motivos de grande preocupação. Na montagem anterior tive uma alga que me deu muitas dores de cabeça e foi a principal causa para desmontar o layout anterior. Acontece que ontem ao fazer a TPA dei conta de alguns locais contaminados com essa mesma alga. Deixo umas fotos nas quais se pode ver a alga em causa. Tenho mesmo de a erradicar de vez do aquário e o quanto antes para não ficar escondida debaixo das plantas que tenciono acrescentar ao layout.

 

Se alguém me conseguir ajudar relativamente à identificação e tratamento da mesma, ficava eternamente grato :D

 

IMG_3085.jpg

IMG_3086.jpg

IMG_3087.jpg

IMG_3088.jpg

IMG_3089.jpg

 

 

Abraço,

André


Esse tronco é muito bom, mas não gosto da planta que escolhes-te para tapete um aquário assim merecia algo diferente. A planta que vai ser central, vai precisar de elemento de transição e eu colocaria por trás do tronco

Boas.

Qual seria a tua sugestão? Eu gosto da Echinodorus :)

Mas a planta de transição que tenho para já é a ranunculus e ficará com uma moita atrás (rotala, pogostemon erectus ou outra).

 

Abraço,

André

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Linda montagem, vou acompanhar!

Coloque um fundo para esconder aquele fio ali atras!

 

Parabens!

Obrigado :)

Já solucionei esse problema por enquanto, mas mais tarde tenciono colocar uma película branca/cinzenta clara no vidro traseiro.

 

Continua a aparecer por aqui!

 

Abraço,

André

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma película autocolante fosca deve ficar bem!

Sim, à partida será algo desse género, mas para já resolvi o assunto colocando a bomba do lado oposto junto à saída do filtro. Assim já não há fios a verem-se :)

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Para combater esta alga, vou aplicar diariamente uma dose de H2O2 para ver se a consigo eliminar enquanto está em pouca quantidade.

Se alguém tiver algum peixe ou camarão que ache que pode ajudar nesta batalha avise!

Normalmente colocaria SAE mas é um peixe que enquanto é pequenino é tudo bonito mas quando começa a crescer fica um pouco insuportável para o meu gosto :P

 

Abraço

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Este fim de semana haverá novidades :pompomgirl:

 

 

Abraço,

André

  • Votar + 1

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Chuta!

 

O que será? Será que o André cortou o tronco? Ou foi o vizinho que foi lá com a motoserra? Descubra amanhã antes do Jornal das 8!

 

biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Mais um a achar esse tronco espetacular, e sou da tua opinião... também acho que a assimetria dos troncos não tira a beleza!

Acho que este lado direito está um pocuo vazio mas vamos ver como ficará com essa flora a desenvolver.

 

Como estás nesse combate à Alga... vês algum resultado com o H2O2? Gostava de te ajudar mas não tenho experiência...

 

Sorte e que venha mais desencolvimentos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Chuta!

 

O que será? Será que o André cortou o tronco? Ou foi o vizinho que foi lá com a motoserra? Descubra amanhã antes do Jornal das 8!

 

biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Abraço,

Boas!

 

Só queres destruição pá :P O tronco está a salvo sem um único dano!

Pelo menos cor o aquário já ganhou, mas vais ter oportunidade para ver e criticar ehehe

 

 

Boas

Mais um a achar esse tronco espetacular, e sou da tua opinião... também acho que a assimetria dos troncos não tira a beleza!

Acho que este lado direito está um pocuo vazio mas vamos ver como ficará com essa flora a desenvolver.

 

Como estás nesse combate à Alga... vês algum resultado com o H2O2? Gostava de te ajudar mas não tenho experiência...

 

Sorte e que venha mais desencolvimentos ;)

Boas.

 

Sim, o tronco está do meu agrado e não tenciono tocar-lhe tão cedo. O lado direito tal como o resto do aquário estava sem plantas ainda mas isso pode já estar tratado :naughty:

Não sei ao certo se foi do H2O2 mas deve ter ajudado. Reduzi 1 hora de luz, adicionei caridinas japonicas e já não vejo aquelas algas que me andavam a incomodar. Espero ter resolvido o problema :)

Agora só estou com a água um pouco esverdeada para não variar... tenho de descobrir o que anda a causar isto...

 

Hoje haverá novidades ainda, por isso vai passando por aqui :P

Obrigado!

 

 

 

Abraço,

André

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André, já não vou a tempo mas eu teria colocado o tronco +/- assim, desculpa o photoshop manhoso :P

 

janf_zps89c4dae6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Esta semana aproveitei para dar vida ao layout e acabei por plantar quase todas as zonas em falta. Neste momento, apenas me falta preencher a lateral esquerda (vista de frente) junto à pedra e na traseira do tronco. Possivelmente poderei fazer alguns apontamentos noutras zonas se achar conveniente :)

Fiquei bastante satisfeito com o resultado final e estou confiante que assim que as plantas ganhem as cores vibrantes que é suposto terem o aquário fique ainda mais agradável (pelo menos para mim) que aquilo que já está.

A flora que adicionei foi: Staurogyne repens, Staurogyne porto velho, Hygrophila lancea, Hemianthus micranthemoides, Alternanthera rosaefolia mini e Ludwigia glandulosa.

Para ajudar no combate às algas (e já com excelentes resultados) adicionei caridinas japonicas.

 

Neste momento, continuo com a água esverdeada mas já não vejo filamentosas :)

Tal como prometido, deixo uma atualização do aquário em vídeo:

 

http://youtu.be/AHxMgq45AzI

 

Qualquer dúvida que tenham, chutem :P

 

 

Abraço,

André

Olá André, já não vou a tempo mas eu teria colocado o tronco +/- assim, desculpa o photoshop manhoso :P

 

janf_zps89c4dae6.jpg

 

Boas!

 

Percebo muito bem a tua ideia e inicialmente foi um pouco isso que tentei fazer, mas houve pormenores que não gostei e acabei por desistir de colocar nessa posição.

Digo-te já que estás com uma grande habilidade no photoshop :P

 

Continua a acompanhar :)

 

 

Grande abraço,

André

Editado por JANF
  • Votar + 2

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou a gostar da evolução, está a ficar muito agradável, também gostei da sugestão do António, disfarçava bastante a "tal" simetria.

 

Agora essa água, cruz, credo, parece que lavaste aí as chuteiras usadas no jogo de Sexta-feira, isso parece caldo verde.

 

Tens aí um problema que urge resolver :rolleyes:

 

Parabéns pelo vídeo, está muito bom.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou a gostar da evolução, está a ficar muito agradável, também gostei da sugestão do António, disfarçava bastante a "tal" simetria.

 

Agora essa água, cruz, credo, parece que lavaste aí as chuteiras usadas no jogo de Sexta-feira, isso parece caldo verde.

 

Tens aí um problema que urge resolver :rolleyes:

 

Parabéns pelo vídeo, está muito bom.

 

Abraço,

 

Boas!

Vamos ver como se desenvolvem as plantas agora, visto que estão todas no estado emerso. Sim, também percebo a ideia porque também a experimentei, mas acabei mesmo por preferir esta posição.

Podes crer! Não há forma de corrigir isto :tapfoot:

Obrigado!!

 

 

Abraço,

André

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.