Problema c/ Ada Amazonia Aquasoil em nova montagem mas ja com fauna


vic_nunes

Recommended Posts

Boas,

 

O titulo é comprido e não da pra explicar bem, mas é o seguinte.

 

Estou a pensar renovar o look do meu aqua. Tou a pensar em fazer algo mais "pro" em termos de aquascaping.

 

o material q estou a pensar meter é material da ADA, powersand special 6Kg. 18kg de Amazonia, 9 Kg de amazonia powder, rochas e plantas com fartura, quero fazer um tapete daqueles bonitinhos.

 

Agora o meu problema, li em vários lugares q o Aquasoil liberta quantidades macivas de Amonia, durante algumas semanas.

Isto para aquarios novos, não ha crise, mas para o meu caso há... é q tenho uma data de peixes ( neons, guppies, jordanellas, SAEs ) q não tenho onde os por durante mt tempo...

 

Agora, preciso de ajuda, pq dada as seguintes condições, qt tempo acham q o pico de amonia vai durar.

 

ja tenho 2 filtros maturados de 500L/h reais

filtro UV

e tava ainda pensar colocar parte da água da montagem actual, uma vez q tb ja tá maturada ( 50% no minimo ).

e talvez fazer tpas de 48 em 48h +-

 

o aqua tem 100 x 40 x 50, CO2 de botija, 2 lampadas T8 30w + 3 tiras led 14.4w cada

 

o que é q me dizem???

 

Muito Obrigado

Vitor Nunes

Editado por vic_nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, não sou nenhum expert mas se não te descurares nas tpas, que terás de fazer de forma mais regular, não haverá problema algum uma vez que tens os filtros bem maturados, nestes primeiros dias ou semanas o melhor a fazer é não fertilizar pelo que percebi e metes esse CO2 a bombar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Arranja uma caixa plástica para manter os peixes e liga lá um dos filtros. O outro ligas no áqua até a nova montagem deixar de libertar amónia, mais ou menos 1 mês se fizeres muitas TPAS.

 

Tentar manter lá os peixes com o novo substrato e plantação é o cabo dos trabalhos, ainda por cima se queres por tapete e que ele agarre sem o estarem constantemente a arrancar, convém mesmo ser sem fauna e assim podes abrir as goelas ao CO2.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

antes de mais obrigado pela ajuda :)

 

boas, não sou nenhum expert mas se não te descurares nas tpas, que terás de fazer de forma mais regular, não haverá problema algum uma vez que tens os filtros bem maturados, nestes primeiros dias ou semanas o melhor a fazer é não fertilizar pelo que percebi e metes esse CO2 a bombar

pois, isso é o q tava a pensar...

 

 

 

 

Boas,

 

Arranja uma caixa plástica para manter os peixes e liga lá um dos filtros. O outro ligas no áqua até a nova montagem deixar de libertar amónia, mais ou menos 1 mês se fizeres muitas TPAS.

 

Tentar manter lá os peixes com o novo substrato e plantação é o cabo dos trabalhos, ainda por cima se queres por tapete e que ele agarre sem o estarem constantemente a arrancar, convém mesmo ser sem fauna e assim podes abrir as goelas ao CO2.

 

Cumps,

e a questão de meter 50% da água já maturada, não ajuda o processo? é q 1 mes, pronto, é quase o ciclo normal do azoto...

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A água ajuda, mas pouco, tem poucas bactérias, estas estão maioritariamente no substrato e nos filtros. Além disso não vai impedir a libertação da amónia. Se puseres bactéria de um frasco ajudas mais do que reutilizando a água.

 

A presença de peixes também é complicado, pois têm tendência para debicar as plantas recém plantadas.

 

Se optares por manter os peixes faz muitas TPA's, diárias de preferência.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A água ajuda, mas pouco, tem poucas bactérias, estas estão maioritariamente no substrato e nos filtros. Além disso não vai impedir a libertação da amónia. Se puseres bactéria de um frasco ajudas mais do que reutilizando a água.

 

A presença de peixes também é complicado, pois têm tendência para debicar as plantas recém plantadas.

 

Se optares por manter os peixes faz muitas TPA's, diárias de preferência.

 

Cumps,

Hum, ok, tou a ver,

 

 

Pronto, a ideia seria meter os peixes 1 semana ou 2 depois, mas se despejar um frasco de bacterias se calhar ajuda qq coisita.

 

Já em relação aos peixes, pois, isso eu sei q é chato, q os gajos as vezes gostam de andar la a "aporcalhar" o trabalho q faço...:P

 

mas pronto, obrigado pelas dicas, assim ja tenho alguma ideia do q poderei fazer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se vai a tempo, mas...

 

Não serias o primeiro a colocar os peixes poucos dias depois da montagem realizada e com agua. Há um aquario fantástico do Pedro Rosa em que os peixes entraram pouco tempo depois da montagem. E sim, foi com power sand e aditivos e com amazónia! A questão principal que se prende é se tens condições de eliminar o que é nocivo para os peixes, e isso vai depender de varias coisas. Fazer muitas tpas é talvez pouco racional, porque tambem estas a desaproveitar aquilo que as plantas querem. O que tens de ver é se tens força suficiente para queimar esses agentes que estão na coluna de agua.

 

Como é que consegues ter essa força? Por exemplo com um filtro devidamente ciclado e com boas materias filtrantes. É principalmente aqui e no substrato onde estão as tuas melhores aliadas, as bacterias. Não na agua!!! Importa saber que plantas vais pôr. A quantidade e a velocidade de crescimento. As plantas gostam dessas coisas nocivas aos peixes e quanto mais plantas a comer isso melhor! Depois precisas de garantir que metes muito CO2 e luz para que elas cresçam!

 

Meter peixes precocemente com esses substratos é arranjar lenha para te queimares. Podes estragar tudo dentro do aquario. Aconselho-te vivamente a não o fazeres. Meter peixes num aquario antes do fim do ciclo pode nao so matar os peixes, como podes atrofiar todo o ciclo o que vai fazer com que tenhas mais cedo ou mais tarde problemas com algas, e muitas! O investimento que se faz em solos ferteis (e logo o power sand) exige que tenhamos sempre um conjunto de variaveis controladas.

 

Espero que tenha ajudado, mas era preferivel, arranjares um aquario para meteres esses peixitos!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pela ajuda :) entretanto ja estive a falar com o rui, o proprietário da aquaeden, e ele explicou uma coisa q desconhecia... o facto do substrato largar amonia, q na pratica, se o ph da água estiver abaixo dos 7, a amónia transforma-se em amónio, q deixa de ser tóxico para os peixes, e logo ai passa a ser seguro para os peixes, enquanto continua a ser altamente nutritivo para as plantas.

 

Pronto este facto ja me deixa mais descansado. No entanto e pra ver se as plantas agarram um bocadito mais, pelo menos durante 1 semana vou deixar os peixes numa caixa, e carregar o aquário de co2 e luz com fartura.

 

Mas por enquanto ando a juntar o matérial :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais