BADC 2014 - JBL Biotope Aquarium Design Contest


Nuno M.

Recommended Posts

Boas malta,

 

Como o nome indica não só os aquários plantados têm direito a concursos internacionais.

 

Aproveitem para acompanhar esta 4ª Edição pois as fotos do concurso são publicas para todos poderem ver e comentar

 

O concurso está dividido por 5 categorias: North America, South America, Africa, Eurasia, Australia & Oceania

 

Este mês de Setembro vão ser avaliados os trabalhos e escolhidos as vencedores de cada categoria que depois iram a St. Petersburg (Russia) disputar o vencedor com uma montagem patrocinada pela JBL.

 

Eu e Claire pelos vistos somos os únicos participantes portugueses nesta edição e desde sempre, espero que seja um incentivo a que comecem a aparecer mais aquários deste tipo por cá.

 

Pois são igualmente belos e onde se dá primazia aos nossos amigos de barbatanas e seu habitat natural.

 

Aqui fica o link para a pagina e fotos dos concorrentes deste ano wink.gif

 

Biotope Aquarium Design Contest 2014 Quality test

 

Podem acompanhar também aqui mais informação disponibilizada pela organização do evento neste forum mas que ninguém deu fé.

 

JBL Biotope Aquarium Design Contest 2014

 

Um obrigado ao Sergei Anikin pela divulgação do evento.

  • Votar + 2

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Nuno e Claire por representarem o nosso país ao mais alto nível.

Tens toda a razão quando afirmas que os aquários de biotopos podem ser igualmente belos e merecedores de maior destaque, as vossas participações são o melhor exemplo disso. Presumo que tenham os vossos passaportes válidos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opá depois da classificação no AGA o ano passado tenho esperança de ficar-mos bem classificados :tongue: até porque tambem enviamos o Rain Forest já desactivado e que nos deu aquela posição.

 

Quanto aos passaportes estão em dia mas não sei se arriscamos voar para aqueles lados :unsure: , aquilo não anda muito famoso :bleh:

 

Vou ver se ainda hoje abro aqui um tópico com a montagem deste ano, não sei bem é em que secção do forum fazer isso :happy:

 

De qualquer modo acho importante participar e mostrar o que por cá se faz.

 

Um abraço

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Vou ver se ainda hoje abro aqui um tópico com a montagem deste ano, não sei bem é em que secção do forum fazer isso :happy:

 

 

Aqui ;)http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=90

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As vossas fotografias estão muito boas. Desejo-vos sinceramente muito boa sorte.

Nunca me meti em biotopos. Acho de facto uma aventura engraçada.

 

Já agora, para fazerem esse (como o anterior) leram bastante sobre o local e o setup que queriam fazer?

... e como escolheste esse em particular? Sei que já tinhas os peixes, pelo que deduzo que possa ter sido uma ajuda :)

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

bem interesante!

É realmente uma forma de abordar a aquariofilia que nos dasafia aconhecer mais a fundo cada particularidade do local escolhido. Já fiz o registo agora só falta votar.

cumprimentos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

bem interesante!

É realmente uma forma de abordar a aquariofilia que nos dasafia aconhecer mais a fundo cada particularidade do local escolhido. Já fiz o registo agora só falta votar.

cumprimentos

 

Já decidiste em quem vais votar? :tongue:

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As vossas fotografias estão muito boas. Desejo-vos sinceramente muito boa sorte.

Nunca me meti em biotopos. Acho de facto uma aventura engraçada.

 

Já agora, para fazerem esse (como o anterior) leram bastante sobre o local e o setup que queriam fazer?

... e como escolheste esse em particular? Sei que já tinhas os peixes, pelo que deduzo que possa ter sido uma ajuda :)

 

Pedro.

Boas Pedro,

 

O processo é exactamente o inverso de um aquário plantado.

 

Aqui primeiro escolhemos a fauna e depois, pesquisamos sobre a mesma, vemos com que outros peixes convivem na natureza e depois, faz se uma grande pesquisa sobre o Biotopo que queremos recriar.

 

Podes ver no site que todos os aquários têm uma breve descrição do que foi pretendido com a montagem. E não é visível, mas foi pedido aos participantes todas as fontes em que se fundamentaram para a recriação do Biotopo em que o seu aquário se inspira.

 

Aconselho todos a experimentar um dia fazer uma montagem deste tipo, é muito gratificante e a fauna brinda-nos com cores e comportamentos espectaculares.

 

Eu não vivo sem os dois mundos, adoro o mundo dos plantados, fazer crescer, podar, dar forma... Dá um gozo tremendo.

 

Mas nestes temos muita restrição na fauna que usamos, ou por que papam as plantas ou porque tiram escala a montagem,etc.

 

Por isso este outro universo trás outras possibilidades, em que damos toda a importância a fauna, comportamentos, cor, reprodução.

 

Mas é possível criar algo de igualmente grande harmonia e beleza, que da um prazer enorme de cuidar. Principalmente quando somos brindados com posturas.

 

É mesmo como ter um pouquinho de um Rio em casa =)

 

 

 

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

Boas,

bem interesante!

É realmente uma forma de abordar a aquariofilia que nos dasafia aconhecer mais a fundo cada particularidade do local escolhido. Já fiz o registo agora só falta votar.

cumprimentos

É desafiante mesmo, mas como já disse muito gratificante.

 

Gostava de futuramente ver mais pessoal a dedicar-se a este tipo do montagem, aposto que se iriam surpreender =)

 

Abraço

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno,

estás a deixar a malta cheia de inveja!

Já começo a imaginar umas coisas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Boas malta


Os resultados já saíram :dance:


A competição era muito forte com aquários lindíssimos bem fundamentados e estudados ao pormenor.


Neste concurso internacional obtivemos um 5º Lugar com a montagem Rain Forest e o 11º Lugar com o Fallen Tree na categoria de Sul americanos biggrin.png' alt=':biggn:'>


Apesar da classificação muito boa do Rain Forest não obteve nenhum comentário por parte dos juizes até agora, sendo que ainda falta o Heiko Bleher e Aleksei Malyshev darem o seu parecer, espero que teçam umas palavras sobre os nossos aquários.


Quanto ao Fallen Tree em 11º Lugar aqui vai o que disseram até a data :smile2:


Comentário Geral de Categoria:


Heiko Blessin (Germany): On the first view, the picture of "Rio Nanay, Fallen Tree" looks great. But it's due to the fish and not to the decoration. "Rio Shanushi tributary near Yurimaguas, Peru" looks very natural but unfortunately the owner used oak leaves and you will never find oak trees in south america. "Flooded forest in the bend of Rio Tapajos" and "Rio Tapajos Biotope" are my favorites.


Comentário Individual:


11. Rio Nanay, Fallen Tree


Michael Salter (Canada): It is great to see an explanation of the thinking behind this biotope, and thoughts as to what specific area it is meant to be based on – Iquitos. Thought has gone into creating a credible narrative to support what we are seeing. Beyond this, the overall impression is very appealing. Nature is not always graceful, but sometimes it is! By selecting really nicely sculpted pieces of wood, and placing them so that it looks like they have split apart in the middle (and also that their orientation and pattern of wear reflect the flow of water over them) the creator has walked the thin line between aesthetics and patterns of nature, showing where they intersect perfectly. Everything about this biotope treads the line: the slight blackwater stain, scattered leaves, plain sand, and sprinkling of floating plants are all appropriate for the biotope as are the fish shown. It is simple and elegant, with a very nice contract between the angelfish, tetras, and Apistogramma. It is also a bit small for the number of angelfish though, and slightly too “tidy”. It seems a blend of Biotope and Nature Aquarium style


Aqui fica o link para a pagina com as Classificações das varias categorias



  • Votar + 3

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas tuas palavras Francisco :smile2:

 

É verdade que é desafiante, mas como já disse antes muito gratificante, principalmente quando vemos o nosso trabalho reconhecido por todos vocês.

 

Um grande abraço

Editado por Nuno M.

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno,

 

Grandes posições. Muitos Parabéns :)

Tal como Francisco diz, é uma vertente muito curiosa e difícil da Aquariofilia. Deixam os portugueses cheios de orgulho dessa participação.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno,

 

Grandes posições. Muitos Parabéns :)

Tal como Francisco diz, é uma vertente muito curiosa e difícil da Aquariofilia. Deixam os portugueses cheios de orgulho dessa participação.

 

Pedro.

 

Obrigado Pedro,

 

Espero que a nossa participação seja um incentivo e se comecem a ver mais aquários de biótopo por cá.

 

Para nós é um orgulho ter o privilégio de ter participado e ter conseguido esta classificação, mas também é muito gratificante ter o vosso apoio e reconhecimento.

 

Um abraço

  • Votar + 1

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Nuno e Claire!

Ver essas montagens ao vivo é que dá gosto.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns!!

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno,

 

Não sei qual dos aquários alocar a ti ou à Claire, por isso coloquei ambos associados ao teu user. Podes ver na tua assinatura e no teu perfil: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showuser=59055&tab=jawards

 

Se quiseres alterar, por favor diz-me qual o aquário que devo mudar para a Claire, e qual o user dela.

 

Obrigado e mais uma vez, parabéns!

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João,

 

Obrigado pelo reconhecimento do nosso trabalho :smile2:

 

O Rain Forest 5º lugar foi em nome da Claire e o Fallen Tree foi em meu nome para o BADC

 

As montagens pertencem a ambos e não no singular :tongue:

 

Assim como a participação no IAPLC e GAPLC

 

Temos ainda a participação do ano passado no AGA2013 em que ficamos no TOP 10 com o Aquário ''Rain Forest'' na categoria de Biótopo

 

Quanto ao Perfil da Claire aqui no forum é este http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showuser=59337

 

Um abraço

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

Repliquei os prémios para o registo da Claire e acrescentei o que mencionaste em cima. Acho que agora está tudo ok :)

 

O reconhecimento é mais do que merecido! Parabéns novamente!

 

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais