Voltando ao hobby - Preciso de ajuda


IsaacFelizardo

Recommended Posts

Bom dia e muito obrigado pelo tempo e ajuda.

 

Eu tenho um aquário de 50 L e antigamente estava operacional, mas há dois anos os peixes morreram subitamente e desativei-o.

Quero agora voltar a montá-lo. Tenho ainda subtrato e areia para o fundo, tenho o filtro e o termostato.

 

Tenho algumas duvidas:

1ª - Que plantas bonitas e resistentes posso pôr? Tanto rasteiras como altas?

2ª - Para ajudar a ciclar o aquário devo pôr algum peixe resistente, camarões ou bivalve de agua doce?

3ª - Queria pôr camarões pequeninos neste aquário (Yellow, os meus preferidos :happy2: ) Como posso fazer esconderijos para os filhotes deles?

4ª - Por serem peixes extremamente resistentes e pequeninos (à medida do aquário), gostava de pôr uns 4-6 guppies, terei problemas com os camarões?

 

Muito obrigado :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quase a certeza que os guppys os vao comer, podes e por guppys juvenis. Ouvi dizer que se crescerem juntos depois nao ha problema mas posso estar errado. Para o ciclo sem peixes podes usar productos proprios ou comida ou plantas. Se quiseres com peixes os guppys sao resistentes. Mas espera por mais opiniões. Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantas de baixa exigência.Quais?

Anubias (grandes, nanas, petit), sagittaria, musgos, cryptos também costumam aguentar bem, fetos java..

 

Camarões + guppies = guppies gordinhos, mas se forem camarões amano ou madeira, vão se safando em adultos.

 

Esconderijos para camarões, cocos com musgo, canas, troncos, tens muita coisa.

Editado por NGE
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas IsaacFelizardo,

Curiousiamente, também regressei ao hobbie recentemente, portanto estamos no bom caminho!

Em relação às tuas duvidas,

1ª - Que plantas bonitas e resistentes posso pôr? Tanto rasteiras como altas?

 

 

Aqui podes apostar em plantas de rizoma, nomeadamente anubias e fetos. São plantas resistentes e bastante bonitas, no entanto, para poderes aumentar a tua escolha, tens aqui uma lista de plantas que a tropica considera acessíveis.

 

2ª - Para ajudar a ciclar o aquário devo pôr algum peixe resistente, camarões ou bivalve de agua doce?

 

 

Há quem defenda essa ideia de se colocar peixes resistentes para ajudar no ciclo, eu não defendo essa ideia. Se estamos no ciclo, então não temos água em bom estado para os peixes, e o aquário é suposto ser um bom lar para um peixe e não um lugar de sofrimento. Eu apostava mais em colocar comida de peixe no aquário ou qualquer outra coisa que resulte num aumento de nitratos, amonia, etc. Contudo, se quiseres ainda assim adicionar um peixe resistente, na minha opinião então adiciona peixes de fundo como plecos ou corydoras (algumas são mais resistentes).

 

3ª - Queria pôr camarões pequeninos neste aquário (Yellow, os meus preferidos :happy2: ) Como posso fazer esconderijos para os filhotes deles?

 

 

Usa troncos (até os podes cobrir de musgo), e coloca-os com alguma distancia ao substracto. Podes fazer o mesmo com rochas, mas isso depende de como queiras o aquario esteticamente.

 

 

 

4ª - Por serem peixes extremamente resistentes e pequeninos (à medida do aquário), gostava de pôr uns 4-6 guppies, terei problemas com os camarões?

 

Não existe uma resposta concreta a essa pergunta, porque existem casos e casos. Mas em principio camarões pequeninos (bebes) não devem escapar aos guppys, enquanto que os adultos não devem ter problemas, embora por vezes se sintam stressados com peixes curiousos (que é o caso dos guppys). Mas se arranjares bastantes esconderijos podes estar descansado.

 

Espero ter sido útil,

Cumprimentos!

Editado por Black Dragon
  • Votar + 1

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.