Iluminação


Recommended Posts

Tenho um aquario de 55 litros brutos, agora todo montado, com areão, fliltro, plantas... leva cerca de 42 litros.

Sera que 50W é muita iluminaçao :?:

Eu sei que isto é muito relativo, como por exemplo a exigência das plantas, mas querendo eu por umas plantas um pouco exigentes e outras nao, será de mais ou nao :?:

Um Abraço

 

EkZe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou um expert em iluminação mas posso tentar ajudar...

Como tu dizes é um bocado relativo mas há duas condições que caso não saibas, tens de ter em conta para decidires sobre a iluminação:

 

:?: Como é evidente a luz é muito mais preciosa para as plantas do que para os peixes. Em média 1/2 a 1 w por litro é o indicado para a maioria das plantas. Obviamente isto não se aplica se tiveres um aqua estremamente grande ou estremamente pequeno...

Por outro lado, se tivesses um aquário só com peixes e sem plantas, aí terias de ter mais cuidado. Só precisavas de metade ou 1/4 dessa luz. Ao contrário das plantas, a grande maioria dos peixes não gostam de iluminação demasiado intensa. (Outros, como tu sabes, nem sequer gostam de luz, vivem escondidos e só saiem quando está completamente escuro. :D )

 

:?: Mas como é evidente nós gostamos de ver bem os nossos peixes e se possível, de realçar as suas cores e formas. Para isso, para além da potência ou intencidade convém saber qual o tipo de lâmpada (espectro) antes de a adquir. Umas são melhores para o crescimento das plantas, outras oferecem um maior realismo das cores, etc. Se isso te interessa pesquiza aqui no forum sobre os diferentes tipos de lampadas que existe no mercado.

 

Por isso, respondendo á tua pergunta, eu acho que se dás valor também á flora e não só á fauna, 50w não é demais. Mediante o tipo de lâmpada que lá puzeres, se vires que os peixes se escondem da luz debaixo das folhas e que estão incomodados, sempre podes pôr umas plantas flutuantes ou uma vegetação mais intensa para fazer sombra.

 

Saudações

A Felicidade encontra-se nas pequenas coisas que nos acompanham e não nas grandes coisas que desejamos adquirir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.