Primeiro aquário (tem tudo para correr bem...)


Rocha Silva

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

Como o titulo indica adquiri o meu primeiro aquário - digno desse nome - tem como medidas 80x40x30.

Tenho 3 Carassius auratus, Caudas de Cometa, um deles com cerca de 20 cms...

Pois bem, preciso da vossa ajuda! quero transformá-lo num aquário plantado, comunitário (mantendo o grandalhão), de água quente, e é tudo... No entanto, não sei se tenho a iluminação certa, o filtro e airpump certos. O que me recomendam?

 

Material actual:

Filtro elite jet flo 100 (serve?)

 

 

Obrigado a todos

Editado por BettaLutador
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queres fazer um comunitário, plantado e de agua quente e manter 3 Carassius auratus...

Agora começo a perceber o porque do titulo :P e pela ironia calculo que saibas que tem tudo para correr mal!

No entanto, não sei se tenho a iluminação certa, o filtro e airpump certos. O que me recomendam?

Se não sabes se tens os equipamentos certos mas não nos dizes quais são como vamos adivinhar se são adequados ao que pretendes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não quero manter os 3, só o maior. Tinha a ideia de que era muito dificil fazer tudo o que queria... E quanto mais leio no fórum, mas reafirmou o título do tópico eheh.

 

Sendo assim gostava de ter um aquário de água quente, plantado e sem os Carassius... Gostava de ter néon (6), escalares (2), guppys (4), tubarões bala (2), caracois e camaroes, é possível esta combinação?

 

Material só tenho o filtro e o airpump, que já li ser dispensável.

Editado por BettaLutador
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres ter um plantado (diferente de um aquário com plantas) terás que investir num bom substrato fértil, em iluminação de qualidade, fornecer co2 e fertilizantes qb. Para um comunitário com plantas podes optar por um substrato menos dispendioso, menor necessidade de gastar balúrdios em luz e optar por um filtro melhor. Isto sem esquecer claro um termostato para aquecer a agua nos dias mais frescos que se aproximam. Para já deves pensar o que fazer com os peixes que tens, entretanto vai lendo os tópicos sobre plantados e os tópicos sobre low-tech, assim olhando para o que uns e outros usam vais perceber o que pretendes e quais os materiais que precisas adquirir. Quanto às tuas escolhas para a fauna vai depender das condições que vais conseguir dar a eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado António Nunes pelos conselhos e informação.

 

Ainda bem que me alertaste para o facto de haver uma "ligeira" diferença entre plantado e ter plantas, pois eu pensava que um plantado tinha plantas verdadeiras e o "com plantas" tinha-as de plástico... lol

 

Seguem três fotos , do panorama actual do aquário.

 

20140906_123514.jpg

20140906_123518.jpg

20140906_123545.jpg

Editado por BettaLutador
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o teu aquário um termostato de 100W serve. Para peixes de agua quente regulas depois para 24ºC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António Nunes serve de qualquer marca?

 

NGE tenho esperanças que sim... Eu sei que não é possível ficar como este mas, gostava que ficasse parecido (foto membro Pajo):

 

c5jz.jpg

Fonte: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=44523

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa escolha, são fáceis de controlar.

É acertar com a medida certa de comida, caso contrário tens corridas de sprint entre physas no aquário.

Eu costumo dar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas betta

Para correr bem um aquario precisa de ser planeado e na minha opinião temos sempre de começar com a pergunta :

o que é que queremos manter?

 

Tu ja respondes-te a essa pergunta

" Gostava de ter néon (6), escalares (2), guppys (4), tubarões bala (2), caracois e camaroes, é possível esta combinação?"

A resposta a essa pergunta é não :s infelizmente não é aconselhavel os tubarões ficam muito grandes para o aquario que tens no entanto os restantes são possiveis
na minha opinião eu não punha os guppies porque te vais fartar rapidamente deles e são peixes que, na minha opiniao, nao ficam bem com escalares e neons

Acho que teres dois escalares e um cardume de 12 neons ou cardinais (eu prefiro cardinais) era uma excelente ideia ;)

 

Abraço

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Magikarp achas que consigo meter o meu aquário parecido a esse que postei sem CO2 e todas essas coisas para plantas? (só o básico)

 

Percebo a tua "preocupação", mas como disseste e muito bem "Para correr bem um aquario precisa de ser planeado", e eu já ando a planear essa combinação a algum tempo, desde que eles não se devorem uns aos outros, e se sintam bem não há problema.. Nem que daqui a algum tempo tenha que comprar um aquário só para tubarões... ehehe

 

NGE o "outro" está Magnifico! :ohmy:

PS: algum dos videos é teu?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nenhum é meu.

Mas os dois primeiros videos são de um português. Alexandre é o seu nome, nick dele num outro fórum é Monsterfish Cbr

Ver o tópico dele é muito estimulante. Ainda estou para saber o que ele gasta para alimentar aqueles lindos.

Deve ser meia perna de vaca por dia. hehehe..

biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

 

Podes fazer co2 caseiro, para camarões é mau.

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ter plantas com peixinhos daqueles, deverá ser muito difícil.

Mas só pesquisando muito é que vais descobrir o limite.

Muito planeamento. Ver o que existe aqui sobre monstrinhos e mais além.

Talvez na zona de ciclídeos médio/grande porte.

Este ultimo vídeo ele tem uns 3 peixes (dos quais não sei o nome) que são um espanto, e a arowana que linda que é.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião, na tua situação eu vendia ou trocava os teus peixes e arranjava uns platys ou guppies, que são de fácil manutenção e fáceis de reproduzir.

O set up do aqua, se gostas de plantados, devias de procurar um bom substrato/calha e arranjar umas plantas mais resistentes, limnófila sessiflora, anubias.... só para veres melhor como as plantas se comportam e mais tarde, com alguma experiencia é que me aventurava num plantado com co2 e fertilizantes, acredita, meteres no co2 sem experiencia pode ser perigoso, os peixes vão todos á vida, plantas que não crescem direito enfim problemas que só vão dar em que tu percas o ânimo quanto á aquariofilia e com que sintas um vazio...na carteira.

  • Votar + 1

Com os Melhores Cumprimentos!

 

André Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou recapitular que isto já está confuso... lol

Gostava de transformar este aquário num com plantas (simples, fácil de manter e económico). Gostava de ter néon (6), escalares (2), guppys (4), tubarão bala (1, em consideração pelo que o Magikarp explicou), caracois e camarões, e pretendia que ficasse dentro deste aspecto:

http://img155.imageshack.us/img155/5628/c5jz.jpg

 

E preciso da vossa ajuda para saber o que comprar (marca/potência/quantidade/etc):

Filtro

Termostato (estou a ver um Jager 100w, recomendação de Magikarp)

Substrato

Plantas especificas

e acho que é sou.. eheh :)

 

PS: obrigado pelas ajudas/sugestões ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Betta não te aconcelho Mesmo Mesmo o tubarão... são peixes que precisam de aquarios com 500L e não é nada boa ideia

E procura cardinais, sao bem mais giros que os neons

 

Para filtro : Eheim classic 2213

Termos: jagger 100w

Substrato: para o que queres manado deve ser mais do que suficiente e é barato é uma questão de ter boa iluminação e plantas de facil manutenção

 

Plantas: tens tantas faceis de manter que são espetaculares:

Valisnerias, elodias, anubias, fetos, musgos, echinodorus de todos os tipos , rotala rotundifolia, rotala sp. green, plantas de superficie, sagitaria sublata, ludwigias ...

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Substrato : Não aconselho mesmo o manado, é muito fraquinho, se tu um dia quiseres evoluir para uma coisa mais complexa com plantas mais difíceis, as plantas vão precisar de algo melhor.

Eu no meu primeiro aquário por exemplo, sem qualquer experiência nem pesquisa misturei areão do rio com areia de sílica com GROund e nem ficou mal no sentido do crescimento de plantas, mas era feio e eu acabei por o substituir. Procura a opinião de mais users e vê o que é que encontras nas lojas e depois perguntas aqui e a gente ajuda-te

 

Iluminação : O que eu tenho feito é comprar uma calha normal no Aki ou noutro sitio baratinha e substituir a lâmpada por uma própria para Aquariofilia. Os LED's são difíceis de encontrar baratos e com a potência desejada, embora também nalguns casos possam ser a melhor a opção visto ocuparem menos espaço, não é necessário mudar a lâmpada quando esta funde...

 

Filtragem : Um Sera fil120 mantém te a água limpa não é muito caro e costumas haver na maioria das lojas de animais. Mas é claro que tens outras opções que te fazem a mesma coisa, eu só te aconselho este por que tenho um desde comecei o hobby (2 anos e meio ) e ainda funciona perfeitamente. E também se fores habilidoso e paciente podes fazer tu um com uma bomba e algum material. EDIT: O filtro que tens secalhar consegue

 

Vai dando noticias!

Editado por André7474

Com os Melhores Cumprimentos!

 

André Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.