Duvida Manutenção


Pedrosxl

Recommended Posts

Sou novato com aquarios, tenho há cerca de um mes e 8 dias montado e coloquei peixes esta semana,a senhora da loja disse-me para fazer TPA todas as semanas 10% da agua,ora se é um aquario de 54 litros devo retirar 5,5 litros por semana,a minha duvida é os peixes tenho que os retirar do aquario para fazer essa troca?e posso colocar agua da torneira diretamente sem colocar nenhum produto?por enquanto tenho 6 guppys e 2 espadas,já agora devo medir ph de quanto em quanto tempo?e por fim,posso utilizar limpa vidros para limpar o vidro do aquario por fora ou apenas agua?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podes e deves fazer a TPA sem retirar os peixes, retiras 5 litros e adicionas 5 litros de água nova, nessas quantidades pode ser engarrafada ou da torneira.

 

Da torneira como tem cloro, podes deixar dois dias antes a repousar sem tampa para promover a evaporação o cloro, ou adicionar directamente com acondicionado para remover o cloro...

 

Convém saber á partida o PH até para saber se é compatível com a fauna que tens... Importante também são os testes de amónia e nitritos.

 

Eu uso detergente limpa vidros no exterior, com muito cuidado e sem aproximar muito de zonas passiveis de contaminação da água, até porque a água na minha zona é mesmo o problema dos vidros pois é muito calcária e mancha muito, mais que as mãos do meu filhote :smile2:

  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para retirar 5 litros de água existe alguma técnica ou vai se tirando com um jarro,devo testar o ph antes de colocar a água no aquario?engarrafada existe alguma marca que possa ser melhor?por enquanto não tenho plantas verdadeiras,isso pode ser prejudicial para o ph,nitratos ou amônia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem mangueiras nas lojas de aquariofilia, que custo pouco mais de 5 euros com um acessório na ponta que permite aspirar o fundo, isto supondo que tens areia ou areão no fundo... As partículas de areão agitam-se dentro desse acessório tipo funil e com o seu peso voltam para o fundo sendo que as partículas de sujidade que são mais leves, são aspiradas e expelidas com a água. esse tipo de mangueira normalmente é mais fácil de ferrar, mas também podes usar uma mangueira normal colocas uma ponta dentro de água e chupas na outra e assim que vier água é deixar a gravidade fazer o resto...

 

Sobre o PH, se usares água da torneira, esta tende a ter sempre o mesmo PH, importa saber qual é pois assim escolhes a fauna em função das condições que tens, falei na água engarrafada, pois imagina que tens um PH de 8 na torneira e queres ter por exemplo Tetra Cardinal ou outros peixes que necessitam de água mais ácida, nessa litragem apesar de sair caro é viável o uso de garrafão com o PH adequado, mas não vale a pena complicar...

 

As plantas são sempre uma mais valia e existem muitas de fácil manutenção... Oferecem abrigo para os peixes, contribuem para a estética e ajudam a consumir os nitratos...

 

Pedro não me interpretes mal, mas tenta explorar os tópicos da secção primeiros passos, pois vejo que existem muitas dúvidas sobre assuntos já muito explorados no forum e dúvidas estas que para que tenhas uma boa experiência sem incidentes deve ser esclarecidas, creio que se o fizeres as dúvidas que surgirem serão mais especificas e estamos cá para ajudar claro.

 

Abraço

  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais