From Congo


josemacedo

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Já estou no Congo e a planear a nova montagem. Trouxe a maior parte do material comigo e estou apenas a aguardar o aquário (previsto para Outubro) e os substratos.

 

Como tenho os 'calhaus' comigo, comecei a brincar com hardscape, fico à espera das vossas criticas e opiniões. Temos um mês para meter isto no ponto! :)

 

Também coloquei a lista de plantas que penso utilizar para que me ajudem e dêem sugestões

 

A ideia é criar algo como uma 'cadeia montanhosa'. Estou a pensar colocar a Eleocharis acicularis ao fundo, seguida da Rotala 'Green' com alguns pés de Rotala rotundifolia à mistura (para uns apontamentos de cor) a caírem para cima das montanhas. A Eleocharis sp 'mini' e a Marsilea crenata serão colocadas em frente às rochas, num primeiro plano, de forma a seguirem o 'caminho'. A Eleocharis parvula nos espaços entre as montanhas mais pequenas. Não sei se devo colocar a algumas Anubias 'petite' entre algumas rochas, ou se ficará desproporcional.

 

Deixo-vos algumas fotos (sem grande qualidade). Critiquem, dêem sugestões, quer a nível da disposição do hardscape, quer a nível da flora, dos substratos...

 

 

SETUP

 

Aquário

 

ADA Cube Garden Mist (W60xD30xH36)

 

Filtro

Eheim Experience 250T

ADA Bio Rio 4L

 

Pipes

DoAqua Violet Glass VP-1 Outflow 13mm (Lily Pipe)

DoAqua Violet Glass VV-1 Inflow 13mm (Lily Pipe)

 

CO2

ADA CO2 Advanced System

Polen Glass CO2 Diffuser

Solenóide El Valve

Garrafa CO2 2Kg

 

Iluminação

Aurora Lights Aquaeden (30w - TC leds: 8000k)

 

Substratos

ADA Amazonia Powder

ADA Power Sand Special S

ADA La Plata Sand

ADA Penac W

ADA Penac P

ADA Bacter 100
ADA Tourmaline BC

 

Hardscape

Seiryu Stone

 

Flora (ainda a definir...)

Anubias 'Petite'

Eleocharis acicularis

Eleocharis parvula

Eleocharis sp. 'mini'

Marsilea crenata

Rotala 'Green'

Rotala rotundifolia

 

Fauna (ainda a definir...)

 

 

HARDSCAPE

 

hardscape1.jpg

 

hardscape2.jpg

 

hardscape3.jpg

 

hardscape4.jpg

 

 

Este é o efeito que pretendo atingir com a Rotala.

 

1898126_442642709201307_1420838119_n.jpg

 

Um abraço e obrigado,

José

 

Editado por josemacedo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá vizinho emigrante,

 

Gosto do layout.

 

Em relação ao efeito que pretendes conseguir com a rotala acho que o conseguirias muito mais facilmente se usasses a Micranthemum micranthemoides.

 

Vai dando noticias e cuidado com os insectos biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá vizinho emigrante,

 

Gosto do layout.

 

Em relação ao efeito que pretendes conseguir com a rotala acho que o conseguirias muito mais facilmente se usasses a Micranthemum micranthemoides.

 

Vai dando noticias e cuidado com os insectos biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Abraço,

Sou da mesma opinião!

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande José! Só falta mesmo chegar o material... espero que o aquário chegue inteiro! Estou a brincar :P

 

O hardscape é para elevar bastante na traseira nessas duas pedras? Pena a pedra traseira esquerda ter um corte mais para o direito. Entendo o propósito dela mas ligeiramente mais recortada ficaria excelente.

 

Boa escolha de flora. Só não consigo visualizar as Anubias por aí. Onde pensas colocar a coisa?

 

Abraço e boa sorte por aí

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá vizinho emigrante,

 

Gosto do layout.

 

Em relação ao efeito que pretendes conseguir com a rotala acho que o conseguirias muito mais facilmente se usasses a Micranthemum micranthemoides.

 

Vai dando noticias e cuidado com os insectos biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Abraço,

 

 

Sou da mesma opinião!

 

Obrigado aos dois! :)

 

Pensei usar a Rotala de forma a experimentar diferentes plantas do layout anterior, julgam que não consigo alcançar o efeito pretendido?

 

 

 

Grande José! Só falta mesmo chegar o material... espero que o aquário chegue inteiro! Estou a brincar :P

 

O hardscape é para elevar bastante na traseira nessas duas pedras? Pena a pedra traseira esquerda ter um corte mais para o direito. Entendo o propósito dela mas ligeiramente mais recortada ficaria excelente.

 

Boa escolha de flora. Só não consigo visualizar as Anubias por aí. Onde pensas colocar a coisa?

 

Abraço e boa sorte por aí

 

Obrigado Miguel. Só falta mesmo chegar o material, e a ansiedade é muita, estou cheio de vontade de meter as mãos na água. Também espero que o aquário chegue inteiro, ainda é uma grande viagem, com escalas pelo meio! :)

 

Sim, pretendo elevar bastante o hardscape na traseira junto a essas duas pedras, mas também pretendo manter tudo proporcional, ou seja a decrescer. O cartão tem as proporções exactas do aquário, achas que ainda tenho espaço para elevar mais?

 

Também não sei bem como vou conseguir elevar, uma vez que nessas fotografias apenas usei areia, e só me sobram duas pedras que posso precisar para alguns apontamentos, ou para fazer mais montanhas. :( Elevo apenas com substrato? Preciso da vossa ajuda para essa parte.

 

Em relação à pedra traseira esquerda sou da mesma opinião que tu, mas a face que está virada para a outra pedra é completamente plana... O que sugeres? Tenho receio de mandar umas marteladas e depois ficar sem nada.

 

Outra parte que me está a dores de cabeça é o canto frontal esquerdo, não sei como fica melhor. Tentei algumas coisas diferentes, como podem ver nas fotografias, mas continuo insatisfeito. O único problema é que não tenho uma loja aqui perto para ir buscar mais pedras, e não quero correr grandes riscos a partir pedra, antes de ter certezas. :(

 

As Anubias estava a pensar colocá-las nas ranhuras maiores das pedras, mas também sei se ficará muito bem. Na volta é melhor colocar Marsilea crenata. O que pensam?

 

 

Obrigado a todos pelos comentários, e venham daí mais criticas.

 

Um abraço,

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

se me permites uma sugestão:

gosto da composição parece-me que vais fazer um vale central, entre as duas pedras altas na traseira. Certo ou estou a imaginar?

a pedra da esquerda eu tentava colocar por trás da pedra maior que passaria a estar mais central.

de resto mantinha a composição.

fica a sugestão,

para subir a traseira já vi usarem um areão inerte mais grosso (para não compactar com o tempo), mas não sei ao certo o que era. Talvez o Miguel saiba.

boa montagem

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

se me permites uma sugestão:

gosto da composição parece-me que vais fazer um vale central, entre as duas pedras altas na traseira. Certo ou estou a imaginar?

a pedra da esquerda eu tentava colocar por trás da pedra maior que passaria a estar mais central.

de resto mantinha a composição.

fica a sugestão,

para subir a traseira já vi usarem um areão inerte mais grosso (para não compactar com o tempo), mas não sei ao certo o que era. Talvez o Miguel saiba.

boa montagem

cumprimentos

 

Olá Tiago,

 

Com certeza que permito, todas as criticas e sugestões são bem vindas. :)

 

Não estás a imaginar nada, a ideia é mesmo fazer esse vale central. Se bem te entendo, o que me estás a sugerir é avançar a pedra central esquerda, e colocar a que está mais à esquerda a sair por detrás dela?

 

O que pensam das pedras da frente do lado esquerdo? Qual das composições preferem?

 

Obrigado, e um abraço,

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José,

 

A inveja é muita desse aquário mas vou responder na mesma :tongue:

Não sei se toda a gente sabe que aquário é aquele!!!

 

Sugestões:

A pedra traseira do lado esquerdo talvez seja um pouco alta demais. Partindo do principio que o substrato estará mais alto aí, uma pedra mais baixa era capaz de dar mais profundidade.

A segunda pedra frontal do lado esquerdo podia estar um ou 2 cm mais para a direita (para o vale ter uma ligeira curva).

 

Quanto a plantas quer as Rotalas, quer a HM, vão encher-te demasiado isso :(

A E. Accicularis (ou Parvula e deixas crescer) lá atrás apenas não me parecia mal...

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José,

 

A inveja é muita desse aquário mas vou responder na mesma :tongue:

Não sei se toda a gente sabe que aquário é aquele!!!

 

Sugestões:

A pedra traseira do lado esquerdo talvez seja um pouco alta demais. Partindo do principio que o substrato estará mais alto aí, uma pedra mais baixa era capaz de dar mais profundidade.

A segunda pedra frontal do lado esquerdo podia estar um ou 2 cm mais para a direita (para o vale ter uma ligeira curva).

 

Quanto a plantas quer as Rotalas, quer a HM, vão encher-te demasiado isso :(

A E. Accicularis (ou Parvula e deixas crescer) lá atrás apenas não me parecia mal...

 

Pedro.

 

Olá Pedro,

 

Obrigado de responderes apesar da "inveja". Aproveito para dar-te os parabéns pelo ranking alcançado no IAPLC 2014, e espero um dia chegar perto do teu nível. :P

 

Esta tarde vou tentar brincar um pouco mais com as pedras. O que posso fazer em relação à pedra traseira esquerda é enterrá-la mais, uma vez que não tenho mais de sobra. Ou então vou ter de pedir ao Rui que envie mais uns calhaus quando mandar o aquário.

 

A sugestão da flora também me agrada, julgas que posso misturar alguma planta de tapete com a E. parvula, de forma a ter algo mais selvagem e menos homogéneo? Ou também colocar alguns pés de Staurogyne repens junto às pedras traseiras para formar umas moitas pequenas.

 

Obrigado,

José

Editado por josemacedo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Deixo-vos aqui mais um ensaio, onde tive em conta os vossos conselhos.

 

Também alterei o lado direito, mas agora parece-me um pouco vazio.

 

Desculpem a má qualidade da fotografia... amanhã tento tirar de novo com mais luz.

 

Abraço,

José

 

 

HARDSCAPE

 

hardscape5.jpg

 

hardscape6.jpg

 

 

Esta é a última pedra que me resta...

 

hardscape7.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Já experimentaste pegar na pedra do lado esq em baixo, rodá-la 180º e colocá-la no lado drt ? Colmatava um pouco o lado drt.. além disso, parece-me na foto vertical que essa mesma pedra teria mais interesse do outro lado (até tem um desnível que não chocaria tanto).

 

É só a minha opinião.

 

Cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Já experimentaste pegar na pedra do lado esq em baixo, rodá-la 180º e colocá-la no lado drt ? Colmatava um pouco o lado drt.. além disso, parece-me na foto vertical que essa mesma pedra teria mais interesse do outro lado (até tem um desnível que não chocaria tanto).

 

É só a minha opinião.

 

Cumpts

Olá Gabriel,

 

A tua opinião é válida como qualquer outra! :)

 

Posso tentar com essa pedra, mas ela tem uns 5cm enterrados. Vou experimentar de qualquer forma, mas não quero partir pedra enquanto não estiver tudo mais ou menos definido.

 

Obrigado,

José

 

 

Sent from my iPhone using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José, ainda agora que aterraste no continente negro e já andas a praticar aquascaping. Muito bom :) Eu acho que nos primeiros meses andava mas era a fazer safaris em busca de inspiração e já agora com recolha de pedras, madeiras exóticas e fauna e flora local.

Quanto à tua demanda em busca da disposição de hardscape acho que a resposta à tua dúvida está na foto que colocaste que é perfeita. Em vez de andares a fazer iwagumi jogando com as pedras fazia tal e qual como está na foto - juntavas as pedras criando um maciço rochoso mais à esquerda/centro e eventualmente depois usavas apenas uma ou duas no lado oposto apenas como apontamento. Mas isto é só a minha opinião enquanto espectador, às vezes aquilo que procuramos está mesmo à nossa frente e não a vemos ;)

 

 

1898126_442642709201307_1420838119_n.jpg

 

 

 

Por tua causa fui pesquisar sobre o Congo e fiquei cá com uma inveja pá. Quantos de nós tem a possibilidade de poder viver perto de florestas tropicais? Estás desde já obrigado a partilhar connosco as tuas saídas e com muitas fotos ;)

Quanto ao nome para mim está perfeito ;)

 

Ahh e está na hora de actualizares a tua localização no mapa: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=membermap, serás a nossa lança em África :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só me esqueci de referir que no geral até gostei bastante! :) Tenta trocar a tal pedra de lado e partilha aqui para ver como fica. ;)

 

Obrigado Gabriel. Esta tarde troco a pedra de lado e partilho. :)

 

 

Olá José, ainda agora que aterraste no continente negro e já andas a praticar aquascaping. Muito bom :) Eu acho que nos primeiros meses andava mas era a fazer safaris em busca de inspiração e já agora com recolha de pedras, madeiras exóticas e fauna e flora local.

Quanto à tua demanda em busca da disposição de hardscape acho que a resposta à tua dúvida está na foto que colocaste que é perfeita. Em vez de andares a fazer iwagumi jogando com as pedras fazia tal e qual como está na foto - juntavas as pedras criando um maciço rochoso mais à esquerda/centro e eventualmente depois usavas apenas uma ou duas no lado oposto apenas como apontamento. Mas isto é só a minha opinião enquanto espectador, às vezes aquilo que procuramos está mesmo à nossa frente e não a vemos ;)

 

 

 

Por tua causa fui pesquisar sobre o Congo e fiquei cá com uma inveja pá. Quantos de nós tem a possibilidade de poder viver perto de florestas tropicais? Estás desde já obrigado a partilhar connosco as tuas saídas e com muitas fotos ;)

Quanto ao nome para mim está perfeito ;)

 

Ahh e está na hora de actualizares a tua localização no mapa: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=membermap, serás a nossa lança em África :)

 

Olá António,

 

Antes de sair daí já estava a pensar no que ia fazer aqui, não quero voltar a parar! :P

 

Safaris e expedições estão para breve! (quando o trabalho deixar) Tenho é de mandar vir a máquina fotográfica, que ficou aí com a mulher, para tirar umas fotografias decentes. De qualquer forma já falei com os "pescadores" da zona, de forma a arranjar fauna local, como estamos na estação seca, os níveis de água descem, sendo mais fácil apanhar os bichos. O único inconveniente é as espécies locais serem um bocado grandes para o aquário e o tipo de cardumes que gosto. A ver vamos! :)

 

Quanto ao Congo, tem muitas coisas boas como dizes, e outras tantas más. Eu já estou bem habituado, já cá vivi muitos anos, até nasci cá, as coisas más já pouco me afectam...

 

Vamos ao que interessa, o meu objectivo é fazer algo de qualidade, de forma a participar no próximo IAPLC. A sugestão de fazer algo como na foto é interessante, porém não quero que um dos lados fique muito vazio. Como disse temos um mês para meter isto no ponto, vou continuar a brincar com as pedras, fazer diferentes composições, inclusive o que sugeres, e partilhar convosco. Juntos temos mais hipóteses de sucesso.

 

Já actualizei a localização! :)

 

Um abraço,

José

Editado por josemacedo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José!

 

É bom ver que, embora estejas "deslocado", não deixaste o aquascaping! ;)

 

Gostei da última composição embora aquela pedra da frente à esquerda não me convença muito. Não sei se é o facto de ter aquele bico virado para cima mas há qualquer coisa que parece quebrar a fluidez do hardscape!

 

Força nisso! ;)

 

Abraço

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José!

 

É bom ver que, embora estejas "deslocado", não deixaste o aquascaping! ;)

 

Gostei da última composição embora aquela pedra da frente à esquerda não me convença muito. Não sei se é o facto de ter aquele bico virado para cima mas há qualquer coisa que parece quebrar a fluidez do hardscape!

 

Força nisso! ;)

 

Abraço

 

Ansioso para ver isso avançar!

 

Novidades deste projecto???

 

Olá pessoal e obrigado a todos.

 

O trabalho não me tem deixado muito tempo para fazer as alterações propostas ao hardscape, e tentar outras composições. Esta semana penso que vai dar! :)

 

Agora as novidades, como tive de dar um salto de 3 dias a Bruxelas e outro à África do Sul, já tenho quase todo o material, só me falta o aquário que deve estar a chegar estar a Portugal, e que depois vai ser enviado para mim. Não vejo a hora de arrancar. :)

 

Um abraço,

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas malta,

 

Desculpem lá a demora, mas aqui ficam umas fotografias de mais um ensaio, antes de tentar qualquer coisa completamente diferente.

 

Penso que o layout está melhor, apesar de um bocado simétrico. Talvez seja uma questão de jogar com as elevações das pedras quando for para montar de vez, mas dava jeito ter onde ir buscar mais uma pedra ou outra aqui ao lado. :)

 

Já estou a ver que vai ser difícil a "barreira" frontal suportar todo o substrato, assim como fazer a divisão entre o substrato e a areia, que supostamente estará no centro. Algumas dicas?

 

Um abraço,

José

 

 

HARDSCAPE

 

hardscape8.jpg

 

hardscape9.jpg

Editado por josemacedo
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Da minha opinião gosto do layout das pedras, apenas uma mudança que faria, as duas pedras centrais estão muito direitinhas. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zé!

 

Eu gosto deste último e não me parece nada simétrico! Como já foi referido, se conseguires deslocar as duas pedras maiores para um lado ou para o outro, talvez fique mais apelativo.

 

Em termos de separação dos substratos, não deve ser fácil dado que tens aí umas "fronteiras" bem baixas. Talvez com uns bocados de plástico, do género daqueles que o James Findley usa, poderás resolver o problema.

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

Em relação ao layout acho que está muito melhor! Like!

Boa noite,

 

Da minha opinião gosto do layout das pedras, apenas uma mudança que faria, as duas pedras centrais estão muito direitinhas. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Eu tentaria apenas não tornar as pedras traseiras tão centrais.

desviar um pouco o eixo da subida.

Mas tens aí pedras muito boas para brincar.

Boas Zé!

 

Eu gosto deste último e não me parece nada simétrico! Como já foi referido, se conseguires deslocar as duas pedras maiores para um lado ou para o outro, talvez fique mais apelativo.

 

Em termos de separação dos substratos, não deve ser fácil dado que tens aí umas "fronteiras" bem baixas. Talvez com uns bocados de plástico, do género daqueles que o James Findley usa, poderás resolver o problema.

Obrigado a todos pelos comentários e sugestões! :)

 

Tenho de brincar mais com as pedras, e desviar o eixo da subida.

 

Vou também tentar dar alguma inclinação às pedras centrais. O único problema que elas apresentam é o resto das faces, demasiado geométricas e quase sem textura.

 

Quando falo de simetria, é no sentido de as pedras que estão paralelas estarem mais ou menos à mesma altura, não há grandes desníveis, vou ter de trabalhar mais nisso.

 

Em relação à separação entre substrato e a areia vai mesmo ser uma dor de cabeça, algumas pedras que se encontram onde vai ser a divisão estão muito enterradas, e os plásticos vão atrapalhar, outras estão muito superficiais, e nenhuma chega ao fundo.. Vai ser bom para aprender, mas já me estou a ver limpar a areia todos os dias.

 

Também não me parece que haja muita profundidade, gostava de conseguir melhorar esse aspecto.

 

Venham mais sugestões! :)

 

Um abraço a todos,

José.

 

 

Sent from my iPhone using Tapatalk

Editado por josemacedo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.