Não sei bem por onde começar...


Recommended Posts

Olá Rodrigo,

 

Bem vindo ao fantástico e entusiasmaste mundo da aquariofilia.

 

Eu também estou nisto há 1 mês, mas vou aqui tentar passar toda a informação que conseguir, pois antes de montar o meu aquário andei a ler muito e a juntar uns trocos. hehe. Depois disto, fui à Aquaeden falar com o Rui e comprar material e pronto "foi a (palavra censurada) da loucura"(desculpa a expressão).

 

Depois dá uma vista de olhos ao meu projeto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=232851

 

Depois de tudo o que li e vendo que tens um bom acompanhamento, preocupa-me o facto de quereres poupar dinheiro no filtro, pois um bom filtro é meio caminho andado para um aquário estável. As matérias filtrantes que colocas dentro deste vão depender das plantas e peixes, contudo e pelo que vejo, estamos a falar de um filtro com cerâmica, esponja e lã, sendo que o principal objectivo é ir substituindo as esponjas por cerâmica, com o passar do tempo.

 

Com as plantas que queres e para que consigas manter isso, terás mesmo de ler as exigências no site da tropica e no fim fazer as contas. Depois disso chegas à conclusão que ou és um engenhocas (ou tens alguém que te ajude) e fazes um projecto de iluminação DIY, onde vais poupar imenso dinheiro, ou então terás de gastar 3 ou 4 vezes mais dinheiro, numa calha de iluminação.

 

A iluminação como referi antes, convém mesmo seres tu a fazer (se não tiveres ninguém, a malta aqui ajuda), pois vais poupar uns bons euros. Obvio que é em LED.

 

Co2 - Se queres mesmo um plantado de sucesso, para além da fertilização vais precisar disto, aqui ou tens realmente euros para gastar e "bates a nota", ou então é fazeres mais um DIY, que pode ser com extintor e válvula solenóide ou então com uma mistura química dentro de garrafas de plástico..

 

Quanto ao substrato, este é mais um passo importante, pois as tuas plantas vão alimentar-se dele, logo convém pores uma boa camada de substrato fértil de boa qualidade (não te digo para ires para o mais caro, mas também não vás para o mais barato) e depois uma camada de substrato inerte. Eu ao inicio também queria por sílica, porque gostava muito, etc, etc, mas rapidamente o pessoal tirou-me essa ideia, em virtude do que também já te foi dito, com o tempo a areia acaba por misturar-se com o restante substrato e é uma trapalhada.

 

A nivel de decoração (rochas, troncos, etc) não coloques nada que afete os parâmetros da água. Existem materiais que podem ser tratados e utilizados e outros que por muito que trates vão dar problemas.

 

A nivel de testes, eu tenho tiras da Amtra e corto-as a meio, ou seja aquilo vem com 50 fitas e transforma-se em 100. he he.

 

Concluindo, não interpretes aquilo que te disse, no sentido de só quem tem dinheiro é que tem um aquário, contudo deves de refletir bem a construção do aquário, avaliando bem, não vás depois ficar desmotivado, porque as coisas não te saíram como esperavas. Por isso já sabes, lê muito, pergunta à vontade e depois pegas nisso tudo e transforma num aquário :)

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço

 

Filipe Guedes

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=232851

Editado por Filipe Guedes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe, bom, realmente está aí um grande projecto e investimento, sem dúvida, parabéns ! :)

 

Eu tenho cá uma calha que leva 2 lampadas. que meu pai fez já a muito tempo, mas se colocar 2 lampadas, será que serve ou tem de ser LEDS? as lampadas já li que podiam ser a aqua glu e a grow lux, o que me dizes filipe?

 

Então achas que nao coloque a areia e o areão por cima e que compre outro substracto? é que este, apanhava aqui, mas se nao serve terei que comprar

 

Filtro, arranjei um Eheim 2213 a bom preço, penso ser bom

 

Eu como nunca fiz nenhum estou meio perdido e nao sei bem como começar, e tenho receio que corra tudo mal...

Cumprimentos

 

Rodrigo Henriques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe, bom, realmente está aí um grande projecto e investimento, sem dúvida, parabéns ! :)

 

Eu tenho cá uma calha que leva 2 lampadas. que meu pai fez já a muito tempo, mas se colocar 2 lampadas, será que serve ou tem de ser LEDS? as lampadas já li que podiam ser a aqua glu e a grow lux, o que me dizes filipe?

 

Então achas que nao coloque a areia e o areão por cima e que compre outro substracto? é que este, apanhava aqui, mas se nao serve terei que comprar

 

Filtro, arranjei um Eheim 2213 a bom preço, penso ser bom

 

Eu como nunca fiz nenhum estou meio perdido e nao sei bem como começar, e tenho receio que corra tudo mal...

 

Olá Rodrigo,

 

A nivel de iluminação, tens de decidir primeiro o que queres a nível de plantas.. Depois de veres isso, tens de realizar os cálculos para saber o que precisas a nível de potência. Só depois disto é que vais ver o que compras. Eu digo LED, pois penso na poupança energética e na durabilidade.

 

O Substrato para teres plantas, tens mesmo de colocar no fundo substrato fértil e depois por cima inerte.. Podes ter zonas onde coloques areão ou pedras, mas ai não vais poder plantar nada.

 

Fico feliz por já teres um optimo filtro, foi um bom investimento.

 

Compreendo o teu receio, dai a ter-te alertado, mas olha faz o seguinte, depois de tudo aquilo que a malta já te disse e com aquilo que já sabes, decide o que queres no teu aquário, mas definitivamente. Depois coloca isso aqui e a malta ajuda-te com os passos seguintes. Até lá nada de gastar dinheiro em mais nada, uma vez que já tens o filtro e o aquário, agora tudo tem de ser comprado apartir da tua ideia final.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe, muito obrigado, a ti e a todos pela excelente ajuda que me têm dado!!!

 

A nivel de plantas, estou a pensar em algumas destas espécies, tanto quanto sei, nao são muito exigentes, o que me dizes? Naja Guadalupensis, Feto de Java, Rotala Indica, Egeria Naja, Lemna Minor, Musgo Java, Musgo Pellia

 

Então terei mesmo que comprar o substrato, mas isso também não é caro.

 

O filtro ainda nao é mesmo meu, estou a aguardar uma resposta, mas em principio consigo o filtro a um preço muito bom, na minha opinião...

 

Então é assim, o meu objectivo é ter um aquario plantado com plantas naturais, as que referi acima talvez, se forem umas boas escolhas ;) pretendo colocar umas rochas que nao alterem os parameteros da agua, uns seixos grandes talvez, no fundo uns camarões aqui do rio da minha zona, 1 ou 2 limpa vidros e o resto guppys, nao quero ter muitas espécies pois cada uma é diferente, assim fico-me por estas 3 espécies.

 

O que dizes Filipe, vou bem encaminhado?

Cumprimentos

 

Rodrigo Henriques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes usar hunos de minhoca e sílica na boa, co2 e bastante recomendável tem atenção as pedras não ponhas pedras calcárias porque te vão fazer subir o ph se queres amanhã ponho uma foto do meu aquário PA ver se gostas eu fiz tudo pelo barato

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gastaste aí quanto jpaixão?

 

os seixos do rio não são calcarios e servem naão servem?

 

 

Podes usar hunos de minhoca e sílica na boa, co2 e bastante recomendável tem atenção as pedras não ponhas pedras calcárias porque te vão fazer subir o ph se queres amanhã ponho uma foto do meu aquário PA ver se gostas eu fiz tudo pelo barato

 

 

Começando pelas pedras e sendo que estas não são calcárias, depois de bem lavadas, está tranquilo :)

 

Agora vamos por partes, substrato fertil ou húmus de minhoca. Bem, se fores pesquisar aquários, 99% daquilo que encontras é com substrato fértil, pois é apropriado para o uso no aquário. Húmus de minhoca foi uma boa invenção para se poupar dinheiro, contudo é importante ter noção que o mesmo tem de passar por um tratamento especifico antes de ir para o aquário (aquilo que sei foi através de pesquisas na net, mas não te sei ajudar, pergunta ao Jpaixao).. A nível de preços, obvio que não há comparação, contudo e a meu ver, tempo é dinheiro e às vezes para poupar-mos 20 ou 30€, acabamos por ter um prejuízo superior..... Dito isto tiras as tuas conclusões.

 

Agora vou tentar aqui fazer um esquema, sem recurso a desenho, para tentar explicar-te um problema que tens de ser tu a resolver:

 

-> Imagina que estás iniciar a montagem do teu aquário, depois de teres o teu material, tens ali um aquário vazio à espera que o decores e enchas de vida, ora então a primeira coisa que irás fazer é colocar o substrato que se divide por várias fazes:

 

1. A camada de baixo que é o substrato fertil ou o humus de minhoca (ai uns 3/4 cm de altura)

 

2. Vais ter de colocar uma camada de substrato inerte (areia do rio, silica, substrato inerte próprio, etc), para que este impeça que a tua primeira camda fique diretamente exposta à coluna de água, para que a mesma não perca todos os nutrientes necessários e estes ali fiquem para serem consumidos pelas plantas. É aqui que para mim está um problema, pois as pedras do rio dada a sua dimensão não formam uma barreira boa para fazer a divisão entre a coluna de água e primeira camada fértil, a não ser que faças uma camada com uns bons 8 cm.

 

Depois desta especie de esquema (lol), tenho aqui uma dica para que possas colocar as usa pedras do rio como a camada superior do teu substrato, para tal depois de colocares o substrato fértil/humus de minhoca, fazes um investimento de 20€ em 10 Litros de JBL Manado (preço/qualidade médio), onde espalhas uniformemente e depois fazes uma outra camada com as tuas pedras. O que te parece?

 

Nota: Na altura de plantares tem atenção, para garantires que as raízes ficam bem enterradas entre as pedras e os outros substratos ;)

 

Já vi que queres musgo de várias formas, terás de pensar em troncos e pedras, tens algo em mente?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

Agora vou tentar aqui fazer um esquema, sem recurso a desenho, para tentar explicar-te um problema que tens de ser tu a resolver:

 

-> Imagina que estás iniciar a montagem do teu aquário, depois de teres o teu material, tens ali um aquário vazio à espera que o decores e enchas de vida, ora então a primeira coisa que irás fazer é colocar o substrato que se divide por várias fazes:

 

1. A camada de baixo que é o substrato fertil ou o humus de minhoca (ai uns 3/4 cm de altura)

 

2. Vais ter de colocar uma camada de substrato inerte (areia do rio, silica, substrato inerte próprio, etc), para que este impeça que a tua primeira camda fique diretamente exposta à coluna de água, para que a mesma não perca todos os nutrientes necessários e estes ali fiquem para serem consumidos pelas plantas. É aqui que para mim está um problema, pois as pedras do rio dada a sua dimensão não formam uma barreira boa para fazer a divisão entre a coluna de água e primeira camada fértil, a não ser que faças uma camada com uns bons 8 cm.

 

Depois desta especie de esquema (lol), tenho aqui uma dica para que possas colocar as usa pedras do rio como a camada superior do teu substrato, para tal depois de colocares o substrato fértil/humus de minhoca, fazes um investimento de 20€ em 10 Litros de JBL Manado (preço/qualidade médio), onde espalhas uniformemente e depois fazes uma outra camada com as tuas pedras. O que te parece?

 

 

 

Parece-me bem sim, e assim já fico com uma camada fertil para as plantas enraizarem bem, só nao percebi uma coisita, coloco o substrato fertil, depois coloco areia de rio ou assim e depois por cima posso colocar o areão, também do rio, é isso não é? Alguma sugestão para o substrato a usar?

 

O JBL Manado coloco diretamente sobre o substrato fértil ou coloca-se sobre a areia?

 

 

 

Já vi que queres musgo de várias formas, terás de pensar em troncos e pedras, tens algo em mente?

 

 

Eu tenho em mente os vários musgos devido a ter ideias de colocar uma colónia de camarões de rio no fundo. Mas os seixos são demasiado lisos para os musgos agarrarem, não achas? Talves uns xistos como musgo, não?

 

Grande Abraço

Cumprimentos

 

Rodrigo Henriques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Parece-me bem sim, e assim já fico com uma camada fertil para as plantas enraizarem bem, só nao percebi uma coisita, coloco o substrato fertil, depois coloco areia de rio ou assim e depois por cima posso colocar o areão, também do rio, é isso não é? Alguma sugestão para o substrato a usar?

 

O JBL Manado coloco diretamente sobre o substrato fértil ou coloca-se sobre a areia?

 

 

 

Eu tenho em mente os vários musgos devido a ter ideias de colocar uma colónia de camarões de rio no fundo. Mas os seixos são demasiado lisos para os musgos agarrarem, não achas? Talves uns xistos como musgo, não?

 

Grande Abraço

 

Depois de teres o musgo e os seixos, agarras em fio de nylon ou em linha de costura e prendes o musgo aos seixos. Tens de pender muito bem e não te preocupes com a estética inicial, pois em pouco tempo o musgo vai cobrir isso ;)

 

O que me dizem de colocar no fundo 5L de JBL aquabasis, depois por cima 10L de JBL manado, depois por cima 3 a 4 cim de areia fina do rio e depois por cima areão?

 

Nesta combinação só te faço um reparo, que é o de eliminares a areia fina do rio e colocares logo o areão por cima do JBL manado. Digo-te isto pois a areia é um bloqueador de raízes, dificultando as plantas de se alimentarem do substrato e crescerem.

 

Agora é pores mão à obra ;)

Editado por Filipe Guedes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa ideia filipe, não tinha pensado nisso :)

 

 

Então e só uma questão, depois se não colocar a areia, os 2 JBL não podem subir e misturar-se na água? Eu pensei na areia mesmo para proteger os 2 JBL de subirem, não haverá problema?

Cumprimentos

 

Rodrigo Henriques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.